• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 20/01/2013 - 05:59h
Soldado Jadson

Vereador-policial aponta caminhos à segurança pública

Bom dia Carlos Santos.

Gostaria de externar que achei importante a atitude do Poder Judiciário que devolveu parte do efetivo da PM, que estava ao seu serviço, para seu lugar de origem. Todavia se faz necessário que outras instituições e a própria corporação Policial Militar se dê conta que o trabalho principal do policial militar é o policiamento preventivo ostensivo.

Daí tal serviço ser chamado “atividade fim”. Infelizmente o que vemos sãos PMs serem usados como uma espécie de “serviços gerais” em inúmero setores atuanto como porteiros, motoristas, guariteiros de presídios, vigilantes de repartições públicas, segurança e até mesmo servindo cafezinho. Isso chama-se “desvio de função”.

Enquanto presidente da Associação de PMs de Mossoró e Região fizemos várias denúncias sobre fatos desta natureza, mas apesar de alguns avanços, grande parte destes males persiste. Agora como vereador iremos continuar combatendo estas distorções e trabalhar por uma segurança mais eficiente e cidadã.

Algumas medidas que julgo apropriadas para aumentar o número de PMs nas ruas sem precisar contratar novos policiais seriam:

– Terceirização dos serviços internos das unidades militares tais como, cozinha, telefonista, faxina, manutenção mecânica, eletricistas, pedreiros, digitadores. Atualmente tais serviços são realizados por policiais militares treinados para o serviço operacional. Com a terceirização eles poderiam serem empregados nas ruas;

– Terceirização dos serviços de segurança de repartições públicas que hoje é feito, em grande parte, por PMs;

– Retirada dos policials militares das guaritas de presídios e cadeias públicas pois tal serviço deve ficar a cargo de uma “guarda de muralha”, devidamente treinada para este fim e sob o comando da SEJUC (Secretaria de Justiça e Cidadania) e não sob a responsabilidade da PM.

Com o número de PMs que atualmente trabalham na cadeia e penintenciária em Mossoró se poderia ativar várias novas viaturas na cidade praticamente dobrando a quantidade de policiais nas ruas;

– Valorização do serviço operacional, ou seja, torna-se necessário que o policial que trabalha diretamente no combate ao crime tenha as devidas condições de trabalho bem como que haja uma política de “estímulo” ao profissional que está nas ruas submentendo-se a toda carga de perigos, estresses e desgastes físicos e emocionais.

Atualmente trabalhar nas ruas é visto como castigo por muitos PMs que buscam na primeira oportuniade deixar o serviço operacional e se “refugiar” em serviços internos de alguma repartição.

Soldado Jadson – Policial Militar e Vereador em Mossoró

Nota do Blog – Muito interessante e salutar sua intervenção, Jadson. Fique à vontade para intervir outras vezes na construção de um debate elevado sobre a segurança pública, tema sempre muito delicado.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. raimundonvf diz:

    o nobre vereador jadson, ainda tinha nem tomado posse já esta com a prefeita eleita claudia regina já i remour de dentes de muita gente dizendo que não votaria mais nele, era o segundo sargente osmildo os politicas não deve mais brincar com a cara do povo.

  2. Marcos diz:

    Cabe a ele (soldado jadson) lutar por suas ideias,ele esta no lugar certo na hora certa,a camara de vereadores e o local apropiado para tais questionamentos.

  3. CALIBRE 50 diz:

    O SD PM JADSON ESTÁ CORRETÍSSIMO,ESTÁ LUGAR CERTO DEFENDENDO O POVO!

