• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 03/09/2015 - 11:43h
Na Uern

Movimento estudantil quase catatônico

Impressiona como vivemos a terceira greve da Universidade do Estado do RN (UERN) nos últimos cinco anos, próxima de bater recorde de 106 dia de 2011, e o segmento estudantil parece inerte.

Movimento acostumou-se com o quadro de paralisação e segue em estado catatônico.

Temos um ou outro espasmo de revolta ou questionamento.

Até parece que está tudo muito bem.

Então, tá!

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Comentários

  1. naide maria rosado de Souza diz:

    Não dá para justificar esse alheamento do segmento estudantil. Talvez a esperança deles tenha se cansado.
    Vale aqui um comentário. A graduação por uma universidade federal ou estadual é vista como de maior importância do que a de uma universidade particular. Isso sem contar o valor astronômico das mensalidades do ensino particular. Diante, também, do difícil acesso às públicas, as particulares se proliferaram, atendendo a estudantes que faziam vestibular diversas vezes para as primeiras ou, até,como uma boa opção para as famílias de posse. As particulares nem sempre são boas. Mereciam uma atenção maior do Ministério da Educação. Sou radical nesse sentido : as ruins deveriam ser fechadas…não com alunos em curso, por esses o Ministério da Educação teria a obrigação de garantir-lhes a formatura : abriu-lhes as portas do mau ensino, precisa arcar com isso. Não posso deixar de mencionar exceções. Determinados alunos têm excelente desempenho, após frequentarem faculdades duvidosas. Exemplifico porque, ao escrever no “Nosso” blog, precisamos ter certeza do que estamos publicando porque é constrangedor publicar e vir, depois, retificar. Não é correto nem com o Blog. Pois bem, a sobrinha de minha médica frequentou uma faculdade, sem grande prestígio, de Direito. Foi o primeiro lugar no exame da OAB, e bem nova, já era juíza. Aliás, sobre o exame da OAB, um dia escreverei, apesar de os meu filhos da ala jurídica, terem passado de primeira.
    Uma de minhas filhas estudou numa Fundação. Teve um desconto muito bom por conta da classificação no Vestibular, acrescido pelo fato de ter irmãos em idade escolar. Não houve uma greve. Seus professores eram os mesmos da Universidade Pública. Passou em todos os concursos que fez, mesmo nos nacionais que ofereciam, no máximo seis vagas para a especialidade que escolheu.
    Tenho filhos, também, de Universidades Públicas. Passamos por greves, sim. Sempre estive na linha de frente nas reivindicações.
    Resumindo: sim, a universidade pública dá o diploma que todos almejam. Para alcançá-la, tem que ser fera e, não esvazia o bolso dos pais.
    A universidade particular, em grande maioria, confere um diploma mais fraco. Esvazia o bolso dos pais, sem contar os que nem bolso tem para ser esvaziado. Mas, raramente, entra em greve.
    Daí a afirmativa do mau gerenciamento das universidades públicas, responsabilidade dos governos federal e estadual.

  2. João Claudio diz:

    O único e principal objetivo das faculdades particulares, é o dinheiro pago pelos alunos. Dai, a describilidade do setor.

    Hoje, o Brasil possui MAIS faculdades de Direito, do que todos os países do mundo juntos.

    Um verdadeiro e monumental AB-SUR-DO.

  3. Mauro Sampaio diz:

    Lutar contra a greve nao vende carteira de estudante e nao entra dinheiro então nada feito.

  4. ricardo rodrigues diz:

    tem muitos salários da uern de 15 16 19 20 mil reais + 12%
    tem muitos sários de 5 6 7 8 mil reais tb + 12% , tem planos de saúde tb

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.