• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 26/11/2012 - 18:24h
RN Sem Sorte

Polícia Civil encolhe e definha, apesar de propaganda

O cenário da Segurança Pública no Rio Grande do Norte chegou ao limite do insuportável. Pior: pode piorar. Na Polícia Civil, por exemplo, os números que o Governo do Estado insiste em maquiar não conseguem botar a verdade real no acostamento.

Em 2008 foi aberto edital contando com 68 vagas para delegados, 263 vagas para agentes e 107 vagas para escrivães (totalizando 438 vagas), além de formação de cadastro de reserva (suplentes); em 2010 terminaram o curso de formação 84 candidatos para o cargo de delegado, 308 para agentes e 122 para escrivães (totalizando 514 concursados).

De lá para cá foram nomeados e empossados apenas 30 delegados (11 não tomaram posse ou pediram exoneração), 105 agentes (17 não tomaram posse ou pediram exoneração), 25 escrivães (7 não tomaram posse ou pediram exoneração), totalizando 160 empossados.

Essas nomeações correspondem tão somente à reposição de morte a aposentadoria, mantendo-se a mesma estrutura dos últimos concursos (1996 para delegado e 2000 para agentes e escrivães). Dos que fizeram curso de formação faltam ser nomeados 43 delegados, 186 agentes e 91 escrivães, totalizando 320 aprovados aptos a serem nomeados.

Nomeação

Destes, no entanto, devido a demora nas nomeações, muitos não tomarão posse. Vale ressaltar que há a previsão de 200 a 300 aposentadorias no ano de 2013 e que existem apenas 1.482 policiais civis (162 delegados, 149 escrivães e 1171 agentes), quando existem 5.150 cargos criados em lei (350 cargos para delegados, 800 escrivães e 4.000 agentes), ou seja, 75% dos cargos existentes para a polícia civil se encontram vagos.

Tudo aponta para a necessidade de nomeação com urgência dos atuais aprovados (os que já fizeram curso de formação e encontram-se nas vagas), além dos suplentes (que precisam fazer ainda o curso de formação – os suplentes totalizam 92 candidatos ao cargos para delegado, 151 agentes e 56 escrivães).

Entretanto, o governo se esquiva, produz uma salada de números e promove uma propaganda enganosa que vende a ideia de que tem ocorrido reforço na segurança e a Polícia Civil não para de ganhar ampliação de seus quadros.

Os números verdadeiros são estes citados agora pelo Blog.

Pobre Rio Grande Sem Sorte.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. Carol diz:

    E dizem que vamos ser sede de Copa do Mundo! Lamentável!

  2. Sandro Silva diz:

    Ótimo artigo. Mostra o completo descaso do governo para com a segurança pública e a vontade implícita de acabar com a polícia civil.

  3. Ingrid de Andrade diz:

    Meu pai passou nesse concurso para agente da PC, pediu demissão do antigo emprego, fez o curso de formação e há QUATRO ANOS espera por essa bendita nomeação.
    Não preciso nem falar que passamos um sufoco até ele conseguir outro emprego quando percebeu que não seria nomeado tão cedo.
    Obrigado Governo do RN por se importar com aqueles que buscam um emprego de maneira correta.
    Se fosse um cargo comissionado meu pai já tava empregado, né não?

  4. Alberto diz:

    GOVERNO QUE NÃO TRABALHA PARA SEGURANÇA É GOVERNO QUE INVESTE NO CRIME ORGANIZADO.
    ESTAMOS ASSISTINDO O FIM DO RIO GRANDE DO NORTE.

  5. Francy Granjeiro diz:

    Ingrid, diz pra seu papai fazer como fez a candidata foi aprovada na 44ª colocação para o cargo de Técnico em Enfermagem acionar Justiça e obrigar Estado a contratar ele aprovad no concurso.Mostra esse site pra ele.
    //vestibularnopara.com.br/apos-40-anos-alagoana-ganha-na-justica-direito-de-estudar-medicina/

  6. Maria diz:

    Este governo promove a (IN)SEGURANÇA PÚBLICA! Todos os dias, a violência come solta, e os crimes ficam impunes: sem policiais, sem estrutura, sem interesse do govenro.. A POPULAÇÃO ESTÁ LARGADA A ABANDONADA POR ESSE GOVERNO!!!!!!!!!

  7. cidadão diz:

    Eu conheco a realidade de varias PDs nas cidades polos e também nas menores
    e o que eu posso dizer é que a situacão é muito pior doque qualquer um consiga relatar. Muitas cidades onde nòs pessamos que existe uma DP em situacão dificil na verdade nem existe, esse é maior crime cometido nesse Estado.

  8. erinelson diz:

    QUERO VER ATÉ QUANDO A POPULAÇÃO DO RN VAI ACEITAR ESTE DESCASO COM A SEGURANÇA PÚBLICA! ESTAMOS INSEGUROS AO SAIR NA RUA! E pior: OS BANDIDOS TEM A CERTEZA QUE NÃO SERÃO PUNIDOS, EIS QUE NÃO TEM POLÍCIA NO ESTADO! O ESTADO QUER SUCATEAR A SEGURANÇA PUBLICA! COMO VCS PODEM CONTINUAR VOTANDO NESSA GESTÃO? SE TEM POLICIA CIVIL E MILITAR PARA SER CONTRATADA, PORQUE NÃO FAZ? PORQUE NÃO INVESTE? AGORA VEM COM ESSA PROPAGANDA ENGANOSA DE COMPRAR CARROS PARA A POLICIA..QUEM VAI DIRIGIR? OS CARROS VÃO CAMINHAR SOZINHO? CARROS VÃO CONCLUIR INQUÉRITOS? A CIDADE DE MARTINS TA SEM DELEGADO, A CIDADE DE PIPA, VERA CRUZ E VÁRIAS. ALIÁS MAIS DE 22 CIDADES SEM POLÍCIA! ISSO FOI VEICULADO NA IMPRENSA!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.