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Caro Vereador Jadson
    Só faltou você dizer de onde virão os recursos para a contratação de “porteiros, motoristas, guariteiros de presídios, vigilantes de repartições públicas, segurança e até mesmo servindo cafezinho”.
    Só faltou você dizer de onde virão os recursos para a contratação de “Terceirização dos serviços internos das unidades militares tais como, cozinha, telefonista, faxina, manutenção mecânica, eletricistas, pedreiros, digitadores”.
    Só faltou você dizer de onde virão os recursos para “Retirada dos policials militares das guaritas de presídios e cadeias públicas pois tal serviço deve ficar a cargo de uma “guarda de muralha”, devidamente treinada para este fim e sob o comando da SEJUC (Secretaria de Justiça e Cidadania) e não sob a responsabilidade da PM”.
    Só faltou você dizer de onde virão os recursos “para que haja uma política de “estímulo” ao profissional que está nas ruas submentendo-se a toda carga de perigos, estresses e desgastes físicos e emocionais”.
    Tudo o que você levantou neste seu comentário está correto. Só que faltou dizer onde buscar o dinheiro para as novas despesas.
    Linda a sua proposta.
    Lembrou-me a famosa fábula do imortal LA FONTAINE.
    Vamos à fábula
    ” Há muito, muito tempo, os Ratos reuniram-se em assembleia para decidirem em conjunto o que fazer em relação ao seu inimigo comum: o Gato. Depois de muito conversarem, um jovem rato levantou-se e apresentou a sua proposta:
    Estamos todos de acordo. O perigo está na forma silenciosa como o inimigo se aproxima de nós. Se conseguíssemos ouvi-lo, podíamos escapar facilmente. Por isso, proponho que lhe coloquemos um guizo no pescoço.
    A assembleia recebeu estas palavras com entusiasmo. Foi então que um Rato Velho se levantou e perguntou:
    E quem é que vai colocar o guizo no pescoço do Gato?
    Os ratos começaram a olhar uns para os outros, e não houve nenhum que se oferecesse para levar a cabo semelhante tarefa.”
    Difícil, meu caro Vereador, não é apresentar sugestões. Difícil é mostrar os meios de colocar as sugestões em prática.
    Nas suas próximas propostas ao apresentar uma sugestão que acarrete despesas indique a origem dos recursos para pô-la em prática.
    Aproveitando a oportunidade eu vou sugerir algumas medidas que não implicam em nenhum aumento de despesa e que irão melhorar e muito a segurança pública no RN:
    a) Fim do recebimento da gratificação dada pelos prefeitos das pequenas cidades ao militar encarregado pelo destacamento policial. Isto acarreta uma dependência moral do chefe do policiamento ao prefeito e afeta toda a segurança pública na pequena cidade, já que o prefeito passa a determinar quem deve ser preso e quem deve ser solto. E como nestas pequenas cidades a presença do judiciário só acontece uma vez por semana tudo fica nas mãos dos prefeitos para pressionarem os que lhes fazem oposição.
    (ISTO EU DISSE AO PROMOTOR DE MARTINÓPOLE-CE E OUVI COMO RESPOSTA QUE TROUXESSE DUAS TESTEMUNHAS. IMAGINE CONSEGUIR DUAS TESTEMUNHAS PARA UM CASO COMO ESTE ONDE O PROMOTOR E O JUIZ SÓ APARECEM UMA VEZ POR SEMANA.)
    Você que foi PM sabe da “briga” que acontece para se pegar um destacamento. E sabe do porque da ‘“briga”.
    b) Aumento do número de motos em rondas com diminuição do uso de carros nesta tarefa. Somente nos caso de ocorrência é que os carros entrarão em ação.
    Estes carros deverão ficar estacionados em locais estratégicos de maneira que possam atender ao chamado do policial que esteja na moto em poucos minutos.
    Para exemplificar:
    Uma viatura estacionada em frente ao PAM atenderá qualquer ocorrência naquela área em menos de 2 minutos. E viatura estacionada não acarreta gastos com combustível, peças, etc.
    Como o comentário já está mais do que longo deixo para outra oportunidade mais alguns “palpites”.
    Um bom domingo para você e todos os seus familiares.

  5. Francy Granjeiro diz:

    1 – ” Infelizmente o que vemos sãos PMs serem usados como uma espécie de “serviços gerais” em inúmero setores atuanto como porteiros, motoristas, guariteiros de presídios, vigilantes de repartições públicas, segurança e até mesmo servindo cafezinho. Isso chama-se “desvio de função”.
    2 – “Terceirização dos serviços internos das unidades militares tais como, cozinha, telefonista, faxina, manutenção mecânica, eletricistas, pedreiros, digitadores”….
    Que vergonha!!!
    Mais aquela tropa de segurança da governadora fazem isso também? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Manoel diz:

      Caro colega concordo com você no que diz respeito as funções ocupadas pelos policiais. No entanto, os policiais e quem brigam, se for necessário ate no tiro para assumirem a maioria dessas funções, posto que recebem uma gratificação. Exemplo disso ocorre por exemplo com os policiais que trabalham a serviço do poder judiciario e legislativo. Resumindo ha o desvio de função prejudicando a sociedade face o desvio, mas eles (policiais)vão por livre e espontânea vontade.

