• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 27/03/2009 - 14:40h

Nós, humanos? (Diário dos sádicos)

Como o ser humano é às vezes estranho. Chega a nos colocar em dúvida quanto à sua superioridade em relação a outros bichos, os irracionais. Assusta-me.

Constato que pululam reações sádicas – a maioria de forma subliminar – sobre as demissões no Diário de Natal/Rádio Clube AM, em Natal.

Há um prazer sórdido. Muitos não disfarçam um gosto bizarro diante do infortúnio de dezenas de profissionais. Exalam endorfina por todos os poros, o conhecido "hormônio do prazer."

Esses indivíduos não se realizam com seus próprios feitos, eventuais conquistas e progresso pessoal. Precisam que alguém esteja mal, para que transbordem de êxtase. Quanta pequenez!

A maioria não percebe que estamos sempre sujeitos ao "efeito gangorra", para cima e para baixo. Agora, do alto, enxergam a desventura alheia com ironia, comum àqueles que sofrem de transtornos de personalidade.

São recalques difíceis de serem superados. Estão latentes. 

Humanos, nós?

Entre lobos, o duelo para comando da matilha envolve os machos mais fortes. Quando um deles consegue jogar o oponente de costas ao chão, o confronto termina. É sinal de que subjugara o adversário. Se continuar dilacerando o perdedor, pode ser atacado pelo grupo, que se rebela contra a covardia.

Há alguns anos, biólogos e outros cientistas fizeram uma experiência com cinco chimpanzés. O resultado foi surpreendente.

Deixaram os animais confinados e famintos. Para pegar alimento, eles tinham que puxar uma corda. Isso provocava descarga elétrica em outro membro do grupo, aleatoriamente. Quando perceberam o maltrato, os símios desistiram de saciar a fome àquele preço: o sofrimento de um semelhante.

Nós, humanos?

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Rui Nascimento diz:

    Nunca concordei com a tese de que nós somos os ‘racionais’.
    Como chamar de racional uma espécie que destrói de forma tão irracional o lugar onde vive?
    Nós, irracionais!! Os outros são racionais, pois não pensam, mas agem de forma racional. Os lobos e os chimpanzés são assim. Nós humanos… Mas, racionais? Joseph Fritzl é racional???

  2. Pedro Siqueira da Silva diz:

    Lamento que um jornal, sério com a Gazeta, tenha uma pessoa tão baixa como colunista. Isso é uma vergonha para Mossoró.

  3. jane santos diz:

    Os que estao adorando e tripudiando pode ver que ja entraram na ‘dança das cadeiras’ dos colunistas ou por incompetencia, ou por irresponsabilidade ou ainda, por coisa bem pior. Que coisa mais feia…

  4. Maria da Graça Barreto diz:

    Faço do Sr. Pedro, minhas palavras.
    Uma pessoa que é tida como vulgar, que não sabe escrever e amedronta toda mulher casada da nossa sociedade, não merecia estar no jornal Gazeta do O. Isso não é somente uma vergonha: é uma falta de bom senso do jornal. Lastimável.

  5. Mario Ferreira S. Mendes diz:

    O que mais lamento é a falta de profissionalismo dessa gente. Hoje, aqui em Mossoró, qualquer tipo pode virar “cronista social”. Mesmo que tenha comportamentos tão vulgares. Está na hora de a sociedade de Mossoró parar de prestigiar gentinha e tirar das colunas sociais, colunistas que são vergonhosos na escrita e no comportamento. Tem de tudo, hoje em dia: até garota de…

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.