• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
quarta-feira - 05/05/2021 - 19:42h
Devastador

Setor de turismo responde por quase 40% das demissões em Natal

Por Dinarte Assunção (Blog do Dina)

As demissões ao longo de 2020, motivadas em grande parte pela pandemia de covid-19, afetaram muitos setores da economia, nenhum, no entanto, como o turismo.

É o que indica o “Monitora Turismo”, pesquisa realizada pela dra. Mariana Aldrigui, da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Turismo e presidente do conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FECOMÉRCIO-SP).

O Monitora Turismo tem profundidade considerável em sua metodologia porque Aldrigui mapeia os impactos sobre o emprego em 571 atividades ligadas ao setor, direta ou indiretamente. Os números de emprego da pesquisa que ela consolida considera apenas os vínculos formais.

Em 2020, enquanto o saldo geral do Brasil de empregos foi positivo, de quase 143 mil empregos, puxados por construção civil e indústria, o turismo encerrou 110.833 postos de trabalho.

Natal

Ao considerar os 20 destinos turísticos mais relevantes do país, o Monitora Turismo constatou que 39% das vagas de emprego encerradas em Natal foram no setor.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Natal desligou 3.196 postos de trabalho formais em 2020. Desses, o Monitora Turismo identificou que 1.246 foram de pessoas ligadas a uma das principais atividades econômicas da capital.

No comparativo com cidades de porte semelhante, Natal fica à frente no desemprego no turismo para Maceió (34%) e João Pessoa, onde as demissões no setor responderam por 27% dos desligamentos gerais.

Confira os dados tabulados:Turismo - Desemprego em NatalAcompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.