• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 02/07/2012 - 16:16h
À brasileira

O pensamento nacional e o fim da Ciência Política

Precisamos com urgência fazer uma releitura dos grandes clássicos da Ciência Política. Ou jogarmos tudo fora e começarmos do zero, outro ponto de partida, depois de mais de 2.500 anos de estudos sobre o tema.

Rousseau, Montesquieu, Schopenhauer, Bobbio, Aristóteles, Marx, Maquiavel, Platão, Gramsci, Hobbes, Locke etc. estão ultrapassados, se formos seguir a moderna política do pindorama nacional.

Ao criar o PSD, o prefeito paulistano Gilberto Kassab afirmou que o partido não seria de direita, centro ou esquerda. Deixou os revolucionários franceses boquiabertos, remexendo-se em túmulos com ou sem cabeça pós-guilhotina.

Paulo Maluf (PP) decretou o fim da direita e da esquerda. Segundo ele, os conceitos que firmaram o pensamento universal sobre essas ideologias políticas estão ultrapassados.

Lula, como não sabe e nunca soube o que é uma coisa nem outra, concorda com Maluf e com Kassab. Para ele, o que vale é a “política de resultados”, vencer a qualquer preço e a governabilidade de qualquer forma, com qualquer aliado.

Enfim, temos aí a política à brasileira.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política

Comentários

  1. Paulo Garcia diz:

    Caro Carlos.
    Concordo em número, gênero e grau.
    Neste país onde a politicalha impera, não existem mais partidos ou ideologias, aliás, a única que sobreviveu foi a ideologia de manter o poder a qualquer preço para poder pilhar sempre mais.
    Grande abraço.

  2. CALIBRE 50 diz:

    Conchavos fisiológicos
    Falta bem pouco para a política pegar fogo, o que dependendo da região ou situação pode ser entendido de forma literal. Por enquanto, são apenas suposições e fechamentos de alianças. É o tempo dos conchavos fisiológicos que regem os jogos do poder em nosso país.
    As polêmicas já são muitas, explodem na mídia e são “debatidas” nas redes sociais. A mais alarmante versa sobre a aliança entre o PT de Lula e o PP de Paulo Maluf na disputa pela prefeitura de São Paulo-SP. Isso revoltou boa parte dos militantes petistas e fez Luiza Erundina (PSB) declinar do posto de vice na chapa.
    Então, em meio ao regozijo dos centro-direitistas e esquerdistas do PSOL, uma notícia, no mínimo, azeda para este último: PSOL, PSDB e DEM juntos em Resende-RJ.
    Em União dos Palmares-AL, testemunhamos o pré-candidato a prefeito Jaiminho Vergeti (PP) elogiar publicamente, através das inexoráveis ondas do rádio, seu potencial adversário, Manoel Gomes de Barros (PSDB). Tudo ainda está em meio à surdina, aguardemos as próximas cenas e a trilha sonora.
    Surpreso? Um pouco, por ser neófito nesses assuntos, porém nem tanto em nenhum dos casos citados. Depois de um tempo essas coisas acabam se tornando corriqueiras. Por isso a militância é tão urgente.
    A reforma política tão esperada não veio, verticalização é algo que não “cola” na atual conjuntura e as forças da tradição e do capital se impõem implacavelmente na luta pelos seus desígnios enquanto o eleitor, principal elo dessa corrente, com raras exceções, desperta de seu berço esplêndido.
    Tais grupos hegemônicos procuram sempre atrair mão-de-obra para a sua seara: “Venha para o lado negro da força”. Ou estão sempre assumindo a “paternidade” de outrem para encurralá-los: “Eu sou seu pai” (traduzindo: “Eu dei emprego a/o você/seu parente”). O objetivo é sempre o mesmo: explorar para conquistar o poder. Dividir e enfraquecer os rivais. Confundir e enganar o povo.

    E AÍ,ELEITOR,VAI CONTINUAR LAVRANDO A SEARA SEM TER PARTE NA COLHEITA?

  3. Geraldo Fagundes diz:

    O objetivo numero um do ex presidente Lula no momento é cremar o DEM e o PSDB para futuramente reinar sozinho/absoluto e por tempo indeterminado. Espelha-se e é aconselhado pelos amigos e ditadores, Hugo Chaves, Fidel Castro e Mahmoud Ahmadinejad.

    Perdoai as almas brasileiras inocentes, ó Senhor. Elas ainda não sabem dizer o que fazem aqui na terra. Nem mesmo o por quê de aqui estarem. Estão cegos, surdos, mudos, gostam de apanhar e serem roubados todo santo dia.

    Olhai por eles e perdoai-os! Eles não sabem o que fazem.

  4. Antonino Netto diz:

    Perfeito e muito feliz em suas colocações, sobretudo quando cita o PSD, partido sem identidade e oportunista.

  5. Hélio Silva diz:

    Caro amigo Carlos Santos

    Lamentável o atual estágio da política brasileira. Na Universidade estudamos todos esses autores e aprendemos com clareza que a Política, na mais pura acepção da palavra, é a mais nobre atividade do ser humano, porque ela define sobre a saúde ou a doença da população; sobre a educação ou a ignorância do povo (percebamos o desastre aqui no RN neste campo); sobre a paz ou a guerra; enfim sobre a vida ou a morte dos súditos. Óbvio que para uma missão dessa envergadura o povo deve democraticamente encontrar os melhores e mais bem preparados indivíduos que esta sociedade produziu. Infelizmente, no Brasil ocorre tudo ao contrário, razão pela qual seu texto está absolutamente perfeito e os grandes autores se vivos fossem só teriam uma opção: Recorrer a Freud para ver se ele explicaria essa barafunda da politicagem brasileira em todas as aldeias desse imenso país.

  6. Nildo diz:

    Caros, vejo com naturalidade as mutações da política partidária, esse “corporativismo” que exigimos dos partidos não passa de conservadorismo nosso. Na política, seja ela partidária ou apartidária, o que se pode vê é sua capacidade de adaptação conforme as marés da sociedade e dos seus líderes…o nosso país ainda precisará juntar as duas partes do azougue para só assim se consolidar como uma sociedade madura na política … se for legal é possível, mesmo que a imoralidade das contradições se desnude, mas é na contradição que surgem novas formas de fazer política, novos líderes e novas conjunturas… nem a sociedade nem a política são estáticas!
    até logo…

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.