• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 05/08/2023 - 23:50h
19 anos

Teatro Municipal Dix-huit Rosado vive noite especial de aniversário

Programação marcou uma noite especial para cultura (Foto: Wilson Moreno)

Programação marcou uma noite especial para cultura (Foto: Wilson Moreno)

Em uma noite especial, o Teatro Municipal Dix-huit Rosado celebrou neste sábado, 5, os seus 19 anos de fundação. Para comemorar, a Prefeitura de Mossoró preparou uma agenda cultural recheada, que contou com apresentações teatrais, de dança e de muita música. As luzes refletiam a energia vibrante das apresentações e pareciam estar em sintonia com a emoção da plateia. Em um dia festivo, o teatro estava preparado para mais uma vez dar vida aos sonhos, aos enredos e também às emoções.

A programação teve início com o cortejo cultural organizado pela Cia Rascunho de Teatro, partindo do Memorial da Resistência, em direção ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Em seguida, diversas apresentações encantaram o público, entre elas a quadrilha Lume da Fogueira, a banda Artur Paraguai, os poetas Antônio Francisco e Concriz; além da peça teatral “Fragmentos”, da própria Cia Rascunho e da cantora mossoroense Caroline Melo.

Diversos artistas locais se apresentaram (Foto: Wilson Moreno)

Diversos artistas locais se apresentaram (Foto: Wilson Moreno)

O clima era de alegria, empolgação e também de muita expectativa, pois os artistas, a direção, membros da secretaria de Cultura e todos os envolvidos estavam empenhados para fazer da noite uma experiência inesquecível.

“Olha, a emoção é muito grande, o menino da janela, como eu era chamado, que sonhou um dia fazer teatro, trabalhar com arte, hoje está no comando da maior casa pública de espetáculo do Rio Grande do Norte. Esse teatro aqui é uma casa viva, que exala cultura, que existe paixão, e eu sou muito apaixonado pelo que eu faço. Agora, que venha os 20 anos”, frisou o diretor do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, Chico Window.

Emocionado, Chico fala de sua paixão pelo que faz e por sua 'casa', o teatro (Foto: Wilson Moreno)

Emocionado, Chico fala de sua paixão pelo que faz e por sua ‘casa’, o teatro (Foto: Wilson Moreno)

No palco, a cortina escondia sempre as novas surpresas preparadas aos presentes. Já os artistas, não escondiam a emoção, e o nervosismo dava lugar a sensação de gratidão por fazer parte daquele momento tão especial para a cultura de Mossoró. Em relação ao público, a alegria e o orgulho de estar naquele lugar era notável em cada gesto, em cada sorriso e em cada aplauso.

Pessoas de diferentes idades se reuniam ali, unidas pelo amor à arte, a cultura e pela paixão de estar naquele espaço de alegria.

“Um momento lindo”

“Essa é uma noite muito bonita, onde está todo mundo aqui feliz reunido na praça. O teatro simboliza muito a cultura de Mossoró, os eventos que acontecem aqui, as apresentações, enfim, é um momento muito lindo. Além disso, o teatro também é lazer, um momento pra você vir com os amigos, com a família e é sempre muito bom, isso representa que aqui na nossa cidade tem cultura e a gente pode usufruir dela”, disse a jovem Gianna Grasiela.

O teatro se transformava em um grande abraço, acolhendo cada artista que contribuiu para que a noite de comemoração pudesse acontecer. Recheado de emoções, o teatro se mantinha forte, resiliente e pronto para receber novos sorrisos e novas histórias.

O poeta Antônio Francisco que também esteve na inauguração do Teatro Dix-huit Rosado, lá em 2004, falou sobre a importância deste equipamento cultural para a sua vida.

"Com pouco cabelo", mas presente, poeta Antônio Francisco (Foto: Wilson Moreno)

“Com pouco cabelo”, mas presente, poeta Antônio Francisco (Foto: Wilson Moreno)

“Eu vivi isso aqui, e o meu melhor momento foi aqui nesse teatro. Quando estavam fazendo ele, eu disse: ‘será que vão me chamar?’ e na inauguração eu vim, estive presente, e agora, 19 anos depois, estou aqui de novo, ainda com pouco cabelo, mas estou. O teatro mudou em tudo na minha vida, o teatro foi quem me fez ser o que eu sou hoje. Aqui eu lancei meu livro, aqui lancei meu CD e diversas outras situações eu devo muito a este teatro. A expectativa agora é de poder estar também nos próximos 19 anos, pois enquanto existir teatro, eu estarei aqui”, disse.

Perfil

O Teatro Municipal Dix-huit Rosado é uma homenagem ao ex-deputado estadual constituinte, ex-senador e ex-prefeito (três vezes) do município, falecido em 22 de outubro de 1996. Foi inaugurado na gestão Rosalba Ciarlini, como investimento da Petrobras, a um custo da ordem de R$ 6 milhões. Está localizado na Avenida Rio Branco, Centro, no denominado Corredor Cultural.

Ele tem 740 lugares (600 na plateia, 68 nos camarotes (1° andar), 64 nas galerias (2° andar) e 8 para pessoas com necessidade especial). São 2.570 m² de área construída e 2.179 m² de área coberta.

Em sua estrutura física existe a seguinte configuração: Átrio, Bilheterias, Foyer, 2 Bar/Café, Sala de Apoio, Banheiros Públicos, Foyer Superior com lanchonete e banheiros, Sala de ensaio, Cabine de Luz e Som, Caixa cênica: proscênio, palco e coxias, Sala de piano, 2 camarins individuais, 2 camarins coletivos, Copa/Cozinha, Lavanderia, Rouparia, Sala de costura. Ainda formam o espaço, recepção, secretaria e diretoria, 2 Salas de eventos, Doca de carga e descarga, Oficina de depósito e cenários, casa de máquinas, casa de bombas, gerador e subestação, estacionamentos interno e externo, além da Praça Cícero Dias.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Cultura

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.