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Caro Manoel
        “ha o desvio de função prejudicando a sociedade face o desvio, mas eles (policiais)vão por livre e espontânea vontade.”
        Nem tão livre e muito menos espontânea vontade.
        Vão porque existe uma gratificação que praticamente dobra os seus salários, além de passarem a ter contato diário com figuras importantes, como desembargadores, juízes, promotores, deputados, secretários de estado, etc.
        Este contato possibilita o pedido de certos favores, como “boquinhas” para os parentes, inclusão em planos sociais, financiamentos de imóveis, etc.
        Para o PM, sair do dia a dia de um batalhão para o serviço de segurança do judiciário ou do legislativo equivale a conhecer o céu sem morrer.
        E isto gera um enorme descontentamento na tropa, já que apenas um pequeno número consegue alcançar esta graça.
        ACABAR COM A GRATIFICAÇÃO PAGA AOS PMS QUE PRESTAM SERVIÇO AO JUDICIÁRIO E AO LEGISLATIVO.
        MELHORAR O SALÁRIO DE TODOS OS PMS.
        Se os deputados querem seguranças mais dedicados, que paguem uma gratificação do seu próprio bolso.
        O mesmo se aplica aos membros do judiciário.
        O certo mesmo era não haver esta segurança.
        O judiciário, que conta com verbas milionárias e salários estratosféricos que contrate e pague a sua própria segurança.
        O mesmo se aplica ao legislativo.
        Por que somente os mossoroenses pobres mortais é que tem que pagarem dos seus próprios e combalidos bolsos vigilância particular?
        Mas isto nunca acontecerá.
        O Brasil tornou-se paraíso de determinadas categorias.
        Verdadeiras castas estão formadas.
        Vocês sabem com quantos anos um deputado se aposenta?
        Não?
        COM APENAS 4 ANOS.
        Você tem que trabalhar 35 anos e ainda enfrentar redutor salarial que leva em conta a sua idade e reduz gritantemente a sua aposentadoria.
        Não sei se no RN isto acontece, mas no Maranhão os ex-deputados recebem MENSALMENTE, além da aposentadoria com apenas 4 anos de trabalho, um tal auxílio saúde no valor de R$ 3.200,00 mensais. E este valor é corrigido toda vez que é aumentado o salário do deputado. E é porque os deputados já contam com um serviço de saúde na Assembleia de causar inveja a país de primeiro mundo. Os deputados federais e senadores…
        Melhor nem falar.
        E para se transformar em ex-deputado basta ser suplente e ter assumido por alguns dias a cadeira de deputado. Os ex-governadores e ex-presidentes da república tem direito a aposentadoria pelo exercício de apenas um dia do cargo.
        Fica fácil quando se sabe disto entender porque eles sempre dão um jeito de viajar e possibilitar que o vice assuma. Depois, viajam o presidente e o vice para que o presidente da câmara federal assuma. E ainda não contentes, viajam, presidente, vice, e o presidente da câmara para que o presidente do senado assuma. E o melhor, acumulam esta aposentadoria de x-presidente ou de ex-governador com a aposentadoria de deputado ou senador.
        O José Sarney, por exemplo, acumula as aposentadorias de deputado estadual, deputado estadual, senador e presidente. E não acumula com a aposentadoria de ex-dono do mundo porque o mundo nunca teve dono. Mas para isto ele está lutando.
        Enquanto isto o povo não tem segurança.
        Enquanto isto o povo não tem saúde.
        Ma o povo tem o direito de pagar impostos.
        O que mais o povo quer?

  6. Francy Granjeiro diz:

    Numa entrevista que Vingt-Un Neto num jornal local falou que,detectou 14 postos de polícia que há 10 anos funcionavam estão desativados nossa cidade.
    Quem não cuidou??????
    Quem não zelou???
    Quem não deu continuidade?

  7. Cloe Zorzy diz:

    O Soldado Jadson fez ótimos apontamentos. Seria um terrível desperdício ver um medico varrendo o chão do hospital e pessoas morrendo pelos corredores. E o pagamento para alguém varrer o chão? Tenho certeza que não preciso dizer. Mas ficaria bem mais barato pagar uma faxineira do que desviar um profissional bem treinada para funções que não exige grandes habilidades para serem feitas.

