• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 27/11/2009 - 16:20h

Promessa de campanha pode ser obrigada a registro na Justiça

Os candidatos a presidente, governador e prefeito poderão ser obrigados a registrar na Justiça Eleitoral as suas promessas de campanha feitas durante as eleições.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta semana um artigo discreto que determina que os candidatos registrem seus planos de governo até dois meses antes das eleições. O artigo está presente no projeto de lei que estabelece normas gerais sobre responsabilidade orçamentária pública.

A proposta ainda precisa ser aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos e na Câmara. Mas já é vista como um importante instrumento de controle por parte do eleitorado.

– É uma iniciativa muito positiva porque representa um compromisso de maior responsabilidade por parte dos candidatos, que devem expor o que tem que fazer e ter a contabilidade no que diz respeito ao seu compromisso de campanha. Os eleitores poderão cobrar as diretrizes propostas pelo candidato, disse o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), membro da CCJ.

O objetivo é que as promessas de campanha sejam efetivamente estabelecidas no Plano Plurianual (PPA) dos governos. Esse plano é um instrumento de planejamento que estabelece quais as estratégias serão feitas pelo governo. O Plano Plurianual compreende o período iniciado no exercício do mandato até o segundo ano de governo.

De acordo com a proposta, as promessas de campanha deverão estar estabelecidas nesse plano, que deve ser divulgado à população.

* Com informações do Congresso em Foco AQUI.

Nota do Blog – Já pensou se uma norma dessa emplaca e é levada a sério mesmo?

Os beneficiados do bolsa-família, por exemplo, esperam até hoje a promessa de campanha de Wilma de Faria (PSB) em 2006, que garantiu que iria aumentar o benefício social com recursos do próprio erário estadual.

A prefeita Fátima Rosado (DEM), de Mossoró, que prometeu ampliar estrutura e serviços da Saúde e continua até o momento divulgando propaganda enganosa, seria punida de que forma. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Comentários

  1. ze roberto diz:

    Tá,uma coisa boa aí.Evitaria muitos constrangimentos,tipo:
    Um candidato a prefeito,prometeu “loas e boas”,eleito,foi pra praça pública(?)(toda praça,deveria ser pública,não?),faze a distribuição do prometido,lá atrás,bem longe,toda vez que ele olhava,tinha um cidadão,que fazia um gesto juntando o polegar e o indicador de uma mão,formando uma rodinha e com o outro indicador em riste,”enfiava na rodinha”,ele se aborreceu e perguntou ao auxiliar: ” Veja aí se eu prometí o boga?”,não era,era a alinaça de casamento.

  2. klebson diz:

    kkkkk no dia que isso for posto em pratica a galinha cria dente…

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.