• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 26/03/2024 - 11:00h
Polêmica

PF investiga presença de Bolsonaro em Embaixada da Hungria

Imagens do jornal dos EUA mostram Bolsonaro em embaixada (Arte de O Globo)

Imagens do jornal dos EUA mostram Bolsonaro em embaixada (Arte de O Globo)

Do Canal Meio e outras fontes

Apenas quatro dias após ter seu passaporte apreendido pela Polícia Federal, em meio às investigações de tentativa de golpe, Jair Bolsonaro (PL) passou duas noites na Embaixada da Hungria em Brasília, onde não poderia ser preso, pois a lei internacional classifica representações diplomáticas de um país como território daquela nação. Segundo imagens das câmeras de segurança obtidas pelo New York Times, o ex-presidente ficou na representação diplomática entre 12 e 14 de fevereiro, acompanhado aparentemente por dois seguranças, sendo recepcionado pelo embaixador húngaro, Miklós Halmai, e sua equipe.

No dia 12, ele postou, às 20h34, o vídeo em que convocou seus apoiadores para um ato em sua defesa, em 25 daquele mês, na Avenida Paulista, e, às 21h37, entrou na embaixada. Segundo o jornal americano, a permanência na representação diplomática sugere uma aproximação com o premiê da Hungria, Viktor Orbán, numa tentativa de escapar da Justiça brasileira. Os dois políticos são próximos há anos, tendo em comum a agenda de extrema direita. (New York Times e Folha)

Bolsonaro admitiu a Igor Gadelha que ficou na embaixada. “Não vou negar que estive na embaixada, sim. Não vou falar onde mais estive. Mantenho um círculo de amizade com alguns chefes de Estado pelo mundo. Estão preocupados. Eu converso com eles assuntos do interesse do nosso país. E ponto final. O resto é especulação”, afirmou. Em nota, sua defesa disse que “o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações”. (Metrópoles)

O Itamaraty não gostou e convocou Halmai para explicar a situação. A reprimenda foi transmitida pela secretária de Europa e América do Norte, embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes. Por cerca de 20 minutos, o embaixador ouviu as queixas e tratou os pernoites como corriqueiros. Na conversa, ela reiterou os problemas de Bolsonaro com a Justiça e que ele tem amplo direito de defesa. (Globo)

Já o ministro Alexandre de Moraes deu 48 horas para que Bolsonaro explique a visita. A Polícia Federal vai investigar o que ocorreu. (CNN Brasil)

Sem motivo para prisão

Eliane Cantanhêde: “Sempre tão implacável, Xandão está numa semana que não chega ao extremo de ser paz e amor, mas de esclarecer circunstâncias e reduzir confrontos e tensões. Informou a seus pares no Supremo que não dá bola para o ‘asilo’ de Bolsonaro, não vê elementos para prisão preventiva por risco de fuga e obstrução de Justiça. Confirma-se a previsão de que Bolsonaro só será preso se for condenado e depois do trâmite em julgado, sabe-se lá quando”. (Estadão)

João Paulo Charleaux: “Nos dois dias em que esteve abrigado na embaixada, Bolsonaro estava inalcançável pela Justiça de seu próprio país. Se a Justiça foi atrás dele nessas 48 horas ou não, isso é apenas um detalhe. No que diz respeito à oferta de proteção internacional, ela ocorreu na prática.” (Folha)

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Raimunda diz:

    Sem entrar no mérito do certo e do errado, do que é direito do sujeito ou não, eu só faço uma pergunta? Cadê a coragem do sujeito arrogante, que não tinha medo de ministro do STF porque era a autoridade máxima do Brasil?
    Agora, que o seu plano de permanecer no poder foi por água abaixo, o imbroxável, o incomível, o imorrivel, é também inelegível, não é “inderrotável”, nem muito menos “imprendível.”

  2. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    O inominável marginal mais impune da política brasileira, continua sua saga de mentiras, armações , fraudes e manipulações descaradas .

    A tentativa de asilo, aliás, o asilo de dois nas dependências da Embaixada Húngara, segue o roteiro mais que calculado de um marginal convicto do que fez no verão passado.

    Ele esqueceu de que o Ministro do S. T. F. Alexandre de Morais a quem tanto humilhou quando Presidente da Republica, não nasceu hoje.

    Portanto, não obstante todos os fatores de ordem política, social e jurídica que se inter relacionam ao caso, entendo, saberá administrar o momento adequado da prisão do GENOCIDA em suas idas e vindas de um calejado e profissional covardao…!!!

  3. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Na prática, de fato, o inominável Ex Presidente, obteve ASILO de dois dias nas dependências da Embaixada Húngara, pois se durante o r. Período, houvesse uma determinação de Prisão preventiva, esta, não poderia ser executada.

    O mais imberbe dos juristas é sabedor dessa realidade…!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.