  8. Vereador soldado Jadson diz:

    Caro Inacio Augusto de Almeida. Agradeço a contribuição sua e desde já lhe convido a apresentar mais propostas em nosso gabinete onde terei satisfação em ouvi-lo e caso, você seja da área de segurança pública facilitará ainda mais o diálogo. Mas, por hora, vamos responder às suas colocações;

    -antes de tudo qro lhe dizer que, ao contrario do que vc postou, continuo sendo PM, Soldado PM mais especificamente, e por isso ainda ligado a corporação;
    -sobre as fontes de recursos para as terceirizações logicamente caberá ao governo do Estado organizar-se de forma a suprir as necessidades das instituições. Dessa forma ou se contrata terceirizadas ou então se faz concurso para auxiliar de serviços gerais que sairia bem mais barato ao Estado. Qual situação vc acha ser mais vantajosa ao governo? Pagar cerca de 5.000,00 (cinco mil reais) a um sargento da PM para este servir cafezinho em meio expediente nos gabinetes da vida ou contratar uma pessoa de fora para este fim? Qual é mais barato? E isso sem falar q o sargento do exemplo voltaria para as ruas e beneficiaria muito a sociedade.O que acontece é muitos PMs sendo sub utilizado em atividades paralelas que nada tem haver com nosso trabalho e o que é pior o Estado acaba pagando três, quatro ou até seis vezes mais por um serviço como o que citamos além de aleijar a corporação PM desfalcando seu efetivo. E olhe que ainda eu não havia tocado no fato de haver muita “politicagem sebosa” onde um pedido faz com que o policial seja remanejado e saia das ruas.

    -agora lhe respondendo sobre as guardas dos presidios e cadeia: já existe a SEJUC que, em tese, é a plena responsável por tal serviço sendo que a mesma já possui em seus quadros pessoal que pode ser direcionado a este fim; o problema caro leitor é que é bem mais fácil e cômodo usar o regulamento ultrapassado da PM e obrigar os policiais a trabalharem em desvio de função;

    -lhe respondendo sobre a terceirização da alimentação dos quarteis: não seria preciso elevar um centavo sequer para terceirizar e implantar o vale alimentação em todas as unidades da PM. ao invés do quartel ter que possuir pessoal, estrutura física, comprar gêneros alimentícios, gastar com gás, água, energia elétrica em uma cozinha industrial bastaria implantar também no interior o vale alimentação onde o PM de serviço escolhe um restaurante credenciado a faz sua refeição a um custo de cerca de 7 reais para o Estado. Em Natal já é assim! Ou seja bem mais barato do que manter cozinhas industriais nos quarteis e usar PMs como serviços gerais. Pare pra pensar porque será que ainda insistem em manter a alimentação feita nos quarteis se terceirizando fica mais barato e com qualidade superior? Pense……..
    -agora lhe respondendo sobre como ter uma “politica de estímulo” ao PM que esta nas ruas sem aumentar os gastos do Estado: muito simples caro leitor: basta se criar incentivos internos para quem estar na atividade fim tais como: prioridade ao escolher o mês de férias, prioridade na fila das licenças especiais, tempo de operacional como critério de desempate em concursos internos etc.. e etc… simples não?! sem gastos ao Estado!
    -sobre suas sugestões: concordo plenamente com o que você falou sobre as gratificações pagas por prefeituras . Muitos prefeitos ao “financiarem” a segurança de seus municípios se sentem os donos da polícia e comentem “intromissões” e isso todo mundo sabe mais faz que não vê. Isso acaba gerando uma “municipalização da PM”. Mas o que esperar se os PMs ficam largados nos destacamento de interior fazendo “cotinhas” pra comprar até mesmo água potável pra beber!?
    -sobre sua outra sugestão de ampliar a modalidade de policiamento em motocicletas lhe digo que no serviço operacional cada unidade possui treinamento e emprego especifico. então a motos tem sua atuação específica assim como a viaturas (carros) ambas possuem suas peculiaridades, emprego e portanto vc precisaria ampliar o debate sobre o tema. Mas vale como idéia a ser aperfeiçoada.

    Por fim lhe desejo um bom fim de semana, agradeço as sugestões e desde já lhe convido a fazer parte, juntamente conosco, da equipe que vai “colocar o guizo no pescoço do gato”. Afinal quem disse que tem que ser um rato apenas o responsável por tão nobre e árdua missão?

