• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 26/09/2023 - 22:48h
Ernane Pinheiro

Psiquiatra alerta para necessidade de maior apoio a doentes mentais

Pinheiro fez ponderações e apresentou sugestões (Foto: Edilberto Barros)

Pinheiro fez ponderações e apresentou sugestões (Foto: Edilberto Barros)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (26), o psiquiatra Ernane Pinheiro, presidente da Associação Norte-Rio-Grandense de Psiquiatria, alertou para a situação de desassistência aos pacientes com doenças mentais graves em Mossoró. Na Tribuna Popular, o médico destacou a necessidade de união suprapartidária, para formulação de políticas públicas para esse público.

De acordo com Ernane Pinheiro, a realidade de falta de assistência afeta, por exemplo, três mil pessoas que sofrem com esquizofrenia em Mossoró. Segundo ele, em muitas das vezes, esses pacientes graves não possuem nenhuma esperança de vida, chegando a ter vida triste e desmotivada.

“Também falo aqui em nome dos dependentes químicos, pessoas que ficam perambulando pelas ruas, pedindo dinheiro em calçadas. São pessoas que precisam de assistência, por que são desconsideradas pela população”, declarou.

Nesse sentido, Ernande Pinheiro sugeriu a construção de um serviço de residência terapêutica e do ambulatório de psiquiatria, onde essas pessoas sejam diretamente atendidas por médicos psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais. Também reivindicou melhorias em unidades de saúde já existentes.

“É necessário melhorias físicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos Centro de Atenção Psicossocial (Caps), bem como ajuda as comunidades terapêuticas, que muito contribuem com a saúde mental. Temos também que fortalecer as UPAs, o Samu, e instalar mais leitos no Hospital Psiquiátrico Dr Milton Marques”, complementou.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde

Comentários

  1. Lair Solano Vale diz:

    O pouco simpático e excelente Medico Ernani faz tempo que fala e ninguém escuta.
    Mesmo existindo dezenas de políticos doentes, com familiares até internados, a SAÚDE MENTAL não dá VOTO e não entra na pauta dos governantes.

  2. Roncalli Guimarães diz:

    E é pq o colega não trabalha na rede pública , apenas na rede privada , e mesmo assim percebe a péssima assistência à saúde mental em Mossoró. Imagine nós que vivenciamos esse caos diariamente.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.