• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 06/01/2023 - 17:10h
Governo Lula

Sigilo de 100 anos, o limite entre o senso de justiça e o revanchismo

Lula tem boa dianteira em relação a Bolsonaro (Fotos: Evaristo Sá e Marcos Corrêa)

Lula tem boa dianteira em relação a Bolsonaro (Fotos: Evaristo Sá e Marcos Corrêa)

Separar senso de justiça e dever do que seja revanchismo, é um grande desafio do Governo Lula (PT).

E a questão não é apenas de ordem moral, ou mesmo política.

Também pode ter várias implicações.

Há sinalizadores das Forças Armadas, segundo a chamada Grande Imprensa, apontando para incômodo na quebra de sigilo de 100 anos, que foi decretado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação a incontáveis pontos e pautas.

A fabricação de cloroquina pelo Exército, os voos oficiais em aviões da FAB e o processo disciplinar aberto e arquivado contra o general e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, hoje deputado eleito, estão entre as apreensões dos militares.

A Controladoria Geral da União (CGU) faz um pente-fino e entregará ao presidente Lula em 30 dias um parecer apontando, sob a ótica constitucional, o que pode ter sigilo devassado.

Aspectos relacionados à segurança nacional, intimidade dos membros do governo anterior, agendas administrativas e políticas de Bolsonaro etc., com certeza estão sob análise.

O que será revelado e por qual razão? O que não será, delicado, pode ser usado como objeto de chantagem política contra o clã Bolsonaro e sua linha-dura?

O terreno em que a nova gestão caminha é minado. Não é tão simples como parece aos olhos da massa que já em sua posse urrava pedindo fim de qualquer tipo de anistia.

O presidente eleito, astuto na política, talvez acabe não avançando muito, para não tensionar mais ainda relações com setores – como Forças Armadas -, desestabilizando o país. Convulsionar a política é tudo que Lula não quer. A vindita pode ficar para depois ou não.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política

Comentários

  1. Roncalli Guimarães diz:

    Acho que a grande massa não enxerga quebra dos sigilos como mera curiosidade ou revanchismo , mas como oportunidade de o país começar a ter maturidade política. Pessoas acampadas em portas de quarteis mostra muito bem esse lado triste da manipulação política e o principal fator pra isso é a falta de transparência, de seriedade com o que pertence a nos , a massa . Nunca iremos avançar politicamente enquanto pouparmos esses caras , permitindo que ” escondam ” informações relevantes, que façam política somente de bastidores e nos excluam do direito de participar do debate. Se as coisas fossem mais claras , talvez toda essa insatisfação popular histérica e vazia , se organizasse exatamente contra essa ordem política macabra e aí poderíamos sair desse lopping eterno de substituir um corrupto por outro corrupto .

  2. Hermiro Filho diz:

    Pois é
    Começou muito mau o governo do nove dedos
    Combatiam tanto os milicianos que à nova ministra do turismo tá enrolada até os dentes com esses criminosos.
    Espero não ser preso por expressar minha opinião.

    • Pedro Rodrigues diz:

      Se tivesse com mefo mesmo nem podtava. Omi, dexe de conversar miolo de pote! Aceita que dói menos!

      • A de Andrade diz:

        Se as forças armadas teme a transparência, deve ter agido mal. Essa história de promoção a marechais, compra sem licitação de viagra, próteses penianas, já mostram que as armadas não são tão puras quanto querem parecer. Nem tão assustadoras. Tem peba nesse pote.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.