terça-feira - 15/09/2020 - 10:38h
Beto X Mineiro

MPE se pronuncia em caso que pode mudar bancada federal


Do Agora RN

O Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Norte (MPE-RN) pediu nesta segunda-feira (14) que Kerinho (Kériclis Alves Ribeiro), que disputou as eleições de 2018 para deputado federal pelo PDT, se manifeste sobre a denúncia apresentada na semana passada (veja AQUI) que aponta que ele estava inelegível para o cargo quando concorreu dois anos atrás.

Mineiro e Beto travam mais uma batalha judicial, depois dos resultados das urnas em 2018 (Fotomontagem BCS)

O caso está em discussão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), sob a relatoria do juiz Ricardo Tinoco de Goes. O MP só deve se pronunciar oficialmente sobre o assunto depois da manifestação do candidato, que recebeu 8.990 votos.

A denúncia foi feita por um grupo de 51 advogados. Eles pedem que Kerinho seja declarado inelegível. Se for atendido pela Justiça Eleitoral, esse pedido poderá alterar a composição da bancada potiguar na Câmara dos Deputados.

Na prática, Fernando Mineiro (PT) assumiria a vaga que hoje pertence ao deputado federal Beto Rosado (Progressistas).

Os advogados anexaram documentos que mostram que Kerinho foi nomeado em 17 de fevereiro de 2017 para a função de “Coordenador de Apoio aos Conselhos”, da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Monte Alegre. Ele deveria ter sido exonerado em 2018, mas os advogados não encontraram registros no Diário Oficial de que ele foi exonerado.

Na petição, os 51 advogados juntaram, ainda, documentos que comprovam que Kerinho não só não pediu demissão como recebeu salário da Prefeitura de Monte Alegre em plena campanha eleitoral. Segundo os advogados, Kerinho recebeu pagamento até, pelo menos, dezembro de 2018.

“Inelegível”, dizem advogados

“Demonstra-se, assim, pois, a ausência de desincompatibilização do requerente no prazo previsto pela Lei Complementar 64, de 1990, o que o torna inelegível para o cargo pleiteado”, escreveram os advogados.

Contracheque de Kerinho como servidor municipal mostra que ele não se desvinculou do cargo (Reprodução Agora RN)

Caso Kerinho seja declarado inelegível, os votos que ele obteve nas eleições 2018 (8.990) seriam anulados. Isso forçaria um novo cálculo do quociente eleitoral, o que tiraria uma vaga da coligação “100% RN I”, formada por Progressistas, MDB, Podemos, DEM e PDT, e beneficiaria a coligação “Do Lado Certo”, formada por PT, PCdoB e PHS.

Na prática, sairia Beto Rosado, que conquistou 71 mil votos, e entraria Fernando Mineiro, que obteve 98 mil votos nas eleições de 2018.

Outro duelo judicial

Não é a primeira vez que a candidatura de Kerinho é questionada na Justiça Eleitoral. Ainda em 2018, o TRE-RN invalidou os votos do então candidato por causa da entrega de documentos fora do prazo durante o registro da candidatura. Durante a apuração dos votos, em 7 de outubro de 2018, Kerinho não teve os votos computados e Mineiro foi dado como eleito.

Porém, uma nova análise do caso pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu que a papelada foi entregue na véspera do último dia e só não entrou no ar por uma falha do sistema. A votação do pedetista foi contabilizada e Mineiro, então, perdeu a condição de eleito. A partir dali surgiu o impasse na Justiça.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política

Comentários

  1. João Claudio já está usando máscara de cor laranja diz:

    Se botarem esse chafurdo nas mãos do Gilmar…sei não, viu?

    Do jeito que ele tá com ódio do Moro…. é quase certeza dar ganho do chafurdo ao PTralha Minêro.

    Vamos aguardar.

  2. JOSE ALDO OLIVEIRA JUNIOR diz:

    João Claudio, quem tbm etá de mascara de cor laranja é Allyson Bezerra e Lawrence Amorim.

  3. M.D.R. diz:

    Para aonde vai MINEIRO!!! Está no intuito de prejudicar os PELEGAS, como a sua GESTORA, massacrando o funcionalismo público e quando oposição podia tudo mas, no presente só fez discriminar é portanto sua participação na REFORMA PREVIDÊNCIA, ZERO.

  4. Getro diz:

    Não acredito que esse mineiro que nunca fez nada vai pegar essa vaga…. é um petralha…

  5. João Claudio diz:

    José Aldo, eu retirei a máscara de cor laranja. Percebeu?

    É que eu soube que dias antes das eleições vão ‘tirá’ as multas de quem tem multa no Detran, em troca de CONFIRMES para uma determinada ‘cãodidata’. Entende?

    Depois desse aviso eu achei melhor retirar a máscara laranja e usar uma hospitalar de cor branca.

    Pra não dar bandeira. Entende?

    Ah, tô aceitando aquele Combo de sempre:

    Tijolo + Telha + Arisco + Cimento + Chapa Dentária.

    Mas só recebo durante a madrugada.

    Pra não dar bandeira. Entende?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.