• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 08/12/2022 - 11:04h
Planejamento e ação

Plano de Metas e Investimentos é apresentado para futuro de Mossoró

A Prefeitura de Mossoró apresentou nesta quarta-feira (7) à população o Plano de Metas e Investimentos denominado “Mossoró Realiza.” É um programa multissetorial que contempla investimentos em diversas áreas do município, preparando-o pro futuro.

Araújo fez explanação técnica e mostrou vanguarda do projeto (Foto: PMM)

Araújo fez explanação técnica e mostrou vanguarda do projeto (Foto: PMM)

Teatro ficou lotado com presença de vários segmentos sociais (Foto: PMM)

Teatro ficou lotado com presença de vários segmentos sociais (Foto: PMM)

Plano de Metas é multissetorial e abrangente, com ações para preparar Mossoró pro futuro (Foto: PMM)

Plano de Metas é multissetorial e abrangente, com ações para preparar Mossoró pro futuro (Foto: PMM)

O programa estratégico tem como objetivo acelerar o desenvolvimento, gerar emprego e renda, e resolver problemas históricos enfrentados pela população. A apresentação foi feita pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) juntamente com a equipe de secretários inteiramente ligados à formulação do plano.

Recursos próprios e advindos de financiamentos de alguns milhões de reais – valores ainda não divulgados – vão arrimar os projetos.

“Ele traz uma série de ações em áreas importantes, como meio ambiente, saúde, educação, emprego e renda, pavimentação, acessibilidade, causa animal, mobilidade urbana, eficiência energética, construção e reforma de prédios, além de infraestrutura hídrica, especialmente para a zona rural do município”, destacou o gestor.

Na apresentação, também falou o consultor Vagner Araújo, que tem grande experiência em planejamento e gestão pública, além de Kadson Eduardo, nome da equipe do prefeito que terá papel importante na condução desse ousado projeto.

O prefeito Allyson Bezerra destacou o foco na revitalização do Rio Mossoró. Tal projeto abarca obras de saneamento, despoluição, participação das universidades, educação ambiental, parceria com a Caern e Governo do Estado, e atuação da Diretoria-Executiva de Meio Ambiente.

Com relação à saúde, o prefeito Allyson Bezerra destacou a necessidade de ampliação do total de unidades para melhor atender à população. Ressaltou ainda a meta de construir novas instalações para o Centro de Controle de Zoonoses e também de implantar a primeira UBS pet de Mossoró. Outra ação importante objetivada pela Prefeitura é a criação do Hospital Municipal.

No âmbito da segurança, o programa de metas e investimentos pretende implantar videomonitoramento voltado a equipamentos públicos, praças e entradas da cidade. No tocante ao esporte e lazer, o objetivo é desenvolver a construção de 10 complexos de esporte e lazer: quadras, campos, academias da saúde, espaços kids e calçadão.

Kadson Eduardo terá importante papel em equipe que tocará projetos (Foto: PMM)

Kadson Eduardo (falando) terá importante papel em equipe que tocará projetos (Foto: PMM)

Também pretende-se promover a reforma e manutenção de 20 praças e a instalação de 30 academias da saúde.

Zona Rural

A zona rural também é prioridade da Prefeitura de Mossoró. Entre as propostas, está garantir a construção de adutoras e a perfuração de poços. A educação também receberá especial atenção, destacando-se projetos como construção de cinco novas escolas de ensino fundamental e de cinco creches de ensino infantil e a implantação de cinco centros de referência em educação integral.

O objetivo é também trabalhar em favor da cultura, empregando esforços para a construção do Centro de Cultura e Artesanato Popular e da Arena Cultural, bem como fomento a diversas atividades durante o ano todo.

Durante a explanação, o chefe do Executivo Municipal pontuou objetivos no âmbito da infraestrutura: implantação de rede de drenagem; investimento em pavimentação; ampliação e reforma de prédios públicos; trabalhar pela duplicação da avenida Francisco Mota e pela construção do anel viário, ligando as BRs 110 e 304; duplicação das pontes da avenida Presidente Dutra; e asfaltar mais 55 km de ruas e avenidas (45 quilômetros já foram asfaltados, somando os anos de 2021 e 2022); e construção de ciclovias.

O programa terá ampla participação popular e interação com os diversos segmentos e instituições sociais do município. Isso será efetivado através de site disponibilizado para que os cidadãos e instituições possam opinar sobre os mais variados temas englobados pelo plano de investimentos.

Opinião

Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDILOJAS), Micheson Frota demonstrou entusiasmo com o que viu: “É uma apresentação histórica. A gente vibra. Muitas vezes a gente se preocupa muito mais com o nosso dia a dia e não faz o planejamento para o futuro. Eu acho que a palavra hoje, do momento, em qualquer área, seja ela privada ou pública, é gestão, e esse modelo de gestão municipal está sendo dinamizado, conversado com a população, as entidades, com o objetivo único de realmente facilitar a vida do cidadão hoje e para o amanhã.”

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política

Comentários

  1. Erivan Lopes dos Santos diz:

    Projeto grandioso, pensando numa Mossoró no futuro, todos atores envolvidos neste grande projeto estão de parabéns. So discordo da reforma do mercado, descaracterizando o estlilo arquitetonico da fachada ( estilo neoclássico, se não me engano) dar para manter a fachada original, e modernizar a parte interior. Não descaracterizam o estilo arquitetônico do mercado.

  2. Lair Solano Vale diz:

    Ter projetos já é muito importante. Vamos ver o que dona Fátima, os Senadores e Deputados vão fazer por Mossoró.
    Bolsonaro e Rogério fizeram MUITO.

  3. marcelo silva diz:

    Mossoró estava precisando deste plano de investimentos, a cidade precisa se modernizar, parabéns ao prefeito e sua equipe.

  4. FRANCISCO JUSTINO DA COSTA diz:

    Interessante. Porém, não contempla o saneamento básico e deixa de lado a população dos bairros Macarrão e Quixaeirinha que estão com as fossas no limite, pois o bairro já tem mais de trinta anos. Tem dinheiro de emenda parlamentar, porém. como foi um adversário que colocou as emendas, o prefeito não mostra interesse, e o dinheiro corre o risco de ser devolvido. Esse Plano futurístico não contempla o saneamento desses bairros. Merece uma avaliação.

  5. Bairro santo Antônio diz:

    Parabéns ao Prefeito Alyson nossa gente tá precisando desse tipo de projeto! É um marco histórico para a cidade de Mossoró! O mossoroense Vagner araujo e o Presidente da Câmara Lawrence Amorim também estão de parabéns, tomara que dêem um banho de desenvolvimento na nossa cidade

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.