• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 27/02/2020 - 06:44h
Opinião

O quartel não me assusta

Por François Silvestre

(Texto dedicado aos amigos irmãos Alex Medeiros e Honório de Medeiros)

O que me assusta é ler opinião de amigos de bom caráter, de boa instrução, convalidar essa estultice bolsonariana.

O quartel eu conheço. Servi no Exército, sou reservista de primeira categoria. Recruta e preso político no mesmo quartel onde servi. No Regimento de Obuses, ali nas proximidades de Santos Reis. E ali fiz amizade com oficiais que me prenderam, com sargentos, com recrutas.

Alguns ainda encontro vez ou outra, muito raramente. Também fui preso no 16/RI, ali na Hermes da Fonseca.

Esse Exército ao qual servi não era um. Eram dois. Um, vindo dos anos Vinte, à esquerda, liderado por Estilac Leal. Outro, à direita, sob a orientação de Canrobert Pereira da Costa.

O de Estilac, mesmo após sua morte, apoiou os governos democráticos da redemocratização. O outro, de Canrobert, à direita, aliou-se ao lacerdismo para golpear a decisão das urnas. E viveu de golpes. E quando chegou ao poder, sem golpe, com Jânio Quadros, frustrou-se com a renúncia do maluco que apoiara. Pois é.

De quartel entendo.

E o Exército de hoje não é um clube militar com vocação política. Nem politizado como os liderados de Estilac e Canrobert. Tenentes dos anos Vinte, coronéis dos anos Quarenta e generais dos anos Cinquenta.

Há uma lição militar fundamental. O que diz?

Não tema do seu inimigo o que ele quer contra você, tema o que ele pode. E os militares nada podem contra a Democracia. Ponto.

Os de pijama tossem. Os dos quarteis não se metem nessa aventura.

As Forças Armadas merecem respeito. E o respeito merecido decorre do respeito à Democracia.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Victor diz:

    Tomara que as forças armadas tenham mais “Santos Cruz” do que “Helenos”.

  2. Fernando diz:

    Decepção com tais figuras.

  3. João Claudio - Acabou o carnaval. Que venha a Semana Santa - E haja vinho Sangue de Boi e Padre Cícero. Embriagar é preciso(???) diz:

    Nada estaria nos assustando, se o Adadi, pau mandado de Lula, tivesse sido eleito.

    Em ‘compen$$a$$ão’, a quadrilha já teria roubado até o logotipo da Petrobras e fazendo o diabo para os empreiteiros voltarem ao batente. Todos rindo e peidando ao Deus dará.

    Tô mentindo, Marcelo Odebrecht? Tô inventando, Léo Pinheiro? Diga que é minha minha mentira, Emilio. Diga? Diga??? Diiiiiiga…!!!

    • João Claudio - Acabou o carnaval. Que venha a Semana Santa - E haja vinho Sangue de Boi e Padre Cícero. Embriagar é preciso(???) diz:

      Bocão Doidão ou Ladrão Roucão?

      This is a question.

  4. François Silvestre diz:

    Honório e Alex merecem meu apreço e admiração. Amizade não precisa de convergência de opinião. Porém, se eles entenderem como ofensa eu peço desculpas e me retrato. Posto que nesse caso, quem decide se houve ofensa é o ofendido e não o ofensor. Nunca vinculei amizade a identidade de opinião política, ideológica ou de futebol. Tenho grandes e indispensáveis amigos que pensam diferentemente de mim. E não abro mão dessas amizades.

  5. Antonio Turci diz:

    Tanto Santos Cruz quanto o General Heleno são pessoas dignas. Pena que o Presidente Bolsonaro exonerou o primeiro. Foi injusto, muito injusto com o General Santos Cruz.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.