• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 16/02/2023 - 23:20h
Unanimidade

Professores rejeitam propostas de Fátima para pagamento de piso

Os professores da Rede Estadual de ensino rejeitaram as propostas do Governo Fátima Bezerra (PT) para atualizar o Piso Salarial do Magistério 2023. A decisão foi tomada em Assembleia promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE/RN), na tarde desta quinta-feira (16). De forma unânime, os trabalhadores consideraram as proposições ruins e incompatíveis com o que reivindicam.

Posição do professorado foi por unanimidade hoje (Foto: Lenilton Lima)

Posição do professorado foi por unanimidade hoje (Foto: Lenilton Lima)

Consequentemente, aprovaram a realização de uma nova Assembleia no dia 27 de fevereiro tendo como pauta um indicativo de greve. Uma paralisação poderá acontecer dia 8 de março.

A categoria também definiu quantos profissionais da base vão compor a comissão que continuará negociando com o Executivo estadual.

Propostas

Duas propostas foram apresentadas pelo Governo nesta semana. A primeira, em audiência na última terça (14), consistia no seguinte:

Em março implementar para todos os ativos e aposentados que ganham abaixo do Piso, retroativo ao mês de janeiro; para os demais (ativos e aposentados) 3% em maio; Em setembro 2,71%; e em dezembro 8,66%. Já o retroativo seria implementado a partir de maio de 2024.

Nesta quinta (16), em audiência virtual, uma outra proposição foi exposta para a direção do Sinte. Tinha o seguinte formato: Implantar 5,70% em maio e 8,66% em dezembro. O retroativo seria pago a partir de maio do ano que vem.

Consideradas ruins, ambas foram rechaçadas em mesa pela diretoria do Sindicato.

Além da Assembleia com indicativo, outros cinco encaminhamentos foram aprovados coletivamente nesta quinta-feira. São eles:

– Os professores devem conversar nas unidades de ensino com os estudantes e seus pais sobre a Campanha Salarial deste ano e a implantação dos 14,95%;

– As regionais do Sinte/RN devem realizar assembleias para ouvir a categoria em todo o Rio Grande do Norte;

– O Sinte/RN deve preparar uma paralisação para o dia 08 de março;

– O Sinte/RN deve elaborar um plano de mídia para a Campanha Educacional e Salarial 2023;

– O Sinte/RN deve apresentar no Núcleo de Ações Coletivas (NAC) uma proposta de negociação com vistas a reduzir o parcelamento do passivo do Piso 2022, incluindo a correção dos valores.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Política

Comentários

  1. Fernando diz:

    Será que é verdade? A diretoria é toda controlada pelos PT.

  2. M.D.R. diz:

    Tudo que estamos vendo não é surpresa do PT, porque no palanque tudo pode isto quando é oposição. Uma proposta dessa natureza inadmissível deixar os professores numa situação financeira deplorável. Faça o L.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.