• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 29/09/2014 - 09:49h
Mossoró

Situação materno-infantil terá busca de soluções

A Comissão Intergestores Regional (CIR) da 2ª Região de Saúde realizará quarta-feira (1), às 9h, no auditório da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró, a 44ª Reunião Ordinária do Colegiado e terá como objetivo alinhar propostas e buscar resoluções para a situação atual da assistência materno-infantil em toda a região, em especial as dificuldades geradas pelo fechamento da Casa de Saúde Dix-Sept Rosado.

A Associação de Assistência e Proteção Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM) é gestora da Casa de Saúde Dix-Sept Rosado, hospital de referência para o atendimento em obstetrícia de baixa e média complexidade de Mossoró. A associação possui convênio com o município e recebe repasses do Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar dos repasses, a unidade hospitalar está com os serviços paralisados tendo em vista suas condições físicas precárias, salários em atraso e diversas execuções trabalhistas. A ausência do serviço prestado pela Casa de Saúde Dix-sept Rosado sobrecarrega o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, o qual não possui estrutura física nem de pessoal para suportar a migração de pacientes, uma vez que foi concebido para atender apenas mulheres com gestação de alto risco.

Participantes

O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia é um hospital estadual e atende toda a região Oeste e Vale do Açu do Rio Grande do Norte.

Estarão presentes à reunião a coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR), Iranilde Oliveira Campos; prefeitos; secretários municipais de saúde; o promotor substituto da defesa dos direitos relativos à saúde em Mossoró, Domingos Sávio Almeida; Acácia Marília Cândido, apoiadora da Rede Cegonha do Ministério da Saúde no RN; coordenadora estadual do Programa Saúde da Mulher, Andrea Michelle; diretor geral do Hospital da Mulher, Inavan Lopes da Silveira; coordenadora da Vigilância de Óbitos da II Ursap, Alzineta Rocha; diretor médico do Hospital da Mulher, Dr. Manoel Nobre; secretaria municipal de saúde de Mossoró, Leodise Maria Dantas Soares Cruz; o diretor da Associação de Assistência e Proteção à Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM); a secretária executiva da CIR, Maria de Fátima Fernandes de Melo Rocha, coordenador da Equipe Técnica da II Ursap, Daniel Duarte e membros do Grupo Condutor da Rede Cegonha.

Com informações da Secretaria Estadual da Saúde Pública.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. AVELINO diz:

    Se a solução para esse infanticídio de Mossoró, se fazendo acontecer, dependesse dessas muitas “reuniões entre eles”, com o objetivo de “alinhar propostas e buscar resoluções”, com certeza já teríamos aqui na cidade algo nos moldes de um verdadeiro “Hospital Sarah Kubitschek” funcionando…

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.