• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 16/05/2013 - 22:05h
Estrangeiros

Revalidação de diploma para médico mexe com Senado

Foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, nesta semana, a exigência para que médicos de outros países passem pela revalidação de diplomas expedidos por universidades estrangeiras.

O projeto de lei (PLS 138/12), de autoria do senador Paulo Davim (PV-RN), visa medir o conhecimento, as habilidades e competência para o exercício profissional no Brasil, considerando-se as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto propõe exigências equivalentes às mesmas que são impostas aos médicos brasileiros que, por ventura, pretendem trabalhar em outros países. Uma vez aprovada a Lei, o objetivo é transformar em lei a portaria do ministério da Educação que institui o “Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos”, conhecido como “Revalida”, o qual inclui provas de conhecimento teórico e prático, com provas de habilidades clínicas.

Audiência pública

O Revalida para médicos estrangeiros deverá ser instituído pela União, juntamente com a colaboração de universidades públicas e  do Conselho Federal de Medicina. Poderão candidatar-se os portadores de diplomas de medicina expedidos no exterior, em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação ou órgão correspondente.

O projeto foi aprovado pelos senadores no momento em que o presidente da CAS está propondo o aprofundamento do debate sobre a contratação de médicos estrangeiros pelo Governo brasileiro. Mesmo com a aprovação, o presidente da CAS, Waldemir Moka (PMDB-MS) anunciou que colegiado vai realizar audiência pública sobre o tema, para ouvir os ministros da Saúde e da Educação, além de entidades representativas do setor.

Com informações do Senado e Assessoria de Paulo Davim.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Brilhante iniciativa deste Senador.
    Na Bolívia, por exemplo, basta chegar, pagar e matricular-se num curso de medicina.
    E acontece de pessoas totalmente desqualificadas para o exercício da medicina receberem o diploma que atualmente as habilita a em qualquer cidade boliviana ou brasileira atuarem como médicos.
    Seria bom, aproveitando o projeto do Senador Paulo Davim, que os médicos brasileiros recém formados também tivessem que se submeter a um teste de avaliação, como atualmente acontece com todos os bachareis em direito.
    No Brasil existem verdadeiras fábricas de médicos e advogados.
    O MEC deveria fiscalizar com mais rigor estes cursos que funcionam com aulas apenas nos finais de semana em diversas cidades do interior.
    Mas isto dá um trabalho…
    ////
    Seu filho ainda não recebeu o fardamento escolar?
    Ligue 0800 61 61 61. Ou mande e-mail para o FALE COM A PRESIDENTA.
    Dia 27 de maio saberemos quanto ganha a prefeita de Mossoró.

  2. Raimundo Nonato Sobrinho(Cinquentinha) diz:

    Quer dizer que nós copiamos o PSF de Cuba e agora questionamos seus médotos. Cuba é que deveria processar o Brasil por usar tão mal um programa tão perfeito com suas origens. Os médicos brasileiros deviam se envergonhar de assinar um contrato de 40 horas semanais pago com o suor do trabalhador e depois boicotar o PROGRAMA, trabalhando de 6 a 20 horas semanis. uma jornada inferior a 50%. E tem mais ainda chantageam o gestor público e fazem a população de refém. Durma-se com esses,…, cuidando da nossa saúde. Se fossem políticos todos metiam o PAU. É bom que se diga que bandido não tem profissão.

  3. Carlos diz:

    NO BRASIL TAMBÉM, É SÓ PAGAR E FAZER O CURSO DE MEDICINA, OU NA UNP A CONCORRÊNCIA E A DIFICULDADE É IGUAL A UFRN ???? O PRLOBLEMA DA IMPORTAÇÃO DE MÉDICOS E VALIDAÇÃO DE DIPLOMAS, É QUE OS DAQUÍ NÃO QUEREM CONCORRÊNCIA E NEM PERDER A “BOQUINHA” DE TRABALHAR POUCO (SETOR PÚBLICO) E GANHAR MUIIIIIIITO !! OU EXISTE ALGUMA PROFISSÃO HOJE QUE GANHE MAIS QUE A MEDICINA ??? HOJE, O MÉDICO MAIS POBRE NÃO GANHA MENOS DE 13 MIL REAIS. QUE VENHAM CUBANOS, AFRICANOS, IOGUSLAVOS, HÚNGAROS, BELGAS…

  4. Williams Rebouças diz:

    Concordo com o que escreveu Inácio Augusto de Medeiros.Eu fiz 30 anos de medicina em dezembro de 2012 e nunca ví tanto despreparo e mercantilismo na nossa profissao,claro que toda regra tem sua excessao.Profissionais sem nenhuma resolutividade e sem nenhuma critério,salvo só pra colocar o dinheiro no bolso.O profissional AO ,AO ,isto é , encaminhando ao especialista coisas básicas que qualquer clínico deve saber.Na minha opiniao o governo investi alto prá um retorno mínimo e deixando a populaçao a mercê desses profissionais sem nenhuma qualificaçao .Os gestores da saúde deviam fiscalizar melhor esses programas de saúde(PSF) que eu classifico de Programa Sem Futuro ,deixando o povo mais humildes sem a devida assistência médica.Vale o Alerta.

  5. Francy Granjeiro diz:

    Brasil, bem vindo aos cubanos.
    Por que médicos cubanos assustam o conselho federal de medicina?
    Cuba é referência em educação e saúde

  6. Raimundo Nonato Sobrinho(Cinquentinha) diz:

    Calma amigo o PSF é um dos programas de saúde pública mais bem planejado no mundo. O problema no Brasil é que os oportunistas aprovam de tudo sem avaliar as consequências. Da teoria a prática o abismo não tem limites; e aí temos a CF a CDUS, o EI, o ECA e leis municipais sem nenhuma validade como a lei de número 2.592 de 16 de dezembrode 2009. Leis é que não faltam, os infratores agem confiantes na impunidade, ou regidos pela corrupção.

  7. EDILSON P BARBOSA diz:

    É BRILHANTE O COMENTARIO QUANDO SE FALA QUE NA BOLIVIA BASTA PAGAR AS TAXAS E JA COMEÇA ESTUDAR MEDICINA,MAIS NAO SERIA TAMBEM BASTANTE PLAUSIVEL QUE UM CIDADAO ANTES DE FAZER ESSES COMENTARIOS VERIFICAR QUAIS AS UNIVERSIDADES QUE QUE PRATICAM ESSE TIPO DE PROCEDIMENTO? POR QUE PELO QUE EU SEI EXISTEM UNIVERSIDADES NA BOLIVIA QUE O ALUNO SO SE MATRICULA SE FIZER E FOR APROVADO EM UM VESTIBULAR. PORTANTO SERIA IMPORTANTE NAO SAIR ACUSANDO SEM ANTES TOMAR CONHECIMENTO DO QUE ESTA FALANDO.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.