• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 23/04/2011 - 16:40h

Um nome capaz de ousar diante da multidão em Mossoró


Alguns números passam praticamente despercebidos, ao final de cada eleição. Em Mossoró é assim. Em outras plagas, também.

Mas sugiro atenção redobrada num detalhe para 2012, com olhos em relação ao que aconteceu nas últimas eleições municipais: 2008.

Bom ficar atento.

Dos 153.027 mil eleitores aptos ao voto, 134.326 compareceram.

Entre abstenções, nulo, branco e votos nos candidatos Renato Fernandes (PR) e Heronildes Bezerra (PRTB), houve um total de 41.549 eleitores que não votaram em qualquer nome das opções do clá Rosado do A e do B.

É um contingente que continua sem nomes para 2008, como as próprias pesquisas recentes de intenções de voto à prefeitura, já mostraram. 

Está à espera de alguém, alguma proposta que a sensibilize, algo capaz de representar uma opção entre os comuns.

Façamos as contas, para sermos mais claros.

Veja abaixo como esse contingente se dividiu no "contra":

Renato Fernandes (PR) – 11.306 votos (9,17%)
Heronildes Bezerra (PRTB) – 464 votos (0,38%)
Branco – 3.678 (2,74%)
Nulo – 7.400 (5,51%)
Abstenção – 18.701 (12,22%)
TOTAL – 41.549 votos

Bom assinalarmos, que a segunda colocada nas eleições, Larissa Rosado (PMDB), empalmou 46.149 votos, ou seja, apenas 4.600 votos a mais que esse "exército". Foram 37,44% dos votos válidos.

Já a prefeita reeleita, Fátima Rosado (DEM), a "Fafá", amealhou 65.329 votos, ou seja, 53,01% dos votos válidos.

Como se vê a olho nu, há uma massa-gente órfão de líderes, de uma referência, um condutor, uma perspectiva de efetiva mudança.

Mas quem é esse nome, heim, capaz de ousar?

Eis a questão.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Comentários

  1. jadson arnaud diz:

    meu caro Carlos Santos, o seu raciocínio é muito interessante e não deve ser passado desapercebido pela “sociedade política” de Mossoró. Acho que ao invés de apenas ficarmos lamentando o tempo todo sobre a condição histórica do domínio político de uma família, deveríamos propor uma alternativa concreta para o nosso “PAÌS”, fundamentada em discussões com toda a sociedade civil organizada. um verdadeiro projeto para a cidade e não para alguns cidadãos não rosados que se apresentam como alternativa.

  2. Barbara diz:

    o Nome é claro que é do ” Adovagado Paulo Linhares ” que deve sair do anonimato e assim ser esse lider que a cidade precisa enterrado de vez todos os Rosados e Parentes que nunca fizeram nada por Mossoró.

  3. Alexandre Rêgo diz:

    Fazendo essa analise pode parecer coerente a sua analise. Mas se torna totalmente incoerente que vemos que o percentual de Branco/Nulo/Abestenção em TODAS as eleiçoes ficar em torno de 15% a 20%. E isso nao é apenas em Mossoró nao, é na maioria das cidades do Brasil.
    Entao quando se considera esse seu dado, percebemos que a analise se perde completamente qnd se leva esse detalhe em consideração.

  4. Milton de Sousa Barros diz:

    Pois é carlos, muito pertinente essa sua colocação! seria bom que os mossoroenses atenasem pra esse detalhe que é uma realidade. Eu particularmente apostaria no nome do Dr. Paulo Afonso Linhares, um homem inteligente que na minha concepção seria capaz de quebrar esse centrão que á decadas dominam o poder municipal, chegou a hora de dar-mos um basta no ROSADISMO. pelo menos essa é a minha opinião!

  5. sebastião Almeida de Medeiros diz:

    MILTON MARQUES DE MEDEIROS. Mossoró precisa de um prefeito com o gabarito deste cidadão. Médico, professor, empresário e reitor. Um grande empreendedor em tudo que faz. Melhor ainda, é que ele sabe das coisas. Também assim, já tô querendo demais!

  6. francisco cipriano de paula segundo diz:

    Parabéns pela análise madura e real sobre a situação política de nossa amada Mossoró.
    Precisa-se descobrir quem possa agregar este contigente.
    Segundo

  7. MARCOS PINTO - Da AAPOL, ICOP, IHGRN e do IANTT. diz:

    O colega Paulo Linhares é uma ótima pessoa e um grande profissional, no entanto não agrega em sí densidade eleitoral nem empatia popular, fatores imprescindíveis para o acesso ao podium eleitoral.

  8. Joao Lopes de Moura diz:

    O nome seria Cláudia Regina sem dúvidas! Está nas pesquisas logo abaixo de Larissa, tem jeito pra política, é articulada, sabe conquistar e além de tudo é preparada. Até hoje faz jogo de cintura para não ser destruída por eles. Cláudia não não é mulher de esperar, agora precisa de apoios acredito eu, você sabe quais, que sem eles não se faz campanha. Se ela fosse candidata lavava de voto.

  9. Jailson Gomes diz:

    Acompanhei de perto a campanha “sem sucesso” de dois grandes nomes teve a oportunidade de votar. Luiz Colombo Pinto Neto (1992) e Valtécio Anunciato da Silveira (1996). Pena que na época a população mossoroense tenha feito a opção de continuar sendo comandada pela família Rosado. Digo pena pelo fato que, o desenrolar da campanha dos dois, me mostrou o quanto de valor e virtudes estes dois homens tinham para agregar a nossa já sofrida cidade. Luiz Pinto (in memorian) e Valtércio Silveira mereciam e tinham condições de realizarem uma grande administração em Mossoró.
    Concordo com alguns quanto ao nome do magnífico reitor Milton Marques e não acredito que o Dr. Paulo Linhares consiga empolgar, por sua própria história de vida política.
    Mossoró precisa se organizar e encontrar caminhos que lhe apontem um futuro mais promissor. É hora de entender que, sem um plano efetivo político, nunca chegaremos a reunir condições mínims de disputa com as oligarquias que dominam a cidade.

  10. kmendes diz:

    Como profissional da área geográfica, com conhecimento social abundante e competência de sobra para atuar na política urbana, já que em sua atuação acadêmica isso é assunto de praxe, vejo na figura de Gutemberg Dias (PC do B) alguém capaz de traçar um plano de desenvolvimento capaz de dar a Mossoró uma perspectiva de crescimento com justiça social. Um homem simples, que tem ao seu lado uma juventude que sonha e que idealiza ver este lugar com no mínimo o respeito, por parte de um gestor, com a coisa pública.

  11. LIA QUEIROZ diz:

    UM NOME EXCELENTE É DO REITOR DA UFERSA JOSIVAN!!!!!!!!!!MUDA MOSSORÓ!!!!!

  12. Lúcia Câmara diz:

    Aposto em Cláudia Regina. Nenhum desses tem a capacidade dela de articular, trabalhar e fazer acontecer. Ilusão e conto de fadas não existe. Governar não ficou pra todo mundo, não adianta apenas criticar e falar que mudará o mundo. É preciso agir, mas sabendo que não é num passe de mágica.

  13. Tales diz:

    Um nome capaz de ZERAR as abstenções, nulos e brancos? de aglutinar os eleitores de Renato Fernandes e Heró? Fala sério né?

  14. Regina Leocácio da Silva diz:

    Eu só voto se a candidata a Prefeito for Cláudia Regina, não voto mais em ninguém e ta na hora dela criar vergonha se esse povo não for apoiar de abandonar eles.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.