    Atenciosamente: Vereador Soldado Jadson

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Caro Vereador Jadson
      Quanto ao seu convite para ir ao seu gabinete, informo que por não estar à sua disposição, não terei tempo disponível para ir até o seu gabinete lhe prestar assessoria. Até porque você já tem assessores em número mais do que suficiente. O correto é que você receba orientação dos seus competentes assessores. Afinal, eles foram ESCOLHIDOS por você e certamente esta escolha se deu pelo critério COMPETÊNCIA.
      Vamos às suas repostas:
      “ao contrario do que vc postou, continuo sendo PM, Soldado PM mais especificamente, e por isso ainda ligado a corporação;”
      Reza a CONSTITUIÇÃO FEDERAL NO SEU CAPÍTULO IV:
      O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:
      I – Se contar menos de dez anos de serviço deverá afastar-se da atividade;
      II – Se contar mais de dez anos de serviço será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.
      ISTO ESTÁ ESCRITO NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
      E ao que me consta o RN é Brasil.
      Vamos em frente:
      “Pagar cerca de 5.000,00 (cinco mil reais) a um sargento da PM para este servir cafezinho em meio expediente nos gabinetes da vida ou contratar uma pessoa de fora para este fim?”
      GOVERNADORA ROSALBA CIARLINE, o povo sem segurança e SARGENTO servindo cafezinho?
      Onde é que nós estamos?
      O povo sem nenhuma segurança e SARGENTO PM, conforme diz o vereador/soldado(?) Jadson, servindo cafezinho?
      Governadora Rosalba Ciarline, isto é uma afronta a todos os norte-rio-grandenses que não podem sequer colocar uma cadeira na calçada por total falta de segurança.
      Fico surpreso em saber, conforme você, vereador/soldado(?) Jadson, informou, que um sargento da PM do RN ganha bem mais do que um dentista, um médico, uma assistente social, e tantos e tantos outros profissionais que exercem funções de nível superior.
      Fico triste por saber que tão habilitado e bem remunerado funcionário do Estado seja utilizado em serviço que não exige nenhuma qualificação. Esta denúncia que você está fazendo é da mais alta gravidade e não pode deixar de ser apurada pelo comando da PM.
      A Governadora Rosalba Ciarline deve determinar a imediata apuração desta denúncia.
      Sargento servindo cafezinho…
      Em outra colocação você afirma:
      “ já existe a SEJUC que, em tese, é a plena responsável por tal serviço sendo que a mesma já possui em seus quadros pessoal que pode ser direcionado a este fim; o problema caro leitor é que é bem mais fácil e cômodo usar o regulamento ultrapassado da PM e obrigar os policiais a trabalharem em desvio de função; “
      Outra denúncia gravíssima que a Governadora não pode deixar de mandar apurar.
      Seguindo em frente encontramos:
      “ concordo plenamente com o que você falou sobre as gratificações pagas por prefeituras. Muitos prefeitos ao “financiarem” a segurança de seus municípios se sentem os donos da polícia e comentem “intromissões” e isso todo mundo sabe mais faz que não vê. Isso acaba gerando uma “municipalização da PM”. Mas o que esperar se os PMS ficam largados nos destacamento de interior fazendo “cotinhas” pra comprar até mesmo água potável pra beber!?”
      Parabéns pela coragem de confirmar a minha denúncia. Uma vergonha que os governadores dos Estados, todos sabedores desta IMORALIDADE que tantos prejuízos acarretam para as populações dos pequenos municípios finjam desconhecer que isto acontece.
      Governadora Rosalba Ciarline o que a senhora agora vai esperar para proibir o fim do recebimento desta gratificação?
      Não vai fazer nada porque isto desgostará os prefeitos?
      Leia, Governadora Rosalba Ciarline, o que disse o vereador/soldado(?) Jadson:
      “Muitos prefeitos ao “financiarem” a segurança de seus municípios se sentem os donos da polícia e comentem “intromissões” e isso todo mundo sabe mais faz que não vê.”
      E só quem mora nestes pequenos municípios sabe o que estes prefeitinhos fazem com a polícia por conta desta gratificação.
      Não vou alongar ainda mais este comentário. Mas digo a você que fico feliz em saber que na CMM existe um vereador com coragem de olhar as coisas de frente e denunciar as mazelas que infernizam a vida dos mossoroenses em termos de segurança pública. Resta torcer para que a Governadora Rosalba Ciarline determine a adoção das medidas necessárias.
      Um abraço

  9. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    O que o nosso Soldado/Vereador JADSON falou bem falado e bem colocado, pode muito bem ser descrito como medidas que aproximem os quadros da polícia militar do que chamamos de espaços abertos à meritocracia e a democracia no âmbito da organização e instituição históricamente conhecida como gloriosa Polícia Militar.

