• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 29/09/2014 - 10:03h
Eleições e pesquisas

No primeiro ou no segundo turno, conforme os números

Muitos webleitores ficam a nos perguntar se vai ter ou não vai ter segundo turno no Rio Grande do Norte.

Bola de cristal garantiria uma resposta com 100% de acerto.

Podemos oferecer escassa informação para ajudar no debate, para compreendermos melhor as pesquisas.

Se existisse um terceiro candidato ao Governo do Estado com alguma substância em termos de intenções de voto, o segundo turno estaria bem encaminhado.

Esse candidato não existe.

A própria soma dos chamados “nanicos”, expressão que não gosto de utilizar, até aqui não tem acrescentado quase nada.

Outro aspecto é a zona de indefinições ou suposto alheamento ao pleito, os “Indecisos” e aqueles que não manifestam interesse por ninguém, os “Nulo ou Branco”.

Quanto maior for a possibilidade de aumento nos votos branco e nulo, maior hipótese de que tudo seja resolvido num único turno.

Para que não ocorra segundo turno, um dos candidatos precisa obter 50 por cento mais um dos votos válidos.

Muita gente se confunde, por ver nas pesquisas os candidatos principais com intenções de voto abaixo dos 40 pontos percentuais. Passa a imaginar, que é “impossível” o segundo turno, porque ninguém aparece percentualmente com mais de 50 pontos percentuais.

Entenda: não é preciso que o candidato tenha intenções de voto acima dos 50 pontos percentuais. A soma é feita entre as intenções de voto. A soma feita é em cima dos votos dados a todos os candidatos.

Por isso que alguém com 35, 36, 37, 38, 39 ou 40 pontos percentuais pode ser eleito no primeiro turno. O percentual obtido por ele pode representar mais do que 50 por cento mais um voto, na soma com os demais votos válidos de concorrentes.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. AVELINO diz:

    As pesquisas, Carlos, garantem 95% de acertos (com margens de 2 pra lá, 2 pra cá)! Restando-lhe 5% para, com a sua intuição de blogueiro chefe, atender aos seus dependentes leitores… Mas, será que poderemos nos guiar por elas??? Penso até que pesquisa eleitoral, como vem sendo vendida, deveria ser proibida pelo festivo TRE…

    É por demais prejudicial ao eleitor encabrestado, cego político e desinformado… Essas pesquisas perderam a sua credibilidade, a sua confiança, o seu respeito, através dos seus desencontrados resultados!!! Mesmo sendo um trabalho estatístico, aí é que fica fácil de se manuseá-las, arrumá-las, direcioná-las como manda o, desesperado, contratante que paga fortunas por ela… Hoje tem uma pesquisa sendo divulgada na TV Alves, veja quem vai trinfar na frente de todos, até já comemorando estar eleito!!!

  2. naide maria rosado de souza diz:

    Muito boa a sua explicação, Carlos Santos. Necessária, também.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.