• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 21/05/2017 - 11:17h

Os galos-de-briga na/da rinha do conhecimento

Por Honório de Medeiros

Antigamente eu tinha a ingenuidade de supor que sabia alguma coisa além do trivial variado. Era novo, desprevenido contra a astúcia da vida. Coisas da juventude.

Hoje, calejado, rendido, convicto de que nada sei, fiz um pacto com a vida; digo pouco, pergunto muito e calo mais ainda. Não o suficiente para evitar escorregadas, mas o bastante para apaziguar meu senso do ridículo.

Está sendo confortável, o cumprimento desse acordo, principalmente se levarmos em consideração que é cada vez mais fácil topar com algum gênio nas esquinas da rede social.

Gênios tonitruantes, cuja inibição em pontificar desapareceu tão rápido quanto uma bolha de sabão à luz do sol, graças à invisibilidade física e o distanciamento que o anonimato proporciona.

Invisíveis, distantes, a grande maioria das vezes, mas não todas, desconhecidos, mas audaciosos, definitivos, iracundos, assertivos, são tais gênios, na defesa intransigentes de suas verdades.

Verdadeiros galos-de-briga na e da rinha do conhecimento.

Os poucos que primeiro duvidam, depois perguntam, para então formar seu juízo, esses, coitados, são atropelados e encarados com um desdém comovente.

Ó tempos.

Honório de Medeiros é professor, escritor e ex-secretário da Prefeitura do Natal e do Governo do RN

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Interessane, bastante interessante, até bem pouco tempo, essas figuras que hoje nada sabem…Tanto sabiam e se arvoram em ecomistas, cientistas pol´ticios vestais e pitonizas, que, não só faziam tremer os Facebooks da vida, mais ainda escreviam inúmeros artigos se posicionando à favor do golpe contra a presidenta Dilma Roussef.

    As supostas razões, eram as mais diversas, a inflação está sob descontrole, a corrupção jamais vista, a popularidade de Dilma era uma tragédia, a Petrobrás tinha virado cinzas, o Bolivarianismo estava às nossas protas, o país estava a ponto de virar uma nova Venezuela…Etc, Etc e coisa e tal…!!!

    Conforme se denota, geralmente as razões sustentadas e disseminadas pelos da extrema direta através do PIG e das ditas redes sociais, tal e qual os sinos do conservadorismo, entoam cãnticos sob a luz do pragmatismo neoliberal, que rima com cinismo, formalismo e arcadimso pueris….!!!

    E olha que ao fim e ao cabo, jamais restou provado qualquer indício e (ou) crime que perfectibilizasse minimamente o crime de responsabilidade, fundamento legal e razão de ser de qualquer processo de impedimento de um Chefe de Estado e (ou) governo, de acordo com a respectiva Lei e as regras constitucionais da República Federativa do Brasil.

    Entrementes, bastou o balão de ensaio explodir, ou seja, assim que provas cabais eclodiram, as quais, podem e devem perfeitamente levar ao processo de impedimento do Trambolho Golpista Michel Frankstein Temer) (ÀQUELE PAU MANDADO DA REDE GLOBO, DA EXTREMA DIREITA E DA CASA GRANDE, QUE TINHA E TÊM COMO DEVER MOR, ENTREGAR O RESTO DAS RIQUEZAS NACIONAIS AOS ALIENIGENAS DE SEMPRE E, MAIS AINDA RASGAR TODO O ARCABOUÇO LEGAL NO QUE PERTINE OS DIREITOS SOCIAIS , PREVIDENCIÁRIOS E TRABALHISTAS).

    É isso mesmo, repise-se, bastou vir à tona, uma nova realidade absolutamente dessiteressante à meia dúzia de sempre, que, també, não mais que de repente, aparecem os diversionismos retóricos das mais variadas matizes. Posto que, uns de repente reclaman da onda de ódio e da suposta dvisão do país, por eles mesmos plantada e disseminada, outros proclamam que nada mais sabem, outros ainda dizem que o canalha e traidor mor (MT DAS PLANILHAS DA OLDEBRECHT) não pode ser impedido, pois a economia começa a virar um colosso, o de outra banda, segundo os mafavilhosos e bem intencionados articulistas e comentaristas, o país não aguenta tanta intabilidade política e econômica etc, etc e coisa e tal.

    Pois é, o fato apenas e tão somente, demonstra mais uma vez o quão a nossa dita classe méida, deveras se faz e se presta individualista cega e igniorante para com nosso páis , Mais ainda, a nossa absoluta incultura política e volubilidade democrática. Qaundo, sobretudo, traz à tona, que, as opiniões disseminada pelos ditos formadores da opinião pública…Mais precisante opinião publicada, assim como por profisisonais liberais que se arvoram em emitir seus “profundos e maviosos” posicionamntos acerca de temais centrais, e, mais ainda sobre determinados fatos políticos e econômicos, no que ao longo do tempo demonstram inquestionavelmente, tanta fundamentação e coerência filosófica, política e ideológica quanto uma nuvem passageira a se deslocar, porventura sumir, e, voltar noutra cor e noutro formato.

    A ditas reformas planejadas, as quais, de reformas nada possuem, pois são manifestas em seu objetivo central de reintroduzir a escravidão em nosso páis, por enqaunto estão de férias, porém, o golpe dentro do golpe (A NÃO REALIZAÇÃO DE ELEIÇÕES DIRETAS) está em curso, estamten pra fazer ressucitar as ditas reformas, as quais, se aprovadas, mais uma vez inverteram a máxima do Robin Hood, pois ao contrário dos Governos Petistas que minimamnte implantaram pol´ticas socias, de inclusão e de distribuição de renda. Os golpista, irão com nunca e legalmente falando, extorquir ainda mais dos mais pobres para entregar ao já bastantemente ricos…!!!

    E assim a lusitana roda gira, prospectando, intentando mais uma vez, o golpe dentro do golpe, extamente, pra que, tudo possa mudar, desde que tudo fique como Dantes no Quartel de Abrantes, e (ou) quem sabe, retroceda um pouco que seja e quem sabe, de fato e de direito, voltemos às capitanias hereditárias, sonho maior dos da casa grande….!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  2. João Claudio diz:

    O ”Encantador de Burros” encantou burros de toda as classes sociais.

    De pés descalços e fedorentos, a empaletozados cheirosos a perfumes caros.

    Isso não é fato. É ”fatão”, né não?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.