• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 16/05/2024 - 07:48h
Dom Francisco de Sales

Bispo dialoga com Ministério Público e conhece ações sociais

Dom Francisco de Sales foi recebido nessa quarta-feira (Foto: Diocese)

Dom Francisco de Sales foi recebido nessa quarta-feira (Foto: Diocese)

Justiça, diálogo, acolhimento, respeito, apoio, confiança, igualdade e transparência. O Bispo da Diocese de Mossoró, Dom Francisco de Sales, O.Carm.,encontrou todos esses sentimentos na visita aos promotores Olegário Gurgel, Daniel Lessa, Sasha Alves e colaboradores, entre eles, padre Ivonzeliton Leite, Glenda Diniz, Érica Pinheiro, que o recepcionaram nesta quarta-feira (15), na sede do Ministério Público, bairro Costa Silva, em Mossoró-RN. O Bispo Diocesano estava acompanhado de padre Heriberto Carneiro e Alexandre Fernandes, assessor jurídico da Diocese.

Dom Francisco ouviu atentamente o promotor Olegário Gurgel, que inicialmente agradeceu a parceria de sempre com a Igreja Católica e relatou as inúmeras demandas, desafios, vitórias no cotidiano do Ministério Público. O órgão conta com 19 promotorias nas áreas da saúde, educação, defesa do consumidor, infância e juventude, ambiental, idoso e pessoas com deficiência, criminais e meio ambiente.

Apoio

Pediu apoio da Diocese na divulgação do programa “Acolhimento Familiar”, que inclui medidas protetivas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e afastados da convivência com parentes de origem. Elas são colocados sob a guarda de outra família previamente selecionada, cadastrada e vinculada ao programa.

Dom Francisco colocou à disposição a rede de apoio de cuidado da Diocese com suas pastorais, movimentos e veículos de comunicação para que a informação desse programa e de outros do MP possam atingir o máximo possível de pessoas. “Nossa visita é para fortalecer laços. Eu acredito na justiça nesse grande aspecto de humanização e transformação social. Estamos aqui para reforçar esse apoio”, disse Dom Francisco, que relembrou o papel da Pastoral da Criança e do Idoso aos promotores.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quinta-feira - 16/05/2024 - 06:48h
Atenção

Empresas têm até o dia 30 de junho para aderir ao Repis

RepisO prazo final para aderir ao Regime Especial de Piso Salarial (REPIS) se aproxima. As empresas setor de comércio varejista do estado interessadas em se beneficiar dessa ferramenta, que oferece piso salarial diferenciado e reduz encargos trabalhistas, devem solicitar a adesão até o próximo dia 30 de junho.

O Repis é um programa criado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (FECOMÉRCIO/RN), em parceria com os sindicatos patronais, para auxiliar as Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI) do setor.

A aplicação indevida do piso salarial diferenciado por microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP) que não disponha do respectivo Certificado de Adesão ao Repis, expedido na forma prevista em Convenção Coletiva de Trabalho, sujeitará a empresa ao pagamento correspondente a 01 (um) piso salarial convencional, multiplicado pelo número de empregados registrados na mesma.

Saiba mais informações clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C 25 anos - Institucional - 19-12-2023
quarta-feira - 15/05/2024 - 23:52h

Pensando bem…

“O bom senso é o senso do momento.”

Dino Segre

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quarta-feira - 15/05/2024 - 23:38h
Mossoró

Prévia do TCM Junina acontece nesta sexta (17)

Prévia do TCM Junina acontece nesta sexta (17) no Partage Shopping - tag - maio 2024A edição 2024 do projeto TCM Junina, que traz cobertura especial dos festejos juninos no RN, será lançada nesta sexta-feira (17). Todas as novidades e todos detalhes da campanha serão apresentados na Prévia do TCM Junina que acontece a partir das 19h15, na Praça de alimentação do Partage Shopping Mossoró.

Neste ano o projeto tem como tema “Aqui, você se vê mais feliz”. A prévia conta com animação de Célia Mello, e participações de Aline Reis e de Maxson Comando e Forró com Ella, além de muita cultura, tradição e animação.

A prévia do TCM Junina será transmitida ao vivo a partir das 19h46, pelos Canais 10 ou 14.1 e Canal TCM 10 HD no YouTube.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C - PMM - 12 de Abril de 2024 - Arte Nova - Autismo
quarta-feira - 15/05/2024 - 23:20h
MPF/RN

Processo seletivo para estágio em Direito tem inscrição até o dia 19

Foto ilustrativa do DepositPhotos

Foto ilustrativa do DepositPhotos

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Norte lançou um edital de processo seletivo com oportunidades nas área de Direito (graduação e pós-graduação), para formação de cadastro de reserva em Natal e nas Procuradorias nos Municípios (Mossoró/Assú/Pau dos Ferros), que estão funcionando no Município de Mossoró. O prazo para a conclusão de todas as etapas da inscrição se encerra às 18h do dia 24 de maio.

O edital completo está disponível no site da Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (veja AQUI). Após o preenchimento da ficha de pré-inscrição, o candidato só será considerado efetivamente inscrito quando responder, dentro do prazo, o formulário com envio de documentação.

Cotas e minorias

Os pretendentes que desejam participar através dos sistemas de cotas raciais (negros) e de minorias étnico-raciais (populações indígenas, povos e comunidades tradicionais) devem preencher declarações específicas. Para as pessoas com deficiência, que possuem uma reserva de 10% das vagas, se exige a apresentação de laudo original ou cópia autenticada, indicando a espécie, o grau e o código correspondente da CID da deficiência.

Para todas as vagas, podem se inscrever somente estudantes das instituições de ensino que possuem convênio com a Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (UFRN, Ufersa, IFRN, Uern, UnP, Estácio, Fatern, FAL, UNI-RN, Unirb, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, FCST e LEGALE).

