• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 12/06/2023 - 07:00h
RN

Policiais apreendem helicóptero e prendem piloto envolvido em tráfico

Do BZ Notícias

Helicóptero e piloto têm uma série de irregularidades Foto: PCRN)

Helicóptero e piloto têm uma série de irregularidades Foto: PCRN)

O pouso inesperado de um helicóptero em Pau dos Ferros, no Alto Oeste do RN, e a movimentação dos seus ocupantes no solo provocaram desconfiança, por voltas das 15h desse sábado (10).

Logo, a Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar em Pau dos Ferros, iniciou operação.

O piloto é o pernambucano André Luiz Gomes Ferreira, 43 anos, que foi preso em agosto de 2020 na Operação Além Mar, deflagrada pela Polícia Federal para desbaratar quadrilha que fazia o transporte aéreo de cocaína do Paraguai para o Brasil, e depois exportava para a Europa via portos nordestinos, a mando do grupo do narcotraficante Fernandinho Beira-Mar.

A prisão de André foi temporária, o Juízo da 4ª Vara Federal do PE pediu prorrogação, mas a 3ª turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, concedeu, por unanimidade, habeas corpus para liberação dele.

Pau dos Ferros

Segundo o delegado Carlos Michel ao BZN, o helicóptero estava voando sem os equipamentos de segurança ligados, a exemplo do gps e transponder, além de permanecer numa altitude em que o trajeto não era identificado pelos radares do controle de tráfego.

Por falta de combustível, o piloto pousou em Pau dos Ferros, onde também desembarcaram cinco tripulantes e ficaram na pista de pouso.

O delegado informou que a aeronave está com a documentação irregular e proibida pela ANAC de realizar voos. Foi verificado também que não existia plano de voo registrado para que a aeronave estivesse em solo potiguar.

Diante das irregularidades, policiais civis e militares realizaram a abordagem, com busca na aeronave e nos tripulantes, mas não foi encontrado material ilícito. Todos foram conduzidos para a Delegacia Regional de PC de Pau dos Ferros e o piloto, responsáveI pela aeronave que não possui autorização para voar, foi autuado em flagrante por colocar a vida de terceiros em perigo, com base no Art. 261 do código penal.

Após, André Luiz foi encaminhado ao Sistema Penitenciário, onde está à disposição da Justiça.

A PCRN segue com as investigações para esclarecer as circunstâncias do pouso envolvendo o helicóptero PR-NMC.

Curiosidades

Em fevereiro de 2019, André Luiz foi preso pela PRF na Via Dutra, altura do KM 17,3, por porte ilegal de arma de fogo. Com ele foram encontrados em R$ 644.600,00 em espécie.

Ele dirigia uma caminhonete Amarok com placa do Rio Grande do Norte.

Em novembro de 2018, André e outra pessoa estavam em um helicóptero e precisou fazer um pouso de emergência devido a peso excessivo.

Segundo relatório do MPF no processo que tramitou no TRF5, em que foi concedido habeas corpus, contrariando o parecer do parquet, a aeronave, então, pousou em uma fazenda na beira da estrada, evitando o uso de aeródromo localizado a apenas 9 km.

“Observou-se que ANDRÉ LUIZ teria passado duas horas no Município de Parnamirim/RN, região onde em novembro de 2018 foi identificado galpão utilizado para depósito de 1.391kg de cocaína”.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.