• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 27/09/2015 - 23:56h

Pensando bem…

Felicidade se acha é em horinhas de descuido”.

Guimarães Rosa

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...

Comentários

  1. João Claudio diz:

    ”O cidadão que defende os ladrões que roubam os cofres públicos, são tão ou mais perigosos que os próprios ladrões.”

    (Eu, e a maioria do povo honesto)

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Felicidade se acha fazendo o que se gosta. FAZENDO!
    Felicidade não está em TER o que se gosta!
    Felicidade não se encontra em SER o que sempre se desejou ser.
    Somente no FAZER é possível encontrar a FELICIDADE.
    Há quem diga que importante é SER. Que TER não realiza ninguém.
    Eu escrevi em 2003, romance MARANHÃO, editado pela Imprensa Universitária – UFC – que mais importante do que o TER ou o SER é o FAZER. Que somente fazendo se alcança a felicidade. Como isto foi escrito por mim num livro com tiragem de apenas 2 mil exemplares, certamente daqui a alguns anos aparecerá um outro PAULO COELHO para proclamar esta verdade.
    A FELICIDADE ESTÁ NO FAZER!
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM SETEMBRO? VÃO DEIXAR SAL GROSSO PRESCREVER?
    O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ. EM JARDIM DO SERIDÓ FOI!

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      TRECHO DO ROMANCE MARANHÃO
      Arrupiado notou que o Lopes tinha se “desligado”. Meio assustado e quase num gaguejo, tenta acordá-lo.
      – Lopes, Lopes, vai começar?
      – Vou apenas lhe provar que o TER não é tão importante quanto você pensa. De que adianta o dinheiro na velhice? Para que quer dinheiro um homem mergulhado na senilidade? Que importam os bens materiais a um homem decrépito?

      E o Lopes não parava.
      Mas não é só o ter que os homens valorizam excessivamente. O SER, Arrupiado, o SER é mais do que valorizado. Depois ficam se lamuriando da infelicidade que procuram de forma quase consciente.
      Foi aí que o Arrupiado achou que cabia um aparte. Concordava que tinha razão, o Lopes, quando se referia ao acúmulo de dinheiro. Mas, quanto ao SER, ao galgar posições sociais através do conhecimento, do estudo, da inteligência, do trabalho, aí não. Aí não dava para concordar com o Lopes.
      – Pera aí, Lopes. Me explique melhor isto. Que o dinheiro às vezes complica a vida das pessoas, tudo bem. Mas o SER, o bem posicionar-se na pirâmide social, não vejo como.
      Lopes arregalou um pouco mais os olhos. As suas sobrancelhas se levantaram exageradamente. Respirou fundo e, buscando uma calma que lhe parecia difícil, voltou a falar.
      – Nem todos buscam o SER através apenas do trabalho, do estudo, da inteligência. Quase todos se utilizam de meios pouco recomendáveis, só se preocupando com a meta a ser atingida. A prática do alpinismo social é mais comum do que você imagina. E na corrida esquecem-se da honra, da família, da religião. Rifam tudo. Estes ao conseguirem SER, são sem nunca terem sido. E um vazio enorme invade as suas almas. No fundo não passam de capatazes da posição que ocupam. Tornam-se marionetes de um teatro de fantoches que termina por tragar-lhes a própria alma. Pode alguém ser feliz assim? Pode, Arrupiado?
      E antes que Arrupiado conseguisse abrira boca, Lopes emendou:
      – Certamente você agora iria dizer que há os que conseguem SER com decência, com dignidade. Claro, apesar de muito poucos, existem. Mas não pense você que são felizes por terem conseguido SER. Sabe por que? Porque o SER não é para sempre. O tempo, Arrupiado, o tempo tudo desgasta e faz com que os homens corram mais e mais atrás do SER. Por mais que consigam, ainda querem mais. A posição que ocupam sempre lhes parece intermediária. Nunca o SER que conseguiram é o SER que lhes satisfaz por completo. E continuam a corrida maluca atrás do que nunca alcançarão.
      – Me diga, Lopes, me diga o que finalmente pode o homem fazer para ser feliz?
      – Tu já o disseste.
      – Eu?
      – Sim, Arrupiado. FAZER, eis o segredo.
      – FAZER?
      – Sim, FAZER. A vida não é TER, não é SER. A vida é FAZER.
      – Me explique, me dê exemplos.
      -Vejamos, Arrupiado, vejamos. Quem é mais feliz: um general aposentado a olhar da janela o dia que se vai ou o cabo que comanda alguns recrutas? Um velho bispo que afundado na sua poltrona espera a hora do almoço ou o padre que reza a sua missa numa manhã de domingo?
      – Pera aí! Todo mundo vai ter que envelhecer, vai ter que um dia passar para alguém…
      – Não, não, não! Você não está conseguindo me entender. O que eu quero lhe dizer é que não há realização fora do FAZER. Não há realização fora do FAZER. E não me interrompa mais.
      /////
      O texto segue, mas creio que lendo esta transcrição já dá para ter uma idéia de que a felicidade está em FAZER. Claro que FAZER o bem.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Catolicismo
    Papa Francisco pede que bispos denunciem casos de pedofilia na Igreja
    Pontífice disse que cabe ao bispo e superiores a tarefa de garantir a segurança de jovens e adultos vulneráveis.
    O papa Francisco pediu aos sacerdotes, aos bispos e às dioceses que zelem pela segurança de crianças e adolescentes e que investiguem e denunciem todos os casos de pedofilia cometidos por sacerdotes. G1
    ////
    Recentemente o Papa Francisco pediu que todos combatessem a corrupção. Chegou a dizer que a corrupção era FEDORENTA. E o que faz a Igreja do Papa Francisco? Apoia quem combate a corrupção?
    É preciso passar da palavra a ação. O Papa deveria DETERMINAR todo o apoio da Igreja Católica aos que combatem a corrupção. Enquanto isto o Papa não faz ficamos vendo fotos de bispos sentados em mesas com corruptos já condenados em primeira instância por prática de improbidade analisando os meios para construção de Santuário. Estas fotos vão frontalmente de encontro a tudo o que o Papa prega.
    Que os Cardeiais no Brasil fiquem mais atentos ao que acontece nas dioceses. Que o Núncio Apostólico informe ao Papa o que realmente acontece no Brasil. O que não pode continuar é o Papa estimulando todos a se dedicarem ao combate da corrupção e corruptos serem recebidos com tapete vermelho por bispos e padres e posarem para fotos. Que todos sigam a orientação do Papa Francisco.
    //////////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃOJULGADOS EM SETEMBRO? SAL GROSSO VAI PRESCREVER?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.