• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 02/04/2010 - 19:29h

Mudanças na cor da política mossoreonse

O mundo, o Brasil, o Rio Grande do Norte vêm passando por mudanças nas correlações de forças políticas. Em Mossoró, acredito que não seja diferente.

O clã Rosado, mesmo tendo vários nomes inseridos na política estadual e local, tende a perder preciosos espaços na geografia política. É notório que a cada eleição, os Rosado perdem musculatura.

Será que o povo mossoroense começa a mudar? Será que as "peças de reposição", como diz Carlos Santos, chegaram ao fim?

Sinceramente, acredito que são vários fatores e, dentre eles, um se destaca: a consciência coletiva de que precisamos mudar. Um exemplo claro de mudança, mesmo que de forma inconsciente, foi a renovação dos nossos legisladores, ou seja, a Câmara Municipal de Mossoró renovou 60% de seu quadro.

Vale ressaltar que essa renovação poderia ter vindo acompanhada de mais qualidade, mas, de certa forma, um passo foi dado.

Este ano teremos as eleições gerais e, certamente, alguns Rosado estarão na disputa por cargos eletivos. Possivelmente, suas reeleições e eleições já não serão tão tranquilas como antigamente, basta ver o caso dos deputados federais Betinho Rosado (DEM) e Sandra Rosado (DEM).

O primeiro ficou na primeira suplência e assumiu em função da morte de Nélio Dias (PP), já a segunda, foi eleita, mas entrou no empurrão dado pelos campeões de voto Fábio Faria (PMN) e João Maia (PR).

E como será esse ano?

Numa outra vertente, tem os mandatos dos deputados estaduais Larissa Rosado (PSB) e Leonardo Nogueira (DEM), que não é Rosado, mas é casado com a prefeita de Mossoró e legítima herdeira do clã, Fátima Rosado (DEM).

Como muitos afirmam e, concordo em parte, Larissa terá uma reeleição mais tranquila, mas deverá trabalhar muito para que isso se concretize. Já o deputado Leonardo Nogueira, mesmo com o total apoio da Prefeitura de Mossoró, deverá passar por dificuldades, haja vista que não mostrou a ninguém para que foi eleito deputado estadual.

Diante dessa mudança da consciência coletiva e do declínio político-eleitoral do clã Rosado, novos nomes, cheios de garra e loucos por apresentar aos mossoroenses diferentes rumos na política e na administração municipal, começam a despontar. Com eles vem uma grande massa de jovens e neomossoroenses que chegam à cidade para estudar e trabalhar. Trazem na bagagem, hábitos culturais e políticos diferentes, não estando submetidos à pequenez daqueles que administram Mossoró há mais de 60 anos.

O trem da mudança vem chegando a essas paragens e nele muitos estarão embarcando, pois se não fizermos isso, mais uma vez Mossoró estará ficando, no tempo e no espaço, arraigado a um mundo de cor.

Gutemberg Dias é geógrafo e presidente municipal do PCdoB.

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury

Comentários

  1. WILLIAM PEREIRA diz:

    Faz 51 anos que espero por isso.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.