• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 14/02/2024 - 23:02h
Mossoró

Penitenciária Federal tem interventor e apuração de fuga de dois presos

Do G1, UOL e BCS

Fugitivos, pasme, teriam pulado "alambrado" do que outrora era unidade de segurança máxima (Foto: Web Reprodução)

Fugitivos, pasme, teriam pulado “alambrado” do que outrora era unidade de segurança máxima (Foto: Web Reprodução)

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinou uma série de providências após a fuga (veja AQUI) de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró, nesta quarta-feira (14), incluindo a revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais do país. Os fugitivos foram Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”.

Também foram determinados:

O afastamento imediato do diretor da unidade prisional, o policial penal Humberto Fontinele, e a indicação de um interventor para comandar a unidade. Seu nome não foi revelado.

Abertura de inquérito para apurar as circunstâncias da fuga.

Deslocamento de uma equipe de peritos ao local, com objetivo de apurar responsabilidades e de atuar na recaptura dos dois fugitivos.

Atuação de mais de 100 agentes federais nas buscas — a forma como essa operação para recaptura ocorre, no entanto, não foi explicada.

O secretário André Garcia, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), também viajou até Mossoró com uma comitiva do Ministério da Justiça para apurar o caso de perto.

Câmeras

Fuga por alambrado. Uma filmagem mostra os detentos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça passando por uma área em obra com gradil por volta das 3h30 de hoje. A movimentação ocorreu perto dos espaços destinados ao banho de sol e às celas dos presos, conhecidos como vivências A e D. O vídeo, mantido sob sigilo, foi descrito por fontes na Secretaria Nacional de Políticas Penais.

Agentes constataram ausência de detentos cerca de duas horas após a fuga. Os presos jantaram normalmente antes de fugir, segundo fontes da força-tarefa montada para investigar o caso ouvidas pelo UOL.

Os policiais penais do presídio federal de Mossoró (RN) só perceberam a fuga após a contagem de detentos, por volta de 5h30. A Polícia Militar foi acionada às 8h.

Nota do BCS – Uma penitenciária de segurança máxima com “fuga por alambrado” é piada pronta. Seria difícil um redator de programa de humor, televisivo, chegar a tanto.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.