• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 12/12/2010 - 14:54h

O retrato na parede

Conheci pouco a dentista Gagaça Lopes. De sua família, a amizade é com outros irmãos.

Mas parece que sua imagem estampada, em mural do "Sêbado", afirma em contrário. Todos, sem a exceção, a conhecíamos muito, é o que revela aquele retrato na parede. 

O sorriso toma conta do lugar.

A emoção, também. É lembrança recorrente, não apenas pela grande foto que reluz, mas pela presença iluminada e incessante.

Nesse sábado (11), o Sêbado lembrou o primeiro ano de morte de Gagaça, ocorrida no dia 10 de dezembro de 2009. Marcos Almeida, seu colega dentista, anfitrião desse lugar que transpira cultura e compadrio, outra vez se emocionou.

É assim, toda vez que ele rememora seu nome.

Foi assim, novamente, nesse sábado. Outro sábado diferente por ser igual a tantos outros que passaram, mas com uma pitada de emoção a mais.

Marcos pediu uma pausa naquele ambiente babélico, de mil vozes. Insistiu.: "É… é… é… Eu peço um minuto de silêncio".

Quase ninguém o ouviu. Quase ninguém o atendeu. Seria impossível no burburinho da prosa solta, música ao vivo, poesia, literatura e gargalhadas de todos nós.

– Vamos fazer uma oração por Gagaça – propôs o mesmo Marcos.

Aos poucos fez-se silêncio. Uns, compungidos; outros com olhar longe. Mãos entrelaçadas numa corrente. Coral em oratório compenetrado. A  boemia vespertina convertida numa fé única.

Aplausos ao final.

Na parede, Gagaça sorridente. Não apenas com aquele sorriso "Colgate" que a caracterizava, mas por ser ainda a dentista humanista, de alma boa.

Um pouco mais abaixo, outra foto marcante: José Ferreira, o "Ferreira da Gazeta", músico e cantor saltimbanco, num click de Edilberto Barros.

Seu aceno, na última passagem pelo Sêbado, é quase benção.  Deixou seu adeus, sem também sair de nosso convívio.

Foto (Arquivo do Blog do Carlos Santos)

Compartilhe:
Categoria(s): Nair Mesquita

Comentários

  1. itamar de sousa diz:

    ERA TEMPO DE ELEIÇOES EM MOSSORO.EU ESTAVA PEDINDO VOTOS,
    NA CALÇADA DO GINASIO MUNICIPAL.
    EU NO MEIO DAQUELA MULTIDAO,SOL QUENTE,FOME,COM MEDO DE
    SER PRESO[BOCA DE URNA]NOTO ALGUEM CHANAMDO~ME.
    ME DIRIJO P O CARRO,ERA UMA SENHORA,CABELOS LOUROS,PRATEA
    DOS,PERGUNTOU~ME;VC JÁ MERENDOU MEU FILHO? EU FALEI;NAO SENHORA,ELA;QUER SANDUICHE COM REFRIGERANTE?EU OLHEI P O CARRO DELA,E VI QUE TINHA MATERIAL DA CAMPANHA DE TELMA GURGEL,NO QUE EU FALEI;MAS,EU NAO ESTOU PEDINDO VOTOS P SUA CANDIDATA!!ELA COM AQUELES OLHOS LINDOS,FALOU;EU SEI MEU FILHO,QUE VC ESTA PEDINDO VOTOS P OUTRO CANDIDATO.

    COMI O QUE ELA TINHA ME DADO,ME OFERECEU MAIS,RECUSEI.JA ESTAVA SATISFEITO,LE AGRADECI,ELA FOI EMBORA.
    O TEMPO PASSOU,CERTA VEZ,LENDO UM JORNAL,A VI ,FALANDO
    SOBRE ODONTOLOGIA,VI SEU NOME ,GAGAÇA LOPES,ESPOSA DE
    DR XAVIER.
    CARLOS ,EU VOU CONTAR UMA COISA PARA VOCE,EU FIZ BOCA DE URNA PARA DR XAVIER,VOTEI COM ELE ,SEM NUNCA ELE TER PEDIDO,FIZ POR IDEOLOGIA,ISSO FAZ MUITOS ANOS.

    HOJE EU CHEGO A CONCLUSAO QUE ,EXISTE GESTOS DE BONDADE QUE NAO SAO MECANICOS,VEM DE DEUS,
    B FERIADO AMIGO.

  2. Silva diz:

    Gostei da foto. Sou muito passadista (desejo de relembrar os bons momentos pretéritos de outrora). SSou bbastante rredundante nnessas ocasioes.

  3. Carlos Antônio F. Lopes diz:

    Quem conheceu Gagaça, sabe do grande coração, da alegria e da generosidade que ela demonstrou no transcorrer de toda a sua vida. Ela nos deixou muitas saudades!… Nossos pais eram irmãos (meu pai de Tio Lula e minha mãe de Tia Terezinha), somos portantos primos “carnais” e sempre nos consideramos todos como irmãos. Obrigado a Marcos pelo reconhecimento e pelas orações a ela dedicadas. A todos que participaram da corrente de oração, muito obrigado.

  4. Aline Linhares diz:

    Também não conhecia Gagaça ou Ferreira a fundo.Mas os poucos momentos que estive com os dois foram de aprendizado e alegria. Relembrá-los mexe com a memória e o coração. Parabéns pelo texto, pela lembrança. Que estejam em bom lugar.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.