• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 19/12/2023 - 17:26h
Relatório

TCE vê Regimes Próprios de Previdência Social em quadro delicado

Ilustração do TCE/RN

Ilustração do TCE/RN

Levantamento da Diretoria de Despesa com Pessoal do Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE/RN) identificou que 53% dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) potiguares têm base de dados desatualizada e não realizou, nos últimos cinco anos, um censo previdenciário completo. Os dados mostram que apenas 34% dos regimes próprios têm bases cadastrais atualizadas, o que demonstra a precariedade dos RPPS no Estado.

O levantamento foi levado ao Pleno do Tribunal de Contas nesta terça-feira (19), por meio do processo número 3734/2023, relatado pela conselheira Maria Adélia Sales, e aprovado por unanimidade pelos demais conselheiros. O voto apontou que “o trabalho fiscalizatório permitiu realizar um  diagnóstico amplo acerca da realidade organizacional e administrativa dos RPPS,  possibilitando o mapeamento das principais vulnerabilidades e riscos a que estão  submetidos os RPPS potiguares no que se refere à organização administrativa e funcionamento”.

Falta de transparência

O objetivo do levantamento é verificar a organização e o funcionamento dos institutos de previdência potiguares e pontos de controle e subsidiar o planejamento de ações fiscalizatórias. Entre os principais achados, estão a ausência de servidores efetivos nos institutos de previdência, sendo que 95% funciona a partir do trabalho de servidores comissionados; falta de transparência, com 53% não possuindo site, ou o mesmo se encontra desatualizado; entre outros problemas.

“O panorama encontrado evidencia uma variedade de riscos, fragilidades e pontos de melhorias relacionados aos aspectos gerais de organização e funcionamento dos RPPS potiguares, consistindo em fonte de conhecimento e instrumento para melhoria da organização previdenciária dos regimes próprios potiguares e em importante insumo para subsidiar o planejamento das ações fiscalizatórias desta Unidade de Controle Externo”, aponta o levantamento.

Nota do BCS – Que bomba relógio. Uma ameaça para servidores ativos, aposentados e pensionistas. O RPPS é a previdência pública dos servidores e é estabelecida no âmbito dos entes federativos quando estes asseguram a seus funcionários efetivos pelo menos os benefícios de aposentadoria e pensão por morte.

No RN, o RPPS existe em 39 municípios e Estado.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Pedro Jales diz:

    Não acredito que alguém tenha dúvida de que esses Regimes de Previdências criados pelos municípios para servirem de cabides de empregos e fontes de recursos à serem utilizados sem o menor controle, sejam sustentáveis. Na maioria dos municípios, os servidores se aposentam e não há concursos para o preenchimento das vagas, o que vai ficando sem base de alimentação da “pirâmide”. Isso mesmo, “PIRÂMIDE”, esse é o sistema. Sem falar na falta de controle e transparência. São umas verdadeiras “BOMBAS RELÓGIOS”.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.