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Justiça/Direito/Ministério Público
quarta-feira - 15/05/2024 - 22:58h
Eleições 2024

Institutos de pesquisa reagem contra “litigância de má-fé”

Pesquisas - Lupa de pesquisaVários instituto de pesquisas com atuação no RN emitiram nota conjunta, em que denunciam avalanche de ações assentadas em “litigância de má-fé”, comprometendo a atuação das empresas. Pedem a Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral atuação preventiva e repressiva. Leia abaixo:

Os Institutos de Pesquisa estão sofrendo com a litigância de má-fé na seara jurídica. As nossas pesquisas eleitorais, devidamente registradas em pleno respeito ao que preconiza a legislação vigente e a boa técnica científica, estão sendo objeto de diversas representações judiciais, gerando, a cada levantamento, um verdadeiro terceiro tempo por parte de agentes insatisfeitos com a mera quantificação elaborada a partir da correta fotografia da opinião pública.

Como não encontra freio nos tribunais ainda no período de pré-campanha, aquele que procura estabelecer o silêncio inconcebível a uma sociedade aberta liberal democrática, abre inúmeras queixas na justiça alicerçado na insofismável estratégia de exaurir os recursos das empresas com a contratação de advogados, tentar amedrontar os pesquisadores e atuar por espécie de tentativa e erro até conseguir emplacar alguma contenda.

Diante do cenário configurado, clamamos para que o Tribunal Regional Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral fiquem atentos ao que preconiza a nova resolução 23.727/2024 recém-instituída pelo Tribunal Superior Eleitoral, na alteração do artigo 16 da resolução 23.600/2019, quando diz que é ônus do impugnante de uma pesquisa eleitoral apontar com objetividade e precisão o requisito faltante, a deficiência técnica ou indício de manipulação, sob pena de não conhecimento. E que a representação seja alicerçada na produção de prova técnica sob pena de não conhecimento.

Também que, de acordo com a mesma resolução, a ausência de fundamentação acarrete análise sobre as hipóteses de conduta temerária ou de má-fé, gerando a remessa de informações ao Ministério Público Eleitoral, para apuração de eventual prática de crimes ou ilícitos eleitorais.

Os Institutos de Pesquisa também sugerem que o Tribunal Regional Eleitoral e/ou Ministério Público Eleitoral disponibilizem para os seus profissionais um setor técnico durante o ano de eleição. Nos estados em que os TREs criaram assessoria estatística para municiar juízes e promotores sobre tema tão especializado, que não é de domínio de quem não é da área, as disputas judiciais e impugnações de pesquisa despencaram, proporcionando a diminuição de burocracia e custos para todos os envolvidos.

As empresas do segmento estão cientes do seu papel e não temem qualquer solicitação a respeito da auditoria das pesquisas eleitorais. Trata-se de direito legítimo consagrado na lei eleitoral 9.504/97 e reafirmado em resoluções do TSE. A transparência só fortalece o nosso segmento no estado que, dada a qualidade do trabalho desempenhado, já exporta os seus serviços para outras unidades da federação. O que está em risco é o próprio direito à informação protegido pela nossa magna carta.

Por fim, vale enfatizar que nenhum agente, em âmbito público e privado, é mais cobrado no processo eleitoral do que os Institutos de Pesquisa. O simples esquecimento de uma única informação no ato do registro pode acarretar pesadas multas que ultrapassam 50 mil reais. E, ao término do pleito, a credibilidade técnica dessas organizações é testada ao extremo. Temos domínio de nossas obrigações e o que representamos. O que pedimos apenas é ambiente regrado pela sustentabilidade jurídica e boa fé.

AgoraSei Pesquisa
Bramane Serviços de Comunicação
Cenpop Consultoria e Pesquisa
Data Census
Datavero Pesquisa e Consultoria
Exatus Consultoria e Pesquisa
Item Pesquisas Técnicas
Sensatus Pesquisa e Consultoria
Seta Instituto de Pesquisa

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 12 de Abril de 2024 - Arte Nova - Autismo
quarta-feira - 15/05/2024 - 22:04h
Alysson Bezerra

Agenda em Brasília trata de recursos para Complexo Viário15 de março

Alcolumbre recebeu delegação de políticos de Mossoró e Natal (Foto: Divulgação)

Alcolumbre recebeu delegação de políticos de Mossoró e Natal (Foto: Divulgação)

O prefeito Allyson Bezerra (UB) cumpriu agenda em Brasília nesta terça-feira (14), onde foi recebido pelo senador Davi Alcolumbre, secretário-geral do União Brasil. Em pauta, avanços importantes para a cidade de Mossoró, como o Complexo Viário 15 de Março, a maior obra já executada pela Prefeitura em toda a sua história. O gestor tratou sobre o andamento do empreendimento que ligará as BRs 110 e 304, e solicitou apoio da bancada federal do partido para a liberação de mais recursos.

“Os sonhos do povo de Mossoró agora são realizados, com muito trabalho e determinação. O Complexo Viário 15 de Março já não é apenas um projeto, é realidade, com obras avançando a cada dia. Fizemos questão de destacar essa conquista durante nossa agenda em Brasília e pedir o apoio da nossa bancada para grandes obras como essa”, pontou o prefeito Allyson Bezerra.

O Complexo Viário compreende uma extensão de 8 km, ligando as BRs 110 e 304, passando sobre o Rio Mossoró e sendo a primeira via da cidade a contar com 100% de ciclovia e calçadão com acessibilidade, além de iluminação 100% em LED.

O encontro em Brasília com o senador Davi Alcolumbre contou também com a presença do presidente do União Brasil RN, José Agripino, deputados federais Benes Leocádio (UB) e