• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 17/08/2023 - 12:12h
Entenda

Mossoró Realiza é pensar grande e na frente

Por Carlos Santos

Foto de Genário Freire foi feita à noite dessa sexta-feira, 12, em Mossoró

Foto de Genário Freire que retrata uma lua com ‘cara’ de sol, num agosto de 2022 em Mossoró

Do volume de mais de 300 milhões do programa Mossoró Realiza, que no dia passado teve assinatura de ordens de serviço e abertura de processo de licitação para 42 obras (veja AQUI), cerca de R$ 63,1 milhões terá aplicação na chamada “Fase 1”. É para logo, este ano.

Numa conta rasa, ainda faltarão mais de 236 milhões a serem aplicados nesse Plano de Metas de Investimento Multissetorial, pela Prefeitura Municipal de Mossoró.

É preciso minimamente saber desses dados e entender a natureza do Mossoró Realiza, para não ficar soltando disparates em redes sociais, por puro desconhecimento. Por má-fé é compreensível, haja vista que não interessa mesmo a informação correta e que algo possa dar certo, mas a desinformação e o fracasso do programa desenvolvimentista. Coisa de gente pequena.

Querem tudo e tudo de uma vez? Isso é impossível, mesmo com tanto dinheiro em caixa. A burocracia e as limitações técnicas causam natural lentidão em todas as etapas da missão no serviço estatal.

A propósito, esse é um diferencial que torna o Mossoró Realiza já viabilizado, diferente do que se fez no passado com uso de maquetes e discursos fantasiosos: os recursos estão no erário, ‘ouvindo a conversa.’ E a grande maioria dos projetos existe; pronto ou em gestação. Ontem mesmo, 22 ordens de serviços foram emitidas e mais 17 licitações tiveram o start para serem abertas com agilidade.

O Mossoró Realiza não é um programa de gestão, mas que enxerga o futuro. É plurianual e multidecenal. Não lida com tapa buraco e limpeza de rua ou troca de lâmpadas do poste em minha rua. Essas são tarefas que a administração pública cotidianamente já trata e precisará sempre melhorar, como dever regular, comum, ordinário.

É imprescindível que se compreenda, ainda, que muitas obras terão desdobramentos imediatos ou em sequência, produzindo vasos comunicantes em busca do bem-estar social. É o caso do núcleo comercial (camelódromo) que abrigará todos os camelôs que hoje lotam calçadas e ruas do Centro da cidade. A partir daí, o governo municipal caminhará à padronização de calçadas, com acessibilidade e possível zona azul para estacionamento disciplinado.

Duplicação da Avenida Francisco Mota/BR-110, com pontes ligando essa rodovia à BR-304 (saída para Fortaleza-CE), é outro empreendimento com diversas implicações positivas: supervalorização de uma área territorial vasta, melhoria na mobilidade urbana e facilidade no escoamento de riquezas da região, como o sal.

Saneamento, resgate do rio Mossoró, maior aproveitamento de espaços sociais comuns, reorganização urbana e de distritos industriais, qualificação de jovens e adultos, bem como aposta em parcerias com organizações sociais, entidades de classe e universidades, vão nessa esteira progressista. Cria-se um ambiente para quem quer investir, empreendedor local e o grande capital externo.

Parece muito, demais ou até delírio? É pensar grande e na frente. Só isso. Muito além do próprio umbigo, da próxima eleição e da retórica pusilânime. Serão 50 anos em 5, como definiu Juscelino Kubitschek em seu plano de metas, em janeiro de 1956? Talvez não. Porém, com certeza, não enxerga Mossoró para trás – no século passado.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Opinião da Coluna do Herzog / Política

Comentários

  1. Roncalli Guimarães diz:

    No momento é printar o texto e aguardar o tempo passar para comentar. Qualquer comentário nesse momento pode soar leviano. O tempo é esclarecedor .

  2. Cesar Amorim diz:

    Ontem conversava com um amigo nessa linha.
    O programa de metas que se denomina Mossoró Realiza é um plano ousado, uma virada de chave e, e porque não dizer, um salto para o futuro.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.