• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 07/02/2024 - 13:52h
TEA

Vereador propõe cadastro de pessoas com espectro autista

Édson Carlos demonstra preocupação com tema muito delicado (Foto: Edilberto Barros)

Édson Carlos demonstra preocupação com tema muito delicado (Foto: Edilberto Barros)

Mossoró terá Cadastro Único das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), caso seja aprovado e sancionado o Projeto de Lei 111/2023, com essa finalidade, de autoria do vereador Edson Carlos (Cidadania). A matéria foi apresentada em 1º de novembro de 2023 e tramita nas comissões da Câmara.

Segundo Edson Carlos, o objetivo principal é obter dados estatísticos mais precisos sobre a quantidade de pessoas com Tea. E, com essas informações, aperfeiçoar políticas públicas municipais em prol das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

O vereador informa que nem mesmo o Brasil dispõe de números de prevalência de autismo, e que utiliza os dados do Centro de Controle de Prevenção de Doenças, em português (CDC) dos Estados Unidos, atualizados a cada dois anos.

Conforme o último relatório expedido pelo CDC, em 2023, com dados obtidos em 2020, 1 a cada 36 crianças americanas de 8 anos são autistas.  Estima-se que no Brasil haja, aproximadamente, 2 milhões de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista.

“No entanto, se fizermos a mesma proporção utilizada pelo CDC, chegaríamos a 5,95 milhões de autistas no Brasil. Portanto, dados estatísticos mais precisos são necessários para que possamos construir, articular e desenvolver estratégias que atendam às  necessidades desse público específico, principalmente nas áreas da saúde, da educação e da  assistência social”, justifica.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.