• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 26/06/2014 - 08:18h
"Siga o dinheiro"

Superfaturamento de insulina é um escândalo a ser apurado

A Câmara de Mossoró sepultou requerimento para instalação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) que apuraria compra de insulina, pela Prefeitura de Mossoró. O escândalo remonta ao período de gestão da então prefeita Fafá Rosado (DEM, hoje no PMDB), mas faz “escala” no governo da prefeita cassada e afastada Cláudia Regina (DEM).

Saúde com superfaturamento e entrega de produto aquém do contratado

Mesmo assim, o Ministério Público tem dever, de ofício, de pegar o que querem esconder e tocar para frente. Ir às últimas consequências.

Existem elementos de sobra que justificam apuração do caso, haja vista que a própria Prefeitura de Mossoró admite que passou a comprar a unidade do produto bem abaixo do que fazia antes, quebrando um longo ciclo de superfaturamento.

O requerimento de número 716/2014 – que foi assinado pela oposição, mas depois retirado de pauta devido “erro técnico”, está assentado em depoimento oficial do então prefeito interino Francisco José Júnior (PSD).

Licitação

Na leitura da Mensagem Anual do Governo, dia 18 de fevereiro deste ano, na própria Câmara, ele relatou que a Prefeitura passou a comprar insulina a R$ 61,00 por unidade. Antes, na gestão da prefeita cassada e afastada Cláudia Regina (DEM), o valor chegara a R$ 87,00. Custo 40% maior do que o obtido pelo novo prefeito.

Os vícios retrocedem no tempo, com informações de bastidores que apontam até mesmo para a entrega do produto em quantidade bem inferior à contratada em licitação. O atual Governo Francisco José Júnior sabe disso, tem informação nesse sentido.

“Siga o dinheiro” (“Follow the money”), frase do livro-filme sobre caso “Watergate” serve à investigação sobre compra de insulina em Mossoró. A recomendação é a mesma: Ministério Público, “siga o dinheiro”.

Questão inadiável

No rastro do money há distribuidora de medicamentos, farmácia, carrões, apartamentos e nascente posto de combustível; nomes ilustres ligados ao poder, novos ricos e certos personagens soturnos.

Para quem não sabe ou não lembra, Watergate (veja AQUI) é a denominação do escândalo investigado pelos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein do jornal Washington Post (Estados Unidos), considerada a maior reportagem investigativa da imprensa mundial.

Resultou no afastamento do então presidente Richard Nixon do cargo.

Em Mossoró, elucidar esse desvio milionário e sem limites, que causou enormes prejuízos ao erário e danos à saúde pública, é uma questão inadiável e saneadora.

É um escândalo a ser apurado, mesmo que muitas reputações sejam desnudadas à realidade.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política / Saúde

Comentários

  1. vicente Venancio diz:

    Carlos, bom dia.
    Parece – me que a omissão dos gestores e autoridades em apurar referida conduta, é caso de prevaricação, porém quem desviou recursos públicos é caso de peculato, todos punidos pelo CP. Com a palavra gestores municipais e MP.

  2. LUIZ CARLOS BATISTA diz:

    Carlos Santos
    todo mundo sabe que o esquema é para sobrar dinheiro para campanhas, infelizmente a oposição só viu a questão de obediência aos partidos, fui fornecedor da Prefeitura de Mossoró desde o segundo mandato de
    Dix-Huit, passando por Rosalba (nunca fui se quer convidado a me corromper) depois de Rosalba o desmantelo foi grande e toda Mossoró sabe.

  3. AVELINO diz:

    INSULINA é uma substância que serve para baixar, combater, os altos níveis de açúcar na corrente sanguínea humana… Mas, aqui em Mossoró, a INSULINA estava sendo usada justamente para efeito contrário: servia para elevar, favorecer, aumentar, os baixos níveis dos doces reais na conta corrente de quem???

  4. Carlos diz:

    Pizza à vista !

  5. jb diz:

    “Se os métodos de administração municipal e comercial de New Baytown fossem estudados com cuidado,
    descobrir-se-ia a violação de cem regras legais e de mil regras morais. Mas não são mais que
    infrações menores, roubos insignificantes. Ignoram uma parte do Decálogo e observam – o resto. E, logo que um destes respeitáveis cidadãos obtém -o que queria ou aquilo de que tinha necessidade, volta às suas virtudes com a mesma facilidade com que muda de camisa. E, como toda a gente pode verificar, não sofre qualquer prejuízo com as suas faltas, pois não é agarrado […] De entre as grandes fortunas que admiramos, haverá
    alguma que nada deva à crueldade? Se há, eu não a conheço.” John Steinbeck, in ‘O Inverno da Nossa Desesperança’ P.S. Sera? que semelhança entre — administradores” e alguns [em]predadores de Mossoró — e os de New Baytown é apenas mera coincidência!

  6. raimundo nonato sobrinho diz:

    Enquanto isso pacientes de baixa renda chegam a pagar até 150,00 reais por um tipo de insulina que poderia ser distribuída pelo município. Sem falar no preço da consulta particular. Povo refém.

  7. raimundo nonato sobrinho diz:

    Enquanto isso pacientes de baixa renda chegam a pager até 150,00 reais por um tipo de insulina. Povo refém.

  8. fernando diz:

    Esperar pelo MP.? Só se for sentado.

  9. anatana maria diz:

    Eu gostaria imensamente de saber porque o MP não atua para coibir os desmandos que aconteceram e acontecem na Prefeitura de Mossoró com relação à roubalheira para “apadrinhar” alguns empresários. Toda Mossoró sabe do que é feito na saúde, e tenho certeza que o MP também. Entendo que o juiz atua quando é acionada, mas o MP tem o dever de defensor o patrimônio público, os menos favorecidos e todas as situações que ensejam conduta adversa dos que atuam no poder público. Os meios de comunicação noticiam os conchavos para engavetar a CEI que tanto aterroriza a Fafá Rosado e sua equipe de espertalhões, as pessoas sabem e sentem na pele o peso da corrupção, os políticos estão seguros da impunidade…. e o MP, porque não investiga empresários que enriquecem vergonhosamente às custas da falta de vergonha e de justiça que assola nossa cidade? Estamos cansados! Se o MP é o órgão que deveria, ao menos em tese, investigar e punir os desvios de conduta, e não o faz, como nós, pobres mortais, enganados, surrupiados, abandonados à própria sorte, vamos agir? Entregar nas mãos de Deus, porque realmente a única justiça capaz de atingir a pobres e ricos é a divina.

Trackbacks

  1. […] É cúmplice. O Blog já comentara o caso (veja AQUI). […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.