• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 28/10/2008 - 10:16h

Por que Guamaré pode ter novo prefeito

Alguns webleitores indagam por que Guamaré poderá ter novo prefeito, em vez do eleito Mozaniel Rodrigues (PP). Bem, vamos à tentativa de esclarecimento do caso.

O TSE cassou o registro do vice-prefeito e ex-prefeito João Pedro. Ele é pai de Mozaniel e seu vice-prefeito eleito. A decisão decorre de condenação transitada em julgado nos tribunais de contas da União e do Estado.

O entendimento do TSE é que esse tipo de sentença implica no impedimento à disputa político-eleitoral do afetado. Daí o problema respingar em Mozaniel.

Quem tende a assumir, não ocorrendo qualquer reviravolta, é o atual vice-prefeito Auricélio Teixeira, por ter sido o segundo colocado na disputa.

A inclinação é essa, porque Mozaniel não alcançou mais de 50% dos votos mais um. Se isso tivesse acontecido, ocorreriam novas eleições.

Mozaniel obteve 34,28% dos votos válidos, contra 32,23% empalmados por Auricélio dos Santos.

Guamaré continua impagável.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Comentários

  1. Gilvandro Alves diz:

    Infelizmente ao que parece, os políticos de Guamaré são todos corruptos. Se houvesse seriedade na administração da prefeitura daquela cidade, os recursos financeiros disponíveis no orçamento dariam para instalar até “leite encanado para todos os moradores da cidade”, à moda do que diz Miguel Mossoró, pois só de royalties da Petrobras, são mais de 2 milhões de reais por mês. É muita roubalheira neste país! Não acredito que isso mude, pois é cultural e o povo assiste a tudo de braços cruzados.

  2. marcos fonseca diz:

    Pois é Carlos,
    Apesar destas eleições está mostrando um certo rigor, e que poderia ser bem mais rigorosa,se fosse a triste decisão do STF de liberar geral.Muitos “políticos” apostaram na impunidade.Nocaso específico, está constatado o principio indivisibilidade da chapa majoritária para conconcorrer as eleições,cassada a candidatura do vice, cai ao do prefeito e vice-versa.Esta terra ainda vai cumprir seu ideal…

  3. Raimundo Hipólito diz:

    De acordo com o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral, no que tange ao art. 18 da Lei Complementar nº 64/90, é de que a declaração de inelegibilidade do candidato à Prefeito Municipal após as eleições atingirá o candidato a Vice-Prefeito, assim como a destes atingirá aqueles.
    Assim, com a cassação do registro ou diploma do vice-prefeito eleito João Pedro Filho, após o pleito, consequentemente atingirá o Prefeito eleito Mozaniel, perdendo este, também, o seu diploma, porquanto maculada restou a chapa. Isso com fundamento no princípio da indivisibilidade da chapa única majoritária. Desta forma, Auricélio é quem assumirá a prefeitura de Guamaré.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.