• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 26/05/2023 - 06:52h
Fontes renováveis

RN aparece como maior gerador de energia eólica da América Latina

Será entre os dias 1º e 7 de junho próximo, a Semana do Meio Ambiente (SEMA), e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte dá continuidade à série de publicações com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São um compromisso universal proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

RN é o maior produtor de energia eólica da América Latina (Foto: Daniel Herrera/Sedec)

RN é o maior produtor de energia eólica da América Latina (Foto: Daniel Herrera/Sedec)

O protagonismo do Rio Grande do Norte quanto à capacidade de geração de energias limpas é um destaque. Atende ao ODS 7, que trata do acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos.

É o estado com maior número de turbinas eólicas, mais de 2.800 máquinas em operação, representando 30,20% de toda a produção eólica no Brasil (24,6 GW). RN é o maior produtor de energia eólica da América Latina.

“Até 2025, serão mais de 3 mil turbinas em atividade, gerando mais de 12 GW de potência instalada”, destacou o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Jaime Calado, pasta que executa as políticas que tem contribuído para potencializar a capacidade de geração de energias limpas e renováveis do Rio Grande do Norte.

O Governo trabalha para manter a vanguarda também na geração offshore, garantindo o aproveitamento do maior fator de capacidade do país (64%) e visando o potencial de até 140 GW de geração em alto mar, equivalente a dez vezes a produção de Itaipu. Um grupo de trabalho formado pela Sedec e pesquisadores da Universidade Federal do RN (UFRN) acompanha o andamento de nove projetos em processo de licenciamento junto ao IBAMA.

Fontes renováveis

A matriz elétrica do RN é 94% composta por fontes renováveis. Em 4 anos, o estado diversificou sua matriz com a introdução de novas fontes como solar fotovoltaica e hídrica, e ampliou a participação das demais, como eólica e biomassa, além do gás natural, considerando combustível de transição. Atualmente, o estado possui mais de 240 parques eólicos em atividade e mantém a liderança nacional no segmento, com mais de 7,5 GW de potência instalada.

“O setor solar também deverá dar um salto nos próximos anos. O RN possui atualmente cerca de 370 MW de capacidade instalada, mas 7,5 GW estão previstos para os próximos anos com a construção de novos parques já contratados”, completou o secretário.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Raniele Costa diz:

    Carlos !
    Infelizmente isso não quer dizer absolutamente nada em benefícios pra população do RN sem sorte.
    Continuamos juntos com o Maranhão sendo os estados mais pobres e miserável desta nação, continuamos pagando uma das contas de energia mais cara do mundo sem falar na gasolina e no etanol.
    Que benefícios teremos sendo o maior produtor de Energia Eólica da América Latina ?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.