    Ocorre que, infelizmente essa “gloriosa ” polícia Militar foi historicamente objeto de utilização e de apropriação das elites governantes para seus caprichos de ordem e anseio de poder e de mando privado.

    O golpe de 31 de março de 1964, foi e é, um exemplo histórico dessa malfada ultização, quando em nome do combate ao comunismo todos os quadors da policia militar em todo o Braisl, foi atrabiliária e autoritariamente anexado ao Exercito, tedno então se tornado um braço, um tentáculo desse mesmo exercito, sendo foi usada e abusada fora do âmbito de suas atrivbuições e, repeise-se em nome do combate ao comunismo foi usada para investigar, sequestrar, torturar, prender e ate matar os opositores do GOLPE DE 1964.

    No que diz respeito ao paroquialismo nas hostes da Policia Militar, como sabemos, ainda hoje as nomeações dos delegados no interior, e dos chamados comandantes de Batalhões nas chamadas cidades de médio e grande porte obedecem “critérios” que verdadeiramente passam ao largo do que deveria ser a profisisonalização, admisntração e a democratizaçãos dos quadros dessa mesma polícia militar.

    Inobstante tenham – em tese – sido treinados e formados para o cumprimento de regras e leis vinculadas ao arcabouço legal, nâo raro, Delegados e Comandantes, vez por outra são transferidos do seu mister e do seu local de trabalho, exatamente por terem cumprido a lei.

    É consabido, que ainda hoje, esses fatos ocorrem, sobretudo nas cidades do interior, onde as manifestações de poder normalmente se confunde com fascismo, totalitarismo, nepotismo imperialismo e outras abjetas formas de exercíco desse mesmo poder.

    Como dito pelo Edil/Soldado JADSON, urge a valorização de todos so quadros da Policia Militar, sobretudo àqueles que estão na frente de frente do policiamente ostensivo, são esse que verdadeirmante correm riscos os mais variados no combate ao crime e, consequentemente em defesa da sociedade. Chega de valorar e valorizar demasiadamente apenas e taõ somente os nomeados, que, ficam em seus gabinetes ditando ordens, ordens essas, muitas vezes direcionadas por vontades políticas prá lá de questionáveis.

    Um abraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  10. Major Correia Lima diz:

    Caro Jadson
    Louvo e apoio sua admoestações , parabéns . Espero que nos ajude como parlamentar , a implementar além dessas sugestões , outras que surgirão .

    Maj Correia Lima

  11. Sebastião Almeida de Medeiros diz:

    Está começando bem o seu mandato de vereador, o soldado Jadson. Fazendo como ele colocou no seu texto, prova que o seu objetivo maior como legislador é a população em geral. É assim que precisa ser, principalmente quando o assunto é segurança pública. O cidadão está entregue às baratas e ele indicou um caminho que já existe e que pode ser seguido pelas autoridades constituídas. A população clama por segurança. Parabéns, Jadson.

  12. Vereador Soldado Jadson diz:

    -Major Correia Lima: estamos a disposição para ajudar no que for possível. obg pela participação comandante
    -Drº Farnsueldo: brilhante seu resgaste histórico sobre o processo de manipulação da PM em nosso país. Como historiador que sou, eu não faria melhor. parabens.
    -Manoel: infelizmente, em muitos casos o que vc diz é verdade. mas é possível mudança.
    -Marcos, Calibre 50 e Sebastião Almeida: obg pela participação
    -Cloe: na verdade foram os seus apontamentos que foram brilhantes. parabens

