• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 12/09/2019 - 08:28h
Presença

Ufersa entra na lista das melhores universidades do mundo

Ufersa: lista importante (Foto: reprodução)

Do UOL e Blog Carlos Santos

O Brasil aumentou o número de universidades que entraram na lista do Times Higher Education, um dos principais rankings universitários do mundo. Liderada pela britânica Universidade de Oxford, a lista deste ano tem 46 universidades brasileiras, contra 35 no ano passado. A primeira do país é a Universidade de São Paulo (USP).

O salto fez o Brasil passar de nono para o sétimo país com maior número de universidades na lista, deixando para trás nações como Chile, Itália e Espanha. Todas as 11 novas instituições brasileiras foram classificadas na faixa de mais de 1.001 —a classificação é feita em grupos a partir da posição 200.

Entre as listadas aparece a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), de Mossoró.

Saiba quais são as universidades brasileiras que passaram a integrar o ranking:

Universidade de Caxias do Sul (RS), Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Universidade Federal de Ouro Preto (MG), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RN), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade de Fortaleza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade Estadual de Santa Cruz (BA). Veja mais detalhes clicando AQUI.

História da Ufersa

A história da então Ufersa começa com a Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), criada pela prefeitura de Mossoró, através do decreto 03/67 de 18 de abril de 1967 e inaugurada a 22 de dezembro do mesmo ano. Teve, na sua fase de implantação, como entidade mantenedora, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (INDA). Foi incorporada à Rede Federal de Ensino Superior, como autarquia em regime especial em 1969, dois anos após sua criação, através do decreto-lei número 1036, de 21 de outubro de 1969. A Esam possuía quatro cursos de graduação (agronomia, medicina veterinária, zootecnia e engenharia agrícola).

Passou a ser Universidade pela a lei nº 11.155, de 29 de julho de 2005 publicada no Diário Oficial da União no dia 1 de agosto de 2005, na seção 1, nº 146 (veja resumo histórico AQUI).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    LEMBRAM DO MURO DA ESAM…CONSTRUÍDO NO GOVERNO DO PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA….!!!???

    Caso possamos lembrar, oportuno se faz asseverar que a UNIVERSIDADE FEDERAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) foi criação do governo do Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, este, segundo nossa maviosa, incorruptível, supostamente isenta, nada venal e por demais Democrática Imprensa Tupiniquim…LULA o maior e mais pervertido criminoso já existente na face da Terra.

    Todavia, também, segundo nossa infalível imprensa, atualmente alcançamos a era da nova política com o mais honesto, inclusivo e democrata Presidente da nossa história…Mister JARI MESSIAS ASCO NARO e sua maravilhosa, educada e honesta famiglia, rodeado de Monarquistas, Milicianos, Milicos Aposentados, Pastores Picaretas, Latifundiários e Banqueiros todos eles juntamente com nossa maviosa e monopolista imprensa e seus satélites, inabaláveis, incorruptíveis e convictos de que devamos de qualquer forma, voltarmos à idade média tanto nos costumes quanto na economia, e, ponto futuro, implantarmos definitivamente uma Teocracia Pentescostal…!!!

    Nessa “benvinda e esperada” Teocracia Pentescostal, qualquer desvio será punido com pena de morte, mais ainda, não se admitira jamis, a existência de comunistas, socialistas, negros, pobres e LGBT’S, posto que são pervertidos querendo perverter os demais, ainda cândidos , brancos puros e arianos do hemisfério sul….!!!

    Os “diálogos” dessa nova forma de se fazer política no âmbito da chamada nova política, como forma de contato e negociação de todos os seus partícipes na civilização Burro Nariana, necessariamente, todos, terão que se fazerem e portarem-se devidamente armados de fuzis e metralhadoras, exatamente pra que a nova ordem política incorruptível e infalível se faça dentro dos cânones Teocráticos Pentecostais…!!!

    Escolas, inclusive técnicas, Universidades, Faculdades, com certeza, será coisa do passado em que o cidadão do seculo XXII, terá como única fonte de informação quanto à existência dessas instituições de ensino, somente nos Museus, claro, se estes, ainda existirem…!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

    • Regiane de Paiva diz:

      Sr. Fransuêldo Vieira,
      Quando vi esta matéria, a primeira coisa que me ocorreu foi ” O muro de Lula”. Daí, ao terminar de ler a notícias, me deparo com seu comentário tão bem elaborado, coerente e justo. Por isso, não poderia deixar de registar aqui minhas felicitações por tão sábias e assertivas palavras. Seu discurso ratifica a mais pura realidade que nos avizinha. São posicionamentos como o seu que ainda me faz crer que nem tudo está perdido, que ainda é possível contar com verdadeiros intelectuais para a construção de uma sociedade mais crítica e reflexiva.
      Corroboro com cada uma dia suas palavras.
      Saudações!
      Viva a UFERSA! Obrigada pelo muro, LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA.

