• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 26/09/2010 - 13:27h

Semiárido por natureza, seco por (falta de) vontade


Volto ao Aurélio para verificar “semiárido”, não acho (mesmo semi-árido, como deveria estar). Outro dicionário e nada! Estranho! Net: wikipedia, essas coisas… Certamente acharei algo: muitas informações.

Bem, eu mesmo definirei, pois diante de tantas informações distintas e mesmo da falta delas, o semiárido não deve ser o mesmo nas diferentes partes do mundo. Pois é.

Infelizmente terei de decepcionar os mais metódicos ou os acadêmicos extremistas, já que vou partir do meu ínfimo repertório e percepção para avaliar algo que me revolta, não por ver acontecer, mas por ver como aceitamos passivamente tal fato.

Falo do fornecimento de água na cidade de Mossoró. É isso mesmo! Fornecimento de água! Não precisa ler o jornal ‘A’ ou ouvir o programa ‘B’ para ao menos saber que o problema existe e afeta a vida de muitas pessoas.

A mim, nessas horas, não interessa muito a avaliação que economistas, publicitários, políticos ou investidores nacionais, internacionais ou mesmo locais fazem de nossa situação econômica, pois, se o país e, consequentemente, Mossoró cresce economicamente. Eu e você precisamos no mínimo tomar banho de manhã cedo para crescermos também – já que hoje em dia não mais cogitamos beber a água que nos é fornecida pela companhia contratada para tal, já que cuidam tão mal dela.

Não raramente ouvimos de políticos, estatutários e empresários que a nossa região é seca e a água que de fato abunda em certas localidades tem de ser levada a outras mais distantes. O sertanejo, ao ver seu terreiro estalando de quente e enrugar a cara para livrar a vista do sol escaldante, lembra que foi sempre assim, se cala e espera o ‘benefício’.

Imagino quantas décadas mais serão necessárias para se quebrar esse paradigma e nos livrarmos do estigma do ‘Nordeste seco e ingrato’.

Somos e seremos habitantes do semiárido nordestino até que a profecia do Al Gore se cumpra e venhamos a ter mais chuva. Mas até lá temos muitas saídas para o problema do abastecimento de água, da seca.

Eis minha definição! Não podemos nos livrar do clima, mas podemos combater a ingerência estratégica que nos impede de ter o básico, pelo qual pagamos caro. Por fim, me pergunto qual seria a justificativa para uma cidade como Mossoró, com tanto chão andado e tantos potencial declarado, ainda sofra, como hoje sofre, com falta de água?

Não falo de um problema mecânico que ocasionou um período sem água ou da escassez de água nos reservatórios que ocasionou a diminuição do fornecimento, mas falo desse problema crônico que nos persegue.

Sei bem que, por vontade de nossos representantes ou da justiça, vamos continuar sustentando gerações de empresários fajutos e, em troca, ficamos com sede.

Jailson Oliveira

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury

Comentários

  1. Gilmar Silva diz:

    Pertinente essa questão apresentada por Jailson
    Porém ações coletivas, ou até mesmo individuais, falam mais alto para a solução do problema.
    Uma manifestação Nimby surtiria um grande efeito e geraria, como corolário, circunstâncias impedientes ou inibitórias extensivas a setores afins.
    Acho que voltarei ao assunto em breve. É 00:19, chega por hoje. Bnoite!!!!

  2. Salvador Barros Torres diz:

    Entre palavras bonitas ou não, nós é que sofremos na pele a falta de água. Isso nada mais é do que incompetência dos que dizem ser “GESTORES”. Pura vergonha!

  3. Silva diz:

    Ou dos sofredores que se contentam em sofrer.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.