• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 25/11/2010 - 11:54h

Morre “Zé Gago”, comunista histórico de Mossoró

Faleceu por volta das 5h de hoje, em sua casa, o militante comunista histórico José Andrade do Nascimento, o "Zé Gago", 83.

Seu corpo está sendo velado à Rua Epitácio Pessoa, 228, onde residia, bairro Bom Jardim, em Mossoró. O sepultamento acontecerá no Cemitério São Sebastião, Centro, às 17h.

Ele teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há cerca de cinco meses, sofrendo com suas sequelas até hoje.

Nossa solidariedade à sua família, em especial ao Marcos Nascimento, seu filho, servidor da Secretaria Municipal da Tributação.

Que descanse em paz.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Comentários

  1. westerley Ramalho diz:

    Mais uma perca para a já pobre geografia humana Mossoroense. Qua vá em paz camarada. Aos familiares tenha certeza, Zé Gago faz parte da parte boa de Mossoró e região.

  2. RAFAEL DO MONTE NEGREIROS diz:

    Carlos: lastimei bastante ao ler seu blog, a noticia do falecimento de meu compadre e amigo ZE GAGO, Jose Andrade do Nascimento, pessoa com quem convivia pouco, mas, o conhecia desde os idos de 1964 na casa de RAFAEL BRUNO, meu tio. Várias são as estórias e histórias de ZE GAGO, inclusive uma em que ele estava na campanha de DR. Duarte Filho conversando na casa de seu LUIZ SOARES, com Rafael Bruno,Samuel Gueiros, Paulo Lucio e mais outras pessoas quando seu Luiz sem vê-lo começa a falar dele, ao que na sua retaguarda e Puto da vida, salta ZEGAGO: IM….IM….IM….IMPURRE O PÉ SEU LUIZ…… risadagem geral na roda de conversa. Outra boa que ele sempre contava era quando em 1964 um tenente do exercito foi a sua casa e perguntou: quem é JOSE ANDRADE DO NASCIMENTO ao que ele respondeu, sou eu, ZE GAGO, as suas ordens. O tenente respondeu ESTÁ PRESO, COMUNISTA SAFADO, daí em diante disse ZEGAGO, FOI PEIA E MUITA.
    A familia de meu amigo ZEGAGO, minhas condolencias, quando desejo que DEUS o receba nos tabernáculos eternos, RAFAEL DA AGROTEC

  3. Jorge de Castro diz:

    Zé Gago era uma figura! A geografia humana de Mossoró perde muito. Tivemos, nós que fazemos o PT mais antigo, muitos encontros e algumas vezes desencontros com Zé. Mas, sempre muito respeitosos. O momento de maior interação foi sem dúvida no Comitê pró-Diretas Já! Memoráveis contatos, aliás, alguns bastante hilários. Que tenha um bom lugar…

  4. MARCOS PINTO - Da AAPOL, ICOP, IHGRN e do IANTT. diz:

    Zé Gago é uma legenda na história da esquerda política em Mossoró, durante o conturbado período da Ditadura Militar,com ênfase para o interstício entre 1964 à 1968. Certa feita ouví,atento, a sua narrrativa acerca da tortura psicológica que o mesmo sofreu, por ocasião de sua prisão, feita por oficiais do exército,oriundos de Natal, que ficaram acantonados no Aeroporto Dix-sept Rosado, de onde foi levado para Natal à meia noite de um dia do mês de Maio de 1964. Em Natal, ficou recolhido em um batalhão do exército, situado próximo à orla marítima. Após 03 apreensivos e exaustivos dias, eis que o impávido Zé Gago chamou o “Cabo de dia”, ocasião em que pediu ao mesmo que conduzisse uma solicitação verbal de audiência com o General-comandante, componente da “linha-dura” da Ditadura Militar. Dividia a cela prisional com expressivas figuras da intelectualidade da esquerda potiguar, os quais não esboçavam nenhuma iniciativa, no que consiste à solicitação para autorização adoção de iniciativa de higiene como banho, caminhada ao ar livre etc, dentro da vasta
    área do exército. Qual não foi a estupefação causada pela concessão da audiência solicitada pelo Zé Gago, espécie de Embaixador dos “comunas”. Conduzido à presença do General, foi indagado sobre o que o trazia alí.
    Resoluto, sem esboçar qualquer indício de temor, eis que o Zé Gago disparou, em sua inconfundível gagueira:” Eeeeee General, nós “tamos” com três dias sem tomar banho e com uma catinga danada de gambá, eeee nós quer que o sinhô mande escoltar nós até a praia prá gente tomar um banho”. A impavidez do Zé Gago despertou admiração no General que, incontinenti, determinou que o grupo de prisioneiros fosse conduzido até à praia, onde banharam-se durante uma hora, sob a mira de metralhadoras acondicionadas em espécie de tripés,fincados na areia da praia. E assim o ZÉ GAGO ficou amalgamado nos anais da história dos ideais da esquerda potiguar. Que DEUS o tenha sob o seu sagrado manto.

  5. David de Medeiros Leite diz:

    Nas últimas décadas, figura marcante na política mossoroense…
    Na década de sessenta, Zé Gago, militante de esquerda, foi preso político, dividindo cela com, entre outros, Hélio Vasconcelos, intelectual que, anos depois, foi secretário de Educação do Estado…Ele, Zé, Gostava de contar essa história e outras mais…
    Abraço aos familiares, por intermédio deste espaço.
    David Leite

  6. MARCOS PINTO - Da AAPOL, ICOP, IHGRN e do IANTT. diz:

    Lembrei-me de um fato hilariante, protagonizado pelo nosso já saudoso ZÉ GAGO. Em 1984, durante o período da famosa campanha nacional denominada ”DIRETAS JÁ”, o empedernido pedetista Zé Gago presidia o Diretório do PDT em Mossoró, e como tal, foi convidado a usar da palavra, por ocasião da vinda do celebrado político Leonel Brizola, à Mossoró. Lembro-me que o palanque fora montado em frente à Coletoria Estadual, ao lado da Catedral de Santa Luzia. Na ocasião, o Zé Gado vestia uma paletó, em cujo bolso guardara seu discurso. Palanque repleto de representantes dos partidos de esquerda. Considerável aglomeração. Ao ter seu nome anunciado, eis que o Zé Gago empunha o microfone, ao mesmo tempo em que com a outra mão procura, nervosamente, o tal discurso que colocara no bolso da frente, do paletó. Qual não foi seu desapontamento, ao constatar que alguém havia surrupiado o papel com o que seria seu discurso! Sem delongas, ele olha para os presentes no palanque e dispara: ” Eeeeee aaaaaquí sóóóó tem laaaadrão! ” . Todos dispararam em risos, inclusive o Brizola. AMENIDADES – para atenuar a dor da saudade.

  7. Frank Dantas diz:

    Lembro bem do companheiro José Andrade do Nascimento, Zé Gago, da primeira campanha para prefeito de Rosalba na época pelo PDT, Zé gago foi um grande militante. Meus sentimentos ao amigo Marcos (cabeça) servidor público, lotado na Secretaria de Tributação Municipal, extensivo a toda familia enlutada.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.