• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 17/05/2020 - 05:50h

O funil do fanatismo

Por François Silvestre

Tudo tem limite. Tudo. A terra não é plana, mas limita-se. No entorno dela, aconchega-se a atmosfera. É um limite.

No momento em que um astro maior atrai um menor, que também o atrai, os atraentes se compõem e se limitam. Não fosse assim, o Sol engoliria a Terra e a Terra engoliria a Lua.

Isso não ocorre pela limitação gravitacional. Na relação direta do produto das massas e inversa do quadrado das distâncias. Newton descobriu, mas disse que o fez por postar-se nos ombros de gigantes.

Einstein subiu nos ombros de Newton e viu mais longe do que ele. Nos ombros de Einstein subiu Stephen Hawking.

Assim dito, o registro da tristeza de ver o fanatismo invadir o cérebro de pessoas inteligentes, de conhecimento antigo, professando estupidez como se dialética fosse.

Descrentes das divindades espirituais virarem adoradores de divindades humanas, e o pior, no que há de mais escatológico nesses adorados. Sem qualquer avaliação inteligente sobre o risco ridículo das suas crenças.

De tal natureza, que o limite da tolerância não se esgota. Mas se agasalha no limite da complacência.

E se Newton disse que descobrira coisas novas por postar-se nos ombros de gigantes, pensadores antes dele, o fanático inteligente usa ombros de anões pra ver mais perto do que poderia ver a sua própria inteligência.

François Silvestre é escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Amorim diz:

    O Rei dos Animais está provando uma Tempestade Perfeita. Aguardem

  2. Q1naide maria rosado de souza diz:

    O fanático da atualidade nem em ombros sobe. Escolheu um apetrecho, a panela, para espancar, demonstrando seu desatino. Soam panelas em desordem, aprovando ou desaprovando algo, e nossos ouvidos nem conseguem entender, porque elas não falam…cozinham.

  3. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Interessante Douta Naide ….antes, quando utilizadas como instrumento simbólico no golpe e na na deposição fraudulenta da Presidenta Dilma Vana Roussef, inclusive com indiscutíveis vícios e crimes perpetrados contra o arcabouço legal e até mesmo o parlamento de parte dos supostos juízes que examinaram os pedidos de impedimento e julgaram “exitosamente” fraudulenta e ardilosamente o impedimento de uma Presidenta, mesmo sem o cometimento de nenhum crime de responsabilidade.

    Repise-se que, há pouco tempo, sobreditas panelas, eles não só falavam como diziam coisas interessantes e inteligentes ao da extrema direita. Então por que de repente, só agora, elas, as panelas, se tronaram inanimadas…não falam só cozinham !!!???

    Nesse contexto, indaga-se, será que as panelas, vez por outra, quando em quando passaram ter vida prórpia
    …!!!???

    Os de antigamente eram cidadãos de bem na busca divina da salvação do país das garras dos corruptos e comunista, bem como em favor da tradicional família e do chamado Deus acima de tudo,. Os que atualmente utilizam dessas mesmíssimas panelas…são fanáticos e desordeiros, é isso mesmo Douta Naide….!!!???

    Quanto cinismo crepuscular, quanta volubilidade…né não….!!!???

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.