• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 21/08/2014 - 18:18h
Saúde

Precisamos da Casa de Saúde Dix-sept Rosado

Da mesma forma que o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia foi objeto de intervenção, isso poderá acontecer com a Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR). A confirmação vem do Ministério Público do RN (MPRN), através do promotor Flavio Corte (veja postagem abaixo ou AQUI).

Se for a saída provisória, para seu saneamento financeiro e equilíbrio ao funcionamento, de modo a cumprir seu inestimável valor social, que assim seja.

No caso do Hospital da Mulher, o caminho foi admitido, incentivado e até pedido pelo Governo Rosalba Ciarlini (DEM) em determinada etapa do imberbe funcionamento dessa unidade hospitalar. Simplesmente entendeu que não tinha competência para sua gestão.

Posteriormente, ao final da intervenção (que foi renovada), o próprio Estado assumiu seu comando ao seu modo, do seu jeito. Há alguns meses está nas mãos competentes do doutor Inavan Lopes e dedicado quadro de servidores.

Mas qualquer pessoa que conheça razoavelmente bem o setor, em Mossoró, sabe que o  Hospital da Mulher não tem como atender à demanda diluviana de mães e seus bebês.

A manutenção e melhoria da CSDR são fundamentais para a saúde pública em Mossoró. Atende a uma média de 600 mães e seus bebês mensalmente. Ruim com ela, pior – muito pior sem ela.

Se existem desvios, apurem e punam seus culpados.

Mas sejamos ágeis, eficientes e cirúrgicos na solução desse impasse que se arrasta há muitos anos.

Uma cidade que estufa o peito para produzir em seu favor um monte de ufanismos, intitulando-se  capital disso e daquilo, não pode sucumbir ao título de “Nova Herodes”, punindo criancinhas e suas mães.

Bom senso, menos politicalha.

O interesse social deve ficar acima da futricas e arengas inconsequentes, que vivem nos atrasando como civilização.

Vamos acompanhar os acontecimentos.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Saúde

Comentários

  1. marcelo diz:

    Vou ficar aguardando ainda neste período eleitoral o Ministério Público abrir investigação no Hospital da mulher e na prefeitura de Mossoró (por compra de insulina superfaturada), só assim saberei se este órgão é realmente isento com relação a política partidária…

  2. RC 50 diz:

    Onde tem roubalheira de dinheiro público o MP e a polícia Federal tem que investigar sim,a culpa disso é de quem
    administra,foi com a OSCIP MARCA e agora com mais essa ou bota moral ou não estanca a sangria,isso é só o começo é desse tipo de picaretagem que se tira muitas vezes dinheiro para eleger A ou B.

  3. erivan diz:

    É muito importante a manutenção desse hospital, se realmente tem culpado q seja punido, so sei de uma coisa, esse hospital pode ter sofrido mal administração mas tambem sofre muita perseguição política.

  4. Jefferson Cavalcante diz:

    Concordo, se houve mal administração da parte dos administradores, que responda as dúvidas do MP, mas não podemos ver a casa de saúde como uma instituição de lavagem de dinheiro, esta casa vem servindo e contribuindo com nossa cidade, e mais de 60 municípios, até mesmo de outro estado vizinho, como o ceará… Esta casa fez aniversário de 73 anos neste mês, não é 73 dias… Não se pode criar magoas por motivos de políticas partidárias, e massacrarem um patrimônio, um patrimônio com muitas historia de lutas, resistência as velhas e novas perseguições… Onde as perseguições, deixa as ações desta casa andarem com passos de tartaruga, mesmo assim vem sobrevivendo incansavelmente, matando um leão por dia, sobressaindo de abismos, criado pelo que apenas estão provisoriamente nos poderes públicos do nosso município e do estado.

  5. FRANCY GRANJEIRO diz:

    Creeeedooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Meu velho pai de 82a sempre nos diz:Quem não puder entrar que não entre, “política quebra”.

  6. naide maria rosado de souza diz:

    Que essa situação calamitosa se resolva. Deus do céu!

  7. caninde do santo Antônio diz:

    Queria saber se tal assunto já foi noticiado na Tv Cabugi ou na Uol. Porque qualquer besteira que o governo do estado e a prefeitura faz.digamos de errado. Estes veiculo detona. Embora sabíamos quem está por traz.

  8. Lindemberg Gomes diz:

    Mossoró, já viu fechar suas portas três hospitais: O Hospital Duarte Filho, Hospital Infantil Cid Augusto e Maternidade Santa Luzia. Não é possível que agora venhamos ver mais um outro tomar o mesmo caminho dos que inicialmente citamos. Vale destacar a relevante importância dessa grande unidade de saúde (Casa de Saúde e Maternidade Dix-Sept Rosado) de Mossoró. Uma casa que realiza mais de 7.000 partos por ano, além de milhares… milhares de outras mais. O MP com certeza absoluta vai saber e descobrir que mistério é esse. Durante todos esses anos, a Prefeitura Municipal de Mossoró, nunca se preocupou em construir um Hospital Municipal que diante desse fecha-fecha; viesse absorver essa demanda deixada pelos outros que fecharam suas portas. Não. Não é possível que venhamos fechar os nossos ouvidos, calarmos a nossa boca e cruzarmos os nossos braços diante destes fatos. Mossoró é uma cidade que continua crescendo e se desenvolvendo. Mossoró, precisa da Casa de Saúde Dix-Sept Rosado!

  9. Francisco Luciano diz:

    É uma vergonha a saúde pública do RN, principalmente em Mossoró, a segunda cidade do estado não tenhe um hospital para as gestantes possa realizar seus partos.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.