• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
sábado - 16/02/2013 - 11:32h
Hospital da Mulher

MP critica governo por esconder relatório de roubalheira

O jornal Tribuna do Norte conversou com Paulo B. Lopes Neto, Promotor de Justiça, integrante do Ministério Público Estadual (MPE). Esse órgão identificou incontáveis irregularidades na instalação e funcionamento do Hospital Materno-Infantil Parteira Maria Correia (Hospital da Mulher), em Mossoró.

Mesmo tendo alertado o governo à época de que existiam indícios de falcatruas, não foi ouvido. O equipamento foi implantado sem licitação e recheado de esquemas de rapinagem, que continuam até hoje.

O promotor avisa que o relatório feito pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (SESAP), através de auditoria especial, que identificou “preliminarmente” desvio de mais de R$ 8,4 milhões investidos no hospital, não é base do trabalho do MPE.

Paulo Lopes também acha estranho que esse relatório não tenha sido divulgado pelo Governo do Estado, contrariando os interesses da sociedade e a Lei de Acesso à Informação. Veja abaixo o que diz o promotor:

– Qual o encaminhamento do MPE a partir do relatório da auditoria realizada pela CCI/Sesap no contrato da A.Marca e a Sesap?

– O Relatório Final da Comissão de Auditoria interna da Sesap foi juntado ao procedimento já instaurado para apurar as irregularidades na contratação do Inase, haja vista que as mesmas empresas que prestavam serviços à A.Marca também foram contratadas pelo Inase. Quanto ao valor estimado em R$ 8,4 milhões de despesas não comprovadas, resta, ainda, um maior aprofundamento da questão no sentido de melhor identificação dos responsáveis.

– O governo não publicizou o relatório da CCI e considera como definitivo o que está sendo elaborado pela CGE, como o senhor avalia? O MP irá aguardar o relatório da CGE?

– O Ministério Público estranha que, inobstante a própria Sesap constituir uma Comissão de Auditoria para análise do cumprimento do Termo de Parceria firmado entre o Estado e a Marca, não venha a publicizar o relatório final dos servidores públicos legitimamente determinados para constituí-la. Isso não se justifica em tempos de Lei de Acesso à Informação. Quanto à CGE, em que pese a importância do seu posicionamento sobre o caso, não sente a Promotoria do Patrimônio Público qualquer dependência do futuro relatório.

– O secretário Isaú Gerino disse à TN, no último domingo, ser inviável assumir a gestão do Hospital da Mulher, em 30 dias.

– Hoje (ontem) pela manhã, representantes do Ministério Público se reuniram com o secretário de Saúde e membros da sua equipe. Na ocasião, o Dr. Isaú Gerino manifestou o desejo de formalizar Termo de Ajustamento de Conduta em que o Estado se responsabilizaria também pela assunção dos serviços prestados no Hospital da Mulher de Mossoró.

Nota do Blog – O Governo do Estado tenta sair com o menor estrago possível dessa patuscada.

Sabe que existe envolvimento de secretário com a quadrilha da Associação Marca. Sabe que outros auxiliares facilitaram a roubalheira e certamente devem ter “comissão” no rateio.

Sabe que o Hospital da Mulher foi usado prioritariamente como peça de propaganda eleitoreira e, em segundo plano, como unidade de saúde púlbica.

Sabe que o rombo é muito maior do que o revelado canhestramente.

Sabe que o furto e o desvio da real finalidade do hospital prosseguem com o Inase, substituto da Associação Marca.

E nós sabemos que ninguém será punido exemplarmente.

E nós sabemos que o dinheiro furtado não será devolvido ao cofre público, para o devido fim.

E nós sabemos que os verdadeiros responsáveis continuarão posando de honestos.

Pobre Rio Grande Sem Sorte!

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público / Saúde

Comentários

  1. karla diz:

    Concordo com você Carlos Santos.
    Por essas e outras que não confio mais em políticos e nem em justiça. Justiça nesse país é pra pobre.Infelizmente …
    E o sentimento que fica é de total desamparo. E o pior de tudo isso que não temos a perspectiva de mudar este quadro.
    Pátria amada Brasil…

  2. jb diz:

    “Este é um governo do ócio,do bócio e do Negócio.” Dep. Vingt Rosado[sobre 1º (?)governo Agripino] qualquer semelhança com o atual governo é mera coincidência.

