• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
sábado - 14/07/2012 - 18:00h
Tudo em casa

Nome de Ruth Ciarlini no TCE gera nova celeuma

Nos intramuros da Assembleia Legislativa e nos escaninhos da Governadoria, a indicação para novo membro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) gera uma nova celeuma. Por enquanto, é assunto partilhado por poucos interlocutores, em sussurros.

Desde setembro do ano passado que o TCE tem vaga a ser preenchida, com a aposentadoria compulsória do conselheiro Alcimar Torquato. Essa vacância de tempo incomum, quase 10 meses, pode ganhar em nova dose de polêmica.

Pelo o que apurou o Blog, a indicação pode ser passada à Assembleia Legislativa, apontando para o nome da ex-deputada estadual e atual vice-prefeita de Mossoró, Ruth Ciarlini (DEM). Ela é irmã da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

É no parentesco com a governadora que começa o enredo caviloso. Com a indicação sendo feita pela AL, Rosalba estaria parcialmente poupada das críticas, por arrumar um emprego vitalício para a maninha, que não conseguiu viabilizar como candidata a prefeito de Mossoró este ano.

Desgaste

O problema, é que mesmo entre seus aliados na AL, Rosalba encontra resistência à manobra. O desgaste na imagem do governo não tem arrefecido e pode respingar na Casa.

É significativo assinalar que o escambo envolvendo o TCE já causou muitos estragos recentemente. A prefeita de Mossoró, Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”, chegou a admitir que estava negociando hipótese de renunciar para assumir o cargo. A manobra permitiria que Ruth assumisse a prefeitura e fosse candidata a prefeito.

As declarações de Fafá criaram profundo mal-estar. Para piorar, a prefeita também desistiu de sair antecipadamente do cargo. Mesmo assim, o episódio deixou arranhões no conceito do TCE e do próprio governo.

Foi precisamente no dia 22 de setembro de 2011, que o conselheiro Alcimar Torquato (ex-deputado estadual) participou de sua última sessão no TCE. Nesse tempo, já deu tempo para ele ocupar a direção da Junta Comercial do Estado (JUCERN), substituindo ao comerciante aposentado Pedro Alcântara Lopes, que pediu para sair.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.