  2. Q1Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Em ESAM, leia-se, Dix-huit Rosado e Vingt-un Rosado. Essa menção não pode faltar.

  3. Q1Naide Maria Rosado de Souza diz:

    A ESAM não caiu do céu. Fruto do trabalho e empenho de Rosados grandiosos.

  4. Francisco Justino da Costa diz:

    Li seu comentário sobre a história da UFERSA e percebe=se que fatos importantes sobre sua criação foram omitidos, desde o seu mentor que foi Dix-huit Rosado quando era Presidente do INDA. Não sei se a omissão foi para não citar os Rosados como os benfeitores de Mossoró, vejamos apenas alguns exemplos no setor educação e serviços:
    1} Construção do hoje abandonado “Estadual”:
    2) Criação da URRN, hoje UERN:
    3) Criação do AFIM:
    4) Melhoria no tocante a habitação com a construção de conjuntos habitacionais como os Abolições e poderia citar muitos outros que com certeza o nobre jornalista se tiver senso de justiça não negará, há falhas, sim, afinal somos humanos imperfeitos, mais devemos olhar os pontos positivos e não as falhas. Até o presente, Mossoró deve gratidão aos Rosados/Mariz, Alves e Maia, de 50 até o presente não conheço outro que tenha contribuído para que Mossoró seja o que é hoje. Desculpe minha franqueza, não tenho opções políticas, portanto, sou isento para afirmar o que descreví.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Boa tarde, caro Justino. Não há comentário na postagem, mas registro.

      Dois: não tenho nada de pessoal contra os Rosados, além de ter excelente convivência social com muitos, já ter votado em alguns e ser amigo fraternal de outros, exemplo de Naide Rosado, webleitora contumaz e vigilante ouvidora de Nosso Blog.

      Outro ponto: cronologia sintetizada foi extraída de histórico mais amiúde da própria página oficial da Ufersa, conforme link da própria matéria.

      Não devemos deixar de sublinhar que esse mesmo conteúdo é simplificado.

      Obrigado, mesmo assim, por sua intervenção.

      Abraços.

    • Q1Naide Maria Rosado de Souza diz:

      Obrigada, Francisco Justino da Costa, obrigada por ter a sua letra ao lado da minha. Jornalista Carlos Santos é amigo querido e eu, webleitora vigilante. Quando falta algo, acrescento. Registro a minha felicidade pelo seu reconhecimento ao trabalho de meu pai, Dix-huit Rosado. Abraço fraternal.

  5. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Dix-Huit aparece em quase todas as obras que transformaram Mossoró nesta cidade tão pujante que consegue resistir a administrações desastrosas que se sucedem.
    Se antes de escreverem, movidos por uma mistura de ódio/inveja, fechassem os olhos e imaginassem o que seria hoje Mossoró sem Dix-Huit, não mergulhariam no ridículo que a distorção dos fatos provoca em quem envereda por caminho tão espinhoso.
    A ESAM tem a digital de Dix-Huit Rosado.

  6. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    AH, desculpem Monarquistas, Rosadistas, Maias e Alves laranjas ou não juntamente com os maviosos e inteligentes Burro Narianos, então, teria sido a UFERSA que caiu do céu…!!!???

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN.

  7. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Tem uma mangueira aqui no meu quintal.
    Plantada durante o governo Lula…

  8. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    “Desculpe minha franqueza, não tenho opções políticas, portanto, sou isento, para afirmar o que descrevi”.

    CONFORME SE VERIFICA, DO COMENTÁRIO DO Sr. Francisco Justino da Costa, através do qual ele se entrega, claro, diz tudo menos que o dileto militante Rosadista tenha opções de ordem política….!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  9. João Claudio diz:

    Inácio, me assegure-me que vai me vai disponibilizar-me uma tora dessa mangueira pá eu prantá no lombo de quem plantou.

    Assistam em breve:

    The TRF-4 Entertainment presentes….!

    Mais um campeão de bilheteria.

    SALA 13 – O Sítio de Atibaia e os Pedalinhos Maravilhosos dos meus Netinhos (Corrupção, lavagem de dinheiro e propinas em troca de medidas provisórias)

    Emoção do Inicio ao fim.

    ‘Numperdam’.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      O que posso lhe assegurar é que a muda desta mangueira veio de um sítio em Atibaia.
      Dai já lhe avisar que a mangueira deixa no ar um cheiro de podre.
      O Papa Francisco já tinha a todos alertado para o fato de que a CORRUPÇÃO FEDE.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.