• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 28/06/2022 - 16:20h
Eleições 2022

MP Eleitoral vê propaganda irregular de ex-governador do RN

O Ministério Público Eleitoral (MPE) protocolou uma representação contra o ex-governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria (PL) por propaganda antecipada. O pré-candidato usou uma de suas redes sociais para efetuar pedido de votos, algo que só será permitido a partir de 16 de agosto.

Robinson: propaganda no Instagram (Foto: arquivo)

Robinson: propaganda no Instagram (Foto: arquivo)

Ele postou em seu Instagram diversas imagens com expressões ligadas à campanha e com direito até a eleitores revelando a preferência em seu nome. A Lei das Eleições proíbe que pretendentes a cargos públicos efetuem pedidos expressos de votos no chamado período de pré-campanha.

Nas postagens, eleitores aparecem ao lado da mensagem “Meu voto de federal é para quem tem obra pra mostrar” atrelada à imagem do ex-governador, com uso de expressões como “Robinson Deputado Federal” e “Meu pré-federal tem 1000 obras”.

Desse conjunto, reforça o procurador regional Eleitoral, Rodrigo Telles, “se infere a nítida intenção de solicitar ao público apoio eleitoral nas urnas”.

O representante do MP Eleitoral destaca que, “apesar de o art. 36-A da Lei nº 9.504/97 ter flexibilizado a pré-campanha após a minirreforma eleitoral (Lei nº 13.165/2015), os atos de pré-campanha para a promoção eleitoral de candidatura são vedados quando haja pedido expresso de votos, que pode ser evidenciado pelo emprego de palavras e expressões que, explicitamente, conclamem o eleitor ao voto em pré-candidatos”.

Além da exclusão das postagens (e da proibição de novas postagens com teor semelhante na pré-campanha), Robinson Faria poderá ter de pagar multa à Justiça Eleitoral. Uma merrequinha aí de no máximo R$ 5 mil.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022 / Política

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Misericórdia! Num da um dentro.

  2. Marcos Pinto. diz:

    Diante as evidências de atos ilícitos de cunho pecuniário objeto de Ações do MPF contra este persona bom grata ao Erário Público, resta configurado que o mesmo era para estar incluso no rol dos inelegíveis por ficha-suja, bem como devidamente trancafiado. Essa é de lascar.

  3. M.D.R. diz:

    É muito cara de pau. Justiça se faça justiça, esse cidadão deve ser banido da POLÍTICA. Esqueceu tudo na sua GESTÃO, o povo, funcionalismo público ESTADUAL passado com rolo compressor com seus direitos e ainda se acha o político.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.