• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
sábado - 26/12/2009 - 16:32h

Veto à homenagem à Wilma foi político, diz vereador

O vereador mossoroense Jório Nogueira (PDT) conversa com o Blog e justifica projeto aprovado pela Câmara de Mossoró, batizando a "Praça da Convivência" da Avenida Rio Branco com o nome da governadora Wilma de Faria (PSB). O Blog tratou do assunto AQUI na quinta (24), em postagem às 23h37.

Jório garante que tem amparo na Lei Orgânica do Município (LOM), que apontaria casos especiais à homenagem a personalidades vivas. Não haveria conflito com a legislação. Em sua ótica, o veto assinado pela prefeita Fátima Rosado (DEM) foi um "ato político", para não enaltecer a governadora que foi responsável por liberação de 70% dos recursos à urbanização da Avenida Rio Branco.

Reitera, ainda, que a Assessoria Jurídica da Casa deu respaldo ao projeto.

Até bem pouco tempo, Jório era componente da bancada governista. Na oposição, ele enxerga o governo com base no conhecimento e convivência de quase um ano. "A administração de ‘Fafá’ procura a todo custo encobrir os feitos do governo Wilma", comenta.

Ele também rebate versão que setores da imprensa "azul-turquesa" imprimem, dizendo que ele tentou prejudicar a imagem do industrial-empresário Manoel Duarte, um dos heróis da resistência ao bando de Lampião em 1927. O nome da praça, batizado com Wilma de Faria, não encobriria a homenagem já feita a Manoel. Desde 1987 existe o Largo Manoel Duarte na própia área da Rio Branco.

Nota do Blog – O Blog tinha dado esse assunto por encerrado, mas o retoma em respeito ao contraditório, algo sagrado nesta página. Voz de direito ao vereador Jório Nogueira.

Entretanto não mudo o que já escrevi na postagem anterior, que dá origem à réplica do parlamentar.

Não encontro na LOM nada que assegure o batismo de logradouro público com nome de patrono vivo. Existem homenagens por aí dessa forma? Sim, existem.

Temos a "Praça Wilma Maia" no bairro Carnaubal, o "Conjunto Geraldo Melo" no Alto da Pelonha e muitos outros exemplos. Todos ferem a lei.

A prefeita agiu certo, mesmo que tenha também sido uma forma de acertar politicamente a governadora Wilma de Faria.

Quanto ao herói de verdade Manoel Duarte, quase ninguém lembra que há pouco mais de dois anos, a Prefeitura de Mossoró "arrancou" o busto dessa personalidade do largo que tinha o seu nome e o jogou num ferro velho. Não foi o vereador Jório que promoveu essa barbárie cultural e desrespeitosa à família do homenageado.

Graças a uma campanha deste Blog e do jornal Página Certa, o busto ganhou um lugarzinho na  Praça da Convivência, depois de recuperado pela família de Manuel Duarte.

Tem mais: o mesmo aconteceu com o busto do industrial Francisco Heronildes da Silva, o "Nias", igualmente denunciado por este Blog e o Página Certa (AQUI).

Portanto, quem tem o hábito de insultar famílias que não são Rosado, não é o vereador Jório e, sim, essa patota infame que governa Mossoró com arrogância, humilhando pessoas de bem, que não se ajoelham diante de si.  

Essa é a verdade histórica, sem maquiagem ou politicalha.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Comentários

  1. RAFAEL DO MONTE NEGREIROS. diz:

    Amigo CARLOS: acho que Mossoró ainda tem muitos filhos para serem homenageados, independente de estarem vivos ou mortos. Jamais, em tempo algum, eu sendo governante colocaria o nome de qualquer coisa de um dirigentge vivo, como por exemplo, RUA JORGE COELHO DE ANDRADE, RUA EMERSON AZEVEDO, CONJUNTO GERALDO MELO, NÃO SEI O QUE JOSÉ AGRIPINO, porra, esse povo ja vive sendo homenageado com outras coisas. Enquano isso, volto pela milionezima vez a repetir: cade a rua José Marcelino, José Holanda, Romulo Negreiros, GABRIEL NEGREIROS, meu pai, Francisco Sena, enfim, não sendo Rosado, ainda tem muita gente para ser homenageada. Senhores vereadores, acordem, não vamos esquecer as pessoas que ajudaram a Mossoró. Os vivos que sejam homenageados com bons salários, como já o são. Se nós colocarmos mulheres e senhoras que faziam a nossa Mossoró de antigamente para homenagear, aí sim, faremos quase um dicionário. Um abraço, RAFAEL DA AGROTEC.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.