• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 28/09/2009 - 12:10h

Valdemar dos Pássaros “In concert” e muitas histórias

Meu domingo (27) foi especialmente agradável. Além de ótimo papo, a companhia de um artista incomum. Falo sobre seu Valdemar Gomes da Silva, 75.

Esse paraibano que adotou Mossoró ainda em tenra idade, é um showman.

Recém-chegado da Espanha, onde encaminha estudos de doutorado, o advogado-professor David Leite proporcionou-nos tal presente. Levou-o para uma reunião recheada de múltiplas alegrias.

A apresentação de "Valdemar dos Pássaros" foi no apartamento do advogado André Luís de Oliveira/bióloga Patrícia, em Mossoró. "Entrada" para o almoço.

Causos, músicas, imitações e seu jeito simplório no manuseio de instrumentos de fabricação própria encantaram a adultos e crianças. Fizeram nosso domingo muito maior.

Deu margem ainda à narrativa do próprio David sobre o sucesso de Valdemar há 20 anos, na estreia do "Domingão do Faustão", da Rede Globo de Televisão.

Os bastidores nos levaram ao riso incontido.

Diante da Xuxa, Valdemar permitiu-se a um comentário mordaz à época: "Ela não é essas coisas toda não".

Abraçado pelo cantor-compositor Gilberto Gil, logo após aparecer diante das câmeras, recebeu elogios:

– O senhor é um grande artista! Meus parabéns.

Olhar desconfiado, incomodado pelo abraço caudaloso, perguntou a David – que o acompanhava:

– Quem é esse neguim?

E completou, depois de não associá-lo à condição de estrela da Música Popular Brasileira (MPB): "Ele devia é apanhar algodão lá no RN".

Antes de aparecer ao vivo no Faustão, em 1999, Valdemar teve direito a conhecer o Cristo Redentor e Copacabana, sob os auspícios da própria Globo. Foram pedidos pessoais.

No calçadão da praia poética e cartão postal do Brasil, deparou-se com o ex-governador Tarcísio Maia em caminhada mansa:

– O que você está fazendo por aqui, Valdemar?

Peito estufado, voz rouca inconfundível, nosso personagem bradou: "Vim me apresentar na Globo".

Despedindo-se do nosso artista e do acompanhante, David Leite, Tarcísio não ouviu seu desabafo. "Pensei que ele fosse deixar algum dinheiro. Miserável", protestou.

– Eu achava que Valdemar sequer tinha conhecido doutor Tarcísio, pois às vezes divaga mesmo. "Num é o  governador, homem!?" esclareceu ao próprio David, antes de resmungar da munheca fechada de Tarcísio.

Antes mesmo de voltar a Mossoró, em avião, Valdemar ainda teve tratamento de pop-star na aeronave. Foi reconhecido por passageiros e tripulantes. Tocou e fez imitações em meio às poltronas, sob aplauso intenso. De quebra visitou a cabine de comando.

– O que você achou, Valdemar?

– É buracão grande! – exclamou depois de se deparar com o céu sem fim ao lado de piloto e co-piloto.

Ao chegar a Mossoró, interpelado de como tinha sido seu encontro com Fidel Castro, que visitava o Memorial da América Latina em São Paulo, onde também fez espetáculo, ele titubeou. Desconhecia-o.

Alertado quanto a detalhes físicos do comandante da revolução cubana, Valdemar despertou:

– Ah, sim. Sei quem é. É aquele soldadão grande!

Compartilhe:
Categoria(s): Nair Mesquita

Comentários

  1. FRANSUELDO VEIRA DE ARAÚJO diz:

    Caro Carlos, mesmo não tendo sido um dos presentes a agradável reunião de amigos que tinha como convidado maior o nosso Grande Valdemar dos Pássaros, pela sua narrativa me transporte um pouco prá lá não deixando de rir, me alegrar e vivenciar um pouco do talento e da alma generosa desse grande artista mossorense em sua sinceridade e autenticidade tão patenão patentes.

    UM ABRAÇO

    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO.

  2. Emery Jussier Costa Junior diz:

    Carlos,
    Você me vez voltar uns 15 a 20 anos quando ficavamos na Festa de Santa Luzia no palco da Rádio Rural vendo além de Valdemar dos Pássaros muitos outros artistas locais, além das incenações e gincanas.
    Mas voltando a Valdemar merecia algo melhor, principalmente por parte das entidades públicas. Hoje cansei de vê-lo passar na sua bicicleta, e com muita sinceridade, sem saber como ajudar.
    Valeu a lembrança… Um abraço.

  3. Mário Gerson diz:

    Valdemar devia ter uma estátua em praça pública. É uma figura ímpar. Crônica gostosa de ler, valeu.

  4. Carlos Magno Gurgel Dantas diz:

    Simplesmente formidável. Sou fã deste grande artista que é o Valdemar dos Pássaros.

  5. JOSE LOURENÇO DOS SANTOS FILHO diz:

    boa tarde olhando esta pagina achei uma reliquia que jamas pensei que alguem poderia colocar uma pagina da historia cultural quando eu era moleque eu ficava bem no meio da feira da cidade de pombal paraiba ouvindo e apreciando uma cultura que era este icone cultural meu pai adorava este homem vcs poderia falar se este homem esta vivo ? pois bem saio lagrimas dos meus olhos ao lembra e ver a um video de valdemar dos passarinhos pois ele vivia indo em pombal ele era o maximo não esqueço jamais obrigado por nos dar um pouco de lembranças da nossa infancia moro hoje em são paulo mais sou de pombal paraiba obrigado que coisa mais linda fico grato sem mais meus parabens

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.