• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 27/08/2023 - 06:30h

Zanin, um pré-camoniano

Por François Silvestre 

Zanim nasceu em Piracicaba e poderá ficar até 2050 no STF (Foto: Rodolfo Buhrer)

Zanim é o mais novo ministro do STF (Foto: Rodolfo Buhrer)

“As armas e os barões assinalados/ que da ocidental praia lusitana”… se voltam contra os votos de Zanin. Não é a revolta dos progressistas contra os conservadores, não. Até pelo motivo simples de que os adversários da liberdade nos costumes, da liberalidade nos hábitos, da defesa intransigente de toda diversidade, de credos, sexualidade, artes, não são conservadores. São reacionários. Esse é o adjetivo.

Os conservadores da nossa história ficaram lá nos tempos da disputa com os liberais. Saquaremas e Luzias. E da lição do marquês de Albuquerque, “nada se parece mais com um Saquarema do que um Luzia no poder”.

Zanin não é um conservador, é reacionário. O reacionário não é um extremista, nem intransigente, é uma analfabeto sociológico. Às vezes, analfabeto político. E o pior, geralmente analfabeto redacional. O reacionário escreve mal. Pobre de texto e precário de argumento. Costuma maltratar “a última flor do Lácio, inculta e bela”, da citação de Olavo de Bilac. “Ora (direis) ouvir estrelas”.

Pois bem. Foi inculta e bela antes de Gil Vicente e do Cancioneiro de Garcia de Resende, quando ganhou estrutura morfológica, deixando de ser algaravia acessória do galego, no Século XV. No Século seguinte, ganha espinhaço sintático com a obra de Luís Vaz de Camões. Daí foi se firmando no universo das línguas cultas. Feliciano de Castilho, Camilo castelo Branco, Antero de Quental, Guerra Junqueiro, Fernando Pessoa, José Régio, Machado de Assis, Castro Alves, Olavo Bilac, Cecilia Meireles, e mais e mais e mais.

Outro pois bem. Na minha vida de atividade forense li coisas do arco da velha, como se dizia no Cumbe. Peças bem ou mal redigidas. Tudo dentro da normalidade cultural de qualquer grupo humano. Assim também na atividade literária, artística, discursiva, intelectual. Há de tudo.

“Porém, entretanto, mas porém”, não se concebe redações de sentenças, garroteando a Flor do Lácio, na Casa da última instância jurídica do país. E é o que mais se vê e se lê naquela “sublime” Corte. Os governos de Lula e Dilma foram pródigos no empanzinamento de maus redatores no Supremo Tribunal Federal. Edson Fachin, Carmen Lúcia, Dias Toffoli são maus redatores. Luiz Fux é completo em ruindade, tanto escreve mal quanto fala idem. Os dois de Bolsonaro, abaixo da crítica. O Nunes Marques é uma pilantragem jurídica.

Barroso escreve bem, até quando decide erradamente. Rosa Weber também não assassina o português. Gilmar Mendes, muito bom texto. Até quando escreve besteira. Esses são estudiosos e preparados. Aires Brito era bom escritor, literariamente poético. Alexandre de Moraes, texto bom, argumentador seguro e preparado. O Brasil deve isso a Temer.

E Zanin? Lula manteve o nível. Bom sujeito, advogado medíocre, mas insistente, leal, bom caráter. Isso basta? Pra vida, sim. Pra última palavra decisória numa corte suprema, não. Mais grave do que o Direito ferido nos seus votos, do ponto de vista cultural, é a miserabilidade redacional do novo Ministro.

Direito escasso, argumento confuso, redação sofrível. Independência decisória é uma coisa, louvável, demonstrar independência punindo a dignidade humana é outra. Uma pena!

François Silvestre é escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Odemirton Filho diz:

    O último parágrafo resumiu perfeitamente. Tô sentindo falta de seus textos, mestre.
    Abraços!

  2. Marcos Ferreira diz:

    Não sou de gabar ninguém.
    Nem mesmo François Silvestre.
    Mas ele escreve tão bem,
    Que vou chamá-lo de mestre.

  3. Raniele Costa diz:

    Essas atitudes de Cristiano é combinado com o seu Chefe maior, pois se Luis Inácio voltar pra cadeia com certeza ele será o primeiro a tirá-lo de lá.
    Não tenho dúvidas que no futuro próximo ele dará muitas alegrias aos supostos esquerdista, Petistas, e outros .

  4. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Boa A. De Andrade…

    Conforme se verifica, os BOLSONARENTOS, não.perdem a oportunidade de exercitar latente e manifesta ignorância,. INCLUSIVE, no que pertinente a última Flor do Lácio…!!!

    Afinal, eles não são nada plurais..

    Em nenhum sentido que a vida possa comportar..

    NÉ mesmo.. ?!?

    Kkkkkkkkkkkk

  5. Hermiro Filho diz:

    À polícia vai ter muito trabalho em conviver diariamente com balanças de precisão para a pesagem de maconha.
    Os estudantes universitários estão fazendo à festa com liberações de drogas no Brasil.

    • A de Andrade diz:

      Já nos Jardins Paulistas, festas no Leblon, universidades públicas e privadas da classe média, média e alta, nos cruzeiros de ricos, e noutros guetos de grana franca nem precisa de liberação legal. Rola e muito é o pó. Cocaína, heroína e outros babados. Todos contra a liberação dos baseados. Bando de hipócritas.

    • A de Andrade diz:

      Até em avião do seu ídolo, santo e casto, como presidente, houve tráfico de cocaína pra Europa, com ele a bordo, levado por um “santo” golpista das forças armadas.

      • Hermiro Filho diz:

        Se você for pai, espero que filhos seu não chegue em sua casa com quilos de maconha e consuma abertamente na sua frente.

        • Hermiro Filho diz:

          E não reclame quando começar a desaparecer béns na sua residência para comprar a erva maldita, viu

          • A de Andrade diz:

            Você não leu o texto. Se leu, não entendeu nada. Você é só ágrafo ou também é disléxico?

  6. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Afinal, o BOLSONARENTO Hermiro vivo está…?!?

    Pois num é que o GENOCIDA falhou, pois ele queria exterminar a todos e Hermiro conseguiu sobreviver…!!!???

    É um herói,.pois sendo nordestino, aí e que GENOCIDA , ladrão de jóias e maior marginal da política brasileira teria prazer em exterminar, sendo ou não seu eleitor…!!!

    Kkkkkkkkkkk

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.