• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 14/09/2010 - 10:52h

Pesquisas… conflitantes pesquisas

Não é apenas no Rio Grande do Norte que as pesquisas são conflitantes. Em Minas Gerais a discrepância entre os institutos é maior ainda.

Segundo o Ibope, o atual governador e candidato a reeleição, Antônio Anastasia (PSDB), tem 41% das intenções de voto, enquanto Hélio Costa (PMDB) tem 32%, uma diferença de 9% pró-Anastasia.

No entanto, segundo o instituto Datafolha, Hélio Costa tem 39% das intenções de voto e Anastasia tem 36%.

Lá, quem defende a candidatura de Hélio Costa diz que instituto sério é o Datafolha. Por outro lado, a turma de Anastasia diz que é Deus no céu e o Ibope na terra.

No Rio Grande do Norte, os números da pesquisa Ibope (sempre o Ibope) não batem com os números da pesquisa Start. Pelo primeiro, a Rosa do DEM vence disparado; já para o segundo, falta apenas um capilé para ter segundo turno.

Por via das dúvidas, estou com Julierme Torres, o eleitor deve votar com base em suas convicções e nas propostas dos candidatos. É a coisa mais sensata.

Extraído do Blog do Tio Colorau AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury

Comentários

  1. Ricardo menezes diz:

    Realmente a START deve ter muita credibilidade, suas pesquisas são publicada pelos grandes jornais desse pais, redes de televisão, eo ibope é um isntitutozinho provinciano q serve apenas para servir aos interesses de quem esta no poder, o povo é sabio, pena q algums “jornalistas” achem ao contrário. Esse ataque ao ibope aqui no rio grande do norte é apenas para o governo do estado, e as pesquisas para governo federal, não vejo ninguém contestar, começam a surgir os “jornalistas” chapa branca” aqui do estado, tem q fazer merecer o q ganham. (Viva a democracia!!!!!!!)

  2. Paulo diz:

    É uma conparação um pouco forçada essa entre o Datafolha e o Instituto Start, com certeza uma coisa é uma coisa,e outra coisa é outra coisa. A proposito aqui no Rn, nessa rodada de pesquisas, temos o Ibope e o Gama com os resultados muito parecidos, somente a pesquisa da Start é que está destoando, quem terá razão? Eu com certeza fico com os dois primeiros, não só pelo maior respaldo, como também pelo fato da pesquisa do Ibope ser mais recente do que a da Start.

  3. Rubens Braga diz:

    Apesar de não ser estatístico, sempre acompanho a metodologia aplicada pelos institutos nas suas pesquisas, não posso afirmar que instituto A ou B é tendencioso ou incapaz. No entanto ao meu ver existe um erro na pesquisa Start pois desde a primeira pesquisa até a última foram entrevistadas pessoas nos mesmos 37 municípios o que ao meu ver está equivocado pois deveria haver um rodízio de municípios, será que esses 37 municípios representam o estado que tem 165 municípios. ou seja, os números da pesquisa poderão está certos no âmbito desses 37 municípios no entanto não correspondem a realidade do estado.

  4. MARCOS PINTO - Sócio-Correspondente do "Arquivo Nacional Torre do Tombo" (Lisboa/Portugal). diz:

    Ô Ricardo, como você vê o fato do IBOPE ter anunciado no estado da Bahia, durante a campanha política do ano de 2006, que o candidato petista JACQUES WAGNER não iria sequer para o segundo turno, e no entanto, ele levou a parada ainda no primeiro turno? É candidato à reeleição.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.