  3. Jackson diz:

    Prezado Carlos Santos,
    Admirador do seu Brilhante Blog, tenho a comentar:
    Sobre o Hospital da Mulher “Parteira Maria Correia” em Mossoró – RN, seria interessante que o Dr. Domício Arruda Câmara, irmão do Jornalista Cassiano Arruda Câmara, abrisse o “VERBO”….
    Pergunte para o Dr. Dmício Arruda como o Procurador do município de Natal, Dr. Alexandre Magno Alves e o Médico do Rio de Janeiro, Dr. TUFI SOARES MERES e a Sra. Rosi Bravo, estes últimos representantes da Associação MARCA, chegaram “dentro” da Secretaria de Estado da Saúde Pública – SESAP/RN???
    O que o senhor VARELLA, atualmente ocupando Cargo Comissionado no Ministério da Previdência em Brasília-DF tem a ver com esse LAMAÇAL e essa FEDENTINA toda…..???
    Quem ele estava representando junto a SESAP/RN, naquela época (Janeiro/Fevereiro/Março e Abril/2012 período que antecedeu a Assinatura do Contrato com a Associação MARCA e a SESAP/RN)???
    Estas pessoas que citei anteriormente são VERDADEIROS ARQUIVOS VIVOS E SABEM OS NOMES DOS BOIS E BALEIAS GRANDES…
    Atenciosamente,

    Jackson Filho.

  4. Marcos Pinto. diz:

    Só há uma única panacéia infalível para combater todos esses males metastásicos na política potiguar: Que no próximo ano de 2014 não sufraguemos o voto em nenhum desses sacripantas que figuram no atual cenário político potiguar. Se não surgir um nome novo que tenha uma biografia que inspire confiança, só restam duas alternativas: A abstenção ou a anulação do voto. Tenho dito.

  5. Francy Granjeiro diz:

    Esse troca troca nesse Hospital é só fachada….nada dar jeito, continua a mesma merd…..É triste!
    Isso é o que sabemos por cima..Acho que o buraco é mais embaixo e muito bem escondidinho
    Dar um desespero danado.Problemas, problemas e mais problemas por todos os lados
    Por será esse tamanho de $$$$$$$$$$$$$$$$$$$……….???? Governo em Desgoverno … Rosalba ainda não mostrou nada…e, caminha para a surpresa de muitos, o inesperado,seu nome como o pior governo da história do RN.
    Médica convida Rosalba Ciarlini a “ajudar no plantão”
    //soscanguaretama.blogspot.com.br/2013/01/desabafo-de-uma-medica-potiguar.html

  6. Ricardo diz:

    Carlos, li a reportagem da Tribuna.
    O que me chamou mais a atenção foi o Secretario de Saúde negar o encontro com os Promotores.
    Afinal, quem está mentindo? Acho que o Promotor não teria razão para inventar que o Governo procurou o MP para firmar um acordo.

  7. josé gilvan da silva diz:

    E digo mais, que o proposito da criação/inauguração relampaga da referida maternidade foi alcançado politicamente, assim como as promessas de reforma do Nogueirão, esta até o projeto, por sinal muito bonito, foi amplamente divulgado.

  8. Francisco Bezerra diz:

    Cada dia me pergunto mais, por o Ministério Público só denunciou até agora 2 operações: 1 na Câmara de Natal, operação impacto, e a famosa operação sal grosso em Mossoró, será por que Vereador é pequeno? Será que é para dar satisfação ao povo e justificar a existência do MP. Por que para as outras roubalheiras só é feito um termo de ajustamento de conduta? O que nunca é cumprido. O que falta para o MP denunciar os responsáveis pelo desvio no hospital da Mulher? Por que MP nunca fez nada contra os desvios da administração municipal anterior? Por que nunca fez nada para melhorar a situação da saúde pública de Mossoró? Como permite que o dono de um Hospital privado regule os leitos de UTI do SUS? Como permite que os leitos de UTI dos demais hospitais recebam somente 50% do que esse privilegiado hospital? Por que permitem que só esse hospital recebe em dia os repasses do SUS? Por que não fiscaliza as verbas carimbadas da saúde e educação que muitas vezes servem para completar a folha de pagamento? Não te entendo MP!

  9. Karl Leite diz:

    Retrato fiel de um governo sem o menor compromisso com quer que seja. E plagiando o ilustre jornalista, é “um feudo”. Grande abraço, Karl Leite

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.