  13. Maria campos diz:

    Prezado INÁCIO aUGUSTO,

    Inicialmente informo que não sou partidária de nada, nem defendo “político A” ou “político B”. Apenas gostaria de tecer algumas considerações para enriquecer ainda mais este debate . OS RECURSOS que vc tanto questiona, EXISTEM, e não é pouco. Foi amplamente divulgado que O ESTADO DO RN GASTOU 25 MILHÕES EM PROPAGANDA (//www.mineiropt.com.br/noticias-52), GASTOU 13 MILHÕES EM DIÁRIAS (//blog.tribunadonorte.com.br/panoramapolitico/governo-do-rn-gastou-ate-o-momento-mais-de-r-13-milhoes-com-diarias-em-2012/79789) e APENAS 7 MILHÕES EM SEGURANÇA PÚBLICA! APENAS 7 MILHÕES!Aliás, TEM TANTO DINHEIRO SOBRANDO QUE o GABINETE CIVIL VAI GASTAR 222 MIL REAIS EM ARRANJOS BUQUÊS E COROA DE FLORES (//jornaldehoje.com.br/gabinete-civil-pagara-r-222-mil-este-ano-por-arranjos-e-buques/), e está DEVOLVENDO, ISSO MESMO, D-E-V-O-L-V-E-N-D-O RECURSOS FEDERAIS quando estes eram destinados A CONSTRUÇÃO DAS CADEIAS PÚBLICAS DE Ceará MIrim, Macau e Lajes (//blogcarlossantos.com.br/governo-ignora-violencia-e-devolve-verba-federal/)! Ora nobre cidadão, NÃO VENHA ME DIZER QUE NÃO TEM RECURSOS PARA INVESTIR NA SEGURANÇA! NÃO SE INVESTE PORQUE NÃO QUER! ESTÁ MAIS DO QUE CLARO QUE NÃO É INTERESSE DO GOVERNO SEGURANÇA, SAÚDE E EDUCAÇÃO! Se fosse não iria gastar R$222.000 em BUQUÊS, QUANDO NÃO TEM FIO DE AÇO PARA OS MÉDICOS “COSTURAREM” OS PACIENTES QUE ESTÃO AGONIZANDO NOS HOSPITAIS! AH, e por falar em saúde, o GOVERNO TEVE QUE DEVOLVER 45 MILHÕES ENVIADO PELO GOVERNO FEDERAL AO ESTADO DO RN, considerando que tais recursos se destinavam “ ao custeio, ou seja, ao pagamento das despesas do funcionamento de algumas unidades que ainda não estão em funcionamento”, e como NÃO ESTÃO EM FUNCIONAMENTO, POR CULPA DO ESTADO, não pode o governo federal enviar recursos para despesas de funcionamento que nunca funcionou!!! Então, nobre colega potiguar, RECURSOS TEM E SOBRAM! O PROBLEMA É QUE ESTÃO SENDO DESTINADOS NÃO A SEGURANÇA (POLÍCIA CIVIL E MILITAR TA PRA FECHAR AS PORTAS) A SAÚDE (O CONSELHO DE MEDICINA VAI PEDIR INTERVENÇÃO FEDERAL NA SAÚDE – //www.riograndedonorte.net/2012/09/18/conselho-de-medicina-vai-pedir-intervencao-federal-na-saude-do-rn/) E EDUCAÇÃO. MAS SIM EM PROPAGANDAS, E ARRANJOS DE FLORES!
    Parabéns ao vereador pelas suas ponderações. Espero que mais políticos também dêem a sua bem como exija do governo uma resposta

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Cara Maria Campos
      “OS RECURSOS que vc tanto questiona, EXISTEM, e não é pouco.”
      Sei que os recursos são muitos.
      Sei que é enorme o desperdício destes recursos.
      Sei que as verbas são mal utilizadas.
      E por serem mal utilizadas acontece o que aconteceu na Saúde.
      Na Educação a mesma coisa.
      Fica difícil imaginar que a Governadora possa disponibilizar recursos para viabilizar as sugestões dadas pelo Vereador Jadson. Basta saber que até delegacia foi fechada em Mossoró por falta de pagamento de aluguel. Então se não existe recurso na segurança sequer para pagar aluguel de delegacia, como imaginar a existência de recursos para outras despesas que seriam criadas pelas sugestões do Vereador Jadson?
      No momento a crise na saúde está muito maior do que na segurança.
      Vale refeição para militares que já ganham salários de 5 mil reais quando os dentistas com salários bem menores não recebem estes vales…
      E os professores que ganham salários de fome?
      Há um desperdício de verbas revoltante.
      Que este governo precisa melhor administrar, precisa.
      Parece até coisa de gente bêbada.
      O que vai aparecendo vai comprando. Quando se dá conta não tem nem em que utilizar tanta bugiganga adquirida e gastou todo o dinheiro.
      Administrar é definir prioridades.
      E nota-se claramente que não existe neste governo uma definição de prioridades.
      Infelizmente a oposição no RN cala-se.
      A impressão que temos é de que não existe oposição.
      Onde está a Deputada Larissa Rosado que não faz um pronunciamento condenando esta compra absurda de flores?
      Onde está a Deputada Larissa Rosado que não critica o gasto excessivo com diárias?
      Onde está a Deputada Larissa Rosado?
      Onde estão os oposicionistas do RN?

  14. Iris Maia diz:

    Parabéns Soldado Jadson.
    O senhor não ganhou meu voto nas urnas, mas já ganhou meu voto de confiança no legislativo. Precisamos de vereadores que pensem, que tenham projetos de solução ou que amenizem os maiores problemas da nossa cidade que são saúde, segurança e educação. Que os demais vereadores façam uma força tarefa, vamos levantar os problemas da cidade, preparar projetos de solução e divulgá-los para a população saber e acompanhá-los e pressionar o executivo. Toda população precisa mudar. Graças a Deus o mundo não acabou em 2012, mas seria bom que tivessem acabado os políticos preguiçosos, corruptos e vendáveis. Mossoró precisa mudar.

  15. joao diz:

    POXA! EU ESTAVA ATÉ GOSTANDO DO PRIMEIRO COMENTÁRIO DO TAL DO INÁCIO… MAS DEPOIS DO ULTIMO COMENTÁRIO DELE VEJO QUE O CARA TEM UMA PUXAÇÃO DE SACO GRANDE COM A GOVERNADORA ROSA.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Caro João
      Como posso eu dormir com um barulho destes?
      Que barulho?
      João, João, você deve conhecer a expressão:
      DURMA-SE COM UM BARULHO DESTES…
      Leia o que eu disse do governo da Rosalba Ciarline:
      ” Fica difícil imaginar que a Governadora possa disponibilizar recursos para viabilizar as sugestões dadas pelo Vereador Jadson. Basta saber que até delegacia foi fechada em Mossoró por falta de pagamento de aluguel. Então se não existe recurso na segurança sequer para pagar aluguel de delegacia, como imaginar a existência de recursos para outras despesas que seriam criadas pelas sugestões do Vereador Jadson?
      No momento a crise na saúde está muito maior do que na segurança.
      Vale refeição para militares que já ganham salários de 5 mil reais quando os dentistas com salários bem menores não recebem estes vales…
      E os professores que ganham salários de fome?
      Há um desperdício de verbas revoltante.
      Que este governo precisa melhor administrar, precisa.
      Parece até coisa de gente bêbada.
      O que vai aparecendo vai comprando. Quando se dá conta não tem nem em que utilizar tanta bugiganga adquirida e gastou todo o dinheiro.
      Administrar é definir prioridades.
      E nota-se claramente que não existe neste governo uma definição de prioridades.”
      O diabo é ouvir de uma inteligência brilhante como a sua que eu sou um puxa-saco.
      Você queria que eu fizesse alguma ofensa pessoal à governadora?
      Ofensa pessoal isto nunca espere de mim.
      Nem à Governadora nem a ninguém.
      Eu sei o que você não gostou no meu comentário.
      Para refrescar a sua memória:
      “Infelizmente a oposição no RN cala-se.
      A impressão que temos é de que não existe oposição.
      Onde está a Deputada Larissa Rosado que não faz um pronunciamento condenando esta compra absurda de flores?
      Onde está a Deputada Larissa Rosado que não critica o gasto excessivo com diárias?
      Onde está a Deputada Larissa Rosado?
      Onde estão os oposicionistas do RN?”
      Foi ao ler estas VERDADES que você achou que eu era um bajulador da Governadora.
      O problema de alguns é que se deixaram fanatizar.
      Endeusam tudo o que vem de um lado.
      Satanizam tudo o que vem do outro.
      E transformam ídolos de barro em peças sagradas que sequer podem ser tocadas.
      Isto acontece em todas as sociedades ainda em fase de desenvolvimento cultural.
      Não se avexe.
      Você não é o único a agir desta maneira.
      Um bom dia para você e todos os da sua família.

  16. Rafael diz:

    Caro Inacio, quando a contituição diz que o militar será posto na inatividade, não esta dizendo que ele sai da corporação, esta dizendo, em outras palavras que ele é um militar da reserva é isto que Sd Jadson é um soldodo da PM/RN na reserva e a ele se aplicam todos os direitos e responsabilidades estabelecidos para militares da reserva, salvo os incopativeis com o desempenho do seu cargo eletivo, este ultimo sobre aqueles prevalece.

Trackbacks

  1. […] Soldado Jadson levantou algumas ideias através do Blog, em postagem veiculada nesse domingo (20), sob o título “Vereador-policial aponta caminhos à segurança pública” AQUI. […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.