• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 24/03/2024 - 11:46h

Qual o seu super poder?

Por Esdras Marchezan

Esdras Marchezan durante palestra para mil integrantes do Jovem do Futuro (Foto: Divulgação)

Esdras Marchezan durante palestra para mil integrantes do Jovem do Futuro (Foto: Divulgação)

Criado em um bairro periférico, fruto da escola pública, sempre me emociono quando tenho a oportunidade de conversar com adolescentes e jovens com histórias parecidas com a minha e posso contribuir de alguma forma estimulando ou orientando sua trajetória educacional e de vida.

Quando essa conversa reúne 1 mil adolescentes de escolas públicas, em um ginásio, essa emoção é ainda maior. Em cada olhar ou conversa a gente sente que tem alguém ali tomado de vontade de crescer na vida, conhecer outros mundo e ajudar sua família a viver uma realidade melhor.

No aulão do programa Jovem do Futuro da Prefeitura Municipal de Mossoró, em parceria com a Universidade do Estado do RN (UERN), falamos sobre alguns “poderes” que descobrimos na vida e que fazem toda a diferença para conseguir aquilo que queremos. Numa analogia com os super-heróis, encontramos semelhanças com nosso dia a dia. Mas é preciso atenção para conseguir perceber.

Mostramos também exemplos de jovens potiguares inspiradores, como @ekarinny, nossa jovem cientista premiada internacionalmente; @jonathasjss, egresso da UERN e diplomata brasileiro, e Jonas Cândido, areia-branquense que sonhou tanto em ser engenheiro da Fórmula 1 que realizou. Sem falar na oportunidade de escutar a bonita história de empreendedorismo e superação de @_davipaiva, líder do @salaojovem_ e um cara que tem provocado mudanças importantes para a juventude do bairro onde está presente.

No País em que 2 milhões de jovens estão fora da escola, mais de 5 milhões nem trabalham nem estudam, e onde a cada dia 66 jovens são assassinados, o desafio de inspirar e motivar jovens a permanecer no caminho da educação deve ser um compromisso de cada cidadão que sonha com um Brasil mais justo.

Espero que muitos tenham saído daquele ginásio motivados a construirem seus caminhos e “salvarem o mundo” por meio da educação e do amor ao próximo. Pode parecer impossível, mas não desistiremos.

Obrigado, @erisonnatecio e @ericalouisebezerra pelo convite.

Como bem diz o Emicida: Nos vemos no pódio!

Esdras Marchezan é jornalista, professor e pró-reitor de Extensão da Universidade do Estado do RN (UERN)

Aulão para nova turma aconteceu nesse sábado (Foto: divulgação)

Aulão para nova turma aconteceu nesse sábado (Foto: divulgação)

*Síntese de palestra no aulão “De desafios a conquistas: histórias de sucesso para inspirar”, proferida nesse sábado (23), no Ginásio Poliesportivo Engenheiro Pedro Ciarlini Neto, em Mossoró, para alunos do programa Jovem do Futuro, iniciativa da municipalidade.

O programa oferta mil vagas de capacitação para adolescentes com idade entre 15 e 18 anos, além de pagamento de bolsa financeira de R$ 300,00 durante quatro meses.

O Jovem do Futuro envolve um conjunto de ações desenvolvidas pelo município para garantir formação cidadã, qualificação para o mercado de trabalho e empreendedorismo aos adolescentes.

Do aulão também participou o cabeleireiro e empreendedor, de origem humilde, Davi Paiva (Salão Jovem), outro case de sucesso.

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Elano diz:

    Ações que Mossoró precisa,parabéns

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.