• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 26/06/2012 - 23:35h
Futuro

Proposta quer 10% do PIB investido em educação

UOL

Os deputados da comissão especial de análise do PNE (Plano Nacional de Educação) aprovaram no começo desta noite um destaque que determina investimento direto de, no mínimo, 10% do PIB em educação até final da vigência do plano, em 2020. Antes disso, em cinco anos, esse percentual deverá ser de, no mínimo, 7%.

Atualmente, o país aplica 5,1% do PIB em educação.

Ministro pessimista

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira (26), em nota, que a proposta aprovada hoje pela Câmara dos Deputados que destina 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação é uma “tarefa política difícil de ser executada”.

“Em termos de governo federal equivale a colocar um MEC dentro do MEC, ou seja, tirar R$ 85 bilhões de outros ministérios para a Educação. É uma tarefa política difícil de ser executada”, afirma o ministro. Segundo o MEC, a proposta equivale “dobrar em termos reais” os recursos para a área no orçamento das três esferas de governo (municípios, Estados e União).

O ministério afirmou que vai estudar, ainda, as “repercussões e as implicações” da decisão e aguardar a tramitação no Senado, para onde o texto segue agora.

Nota do Blog – Os chamados ‘tigres asiáticos’ e nas últimos décadas a própria China passaram a mudar sua história com pesados investimentos em educação. Se continuarmos esperando a ‘divisão do bolo’, sem que socializemos o conhecimento e as oportunidades, teremos mais alguns séculos de atraso.

Mas o ministro Mercadante deve ser mais um que acha que educação é “gasto”. Rosalba Ciarlini (DEM) está fazendo escola.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação

Comentários

  1. Carlos Andre diz:

    Bom dia Carlos Santos.

    E complementando seu raciocínio, o “bolo” só cresce se tiver gente qualificada para faze-lo corretamente.
    Engraçado é ver o Brasil pagando os juros mais caros e estorcidos do mundo, enquanto a educação pena por um financiamento mais adequado, sem um povo bem instruído nenhuma politica publica terá sucesso, a criminalidade, o baixo nível na saúde da população, o baixo crescimento econômico que por muitas vezes acontece por falta de mão de obra qualificada, entre outros problemas socioeconômicos só terão melhorias em seus índices quando a população atingir um patamar minimo de conhecimento.

  2. Pedro Victor diz:

    Não entendo que AM esteja achando que educação é custo. Ele está sendo pragmático. Dobrar o investimento em educação tirando dinheiro de onde? Dos outros ministérios. Que ministro vai achar legal perder dinheiro? Nenhum. Daí a dificuldade política de que ele fala.

  3. Wilpersil diz:

    Nota do Blog – Os chamados ‘tigres asiáticos’ e nas últimos décadas a própria China passaram a mudar sua história com pesados investimentos em educação. Se continuarmos esperando a ‘divisão do bolo’, sem que socializemos o conhecimento e as oportunidades, teremos mais alguns séculos de atraso.
    William Diz:
    Só que na China se mata corruptos…
    Existe uma disciplina rígida
    Fiscalização rigorosa nos gastos….
    ***No momento que escrevo estes comentários estou digitando algumas ATAS da escola a pedido da SEEC e no ensino médio as notas de matemática da 1ª a 3ª série são abaixo de 6,0, a maioria entre 1,2 a 4,5 em Física também o índice é baixo. Alunos de 3ª Série não poderiam estar neste nível. A coisa tá feia, a educação pública é um faz de conta… Quando funciona é alienante ao sistema e a busca do grande salário, o saber como cultura é descartado.

  4. josoé rodrigues diz:

    É uma ótima noticia, e espero que o senado aprove! Em um país que se fala tanto em educação nada mais justo que valorizem a classe dos professores afinal são estes profissionais que ensinam o BEABA, pena que alguns usam o conhecimento para roubar!!! SENHOR MINISTRO, acho bom ir se acostumando com a ideia, porque ministros vem e vão e se o senhor acha difícil, pega a senha, porque a fila anda.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.