• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 20/09/2023 - 15:36h
Sábado, 23

Museu Lauro da Escóssia vai ser entregue após ampla reforma

Museu guarda rico e diversificado acervo histórico e cultural (Foto: Walmir Alves)

Museu guarda rico e diversificado acervo histórico e cultural (Foto: Walmir Alves)

A Prefeitura de Mossoró reinaugura neste sábado (23), o Museu Histórico Lauro da Escóssia. A reforma representa importantes melhorias para o equipamento, oportunizando um ambiente mais estruturado para preservação do acervo e visitação. O evento terá início às 17h.

A reforma contemplou a implementação de acessibilidade, assegurando a instalação de rampas e de um elevador. Outra melhoria refere-se à ativação, na Pinacoteca Municipal, de quatro salas multiuso, que podem, por exemplo, receber exposições.

Houve também renovação da pintura e da iluminação, e a instalação de um sistema de combate a incêndios. Além disso, ainda como parte do trabalho desenvolvido, a Praça Manoel Nunes da Paz, localizada em frente ao Museu, recebeu iluminação em Led e câmeras de segurança.

A ocasião marcará ainda o anúncio de exposições que vão integrar a programação do Museu Lauro da Escóssia, sendo elas a do Auto da Liberdade (um passeio pelas histórias de luta e liberdade do povo de Mossoró); Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) 55 anos; “O Movimento Pictórico da Liberdade Mossoroense”, do artista Isaías Medeiros; e exposição do Projeto Cetáceos, da Uern.

A reinauguração também será abrilhantada pela participação dos atores do espetáculo “Auto da Liberdade” e terá apresentação do cantor Marcelo Alexandre.

História

O Museu Histórico Lauro da Escóssia funciona na antiga Cadeia Pública e guarda um rico acervo relacionado à pré-história, à paleontologia e à história do município e da região. No local, podem ser encontrados fósseis de animais, mobiliários, registros fotográficos e documentos importantes, como o título de eleitor de Celina Guimarães Vianna, primeira mulher a votar na América Latina.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Cultura

Comentários

  1. M.D.R. diz:

    Esqueceram do ACEU!!!! SÍMBOLO MOSSSOROENSE, da sociedade UNIVERSITÁRIA, deixaram o ACEU no OSTRACÍSSIMO.
    A sociedade e as autoridades ainda não se uniram para um relevante prédio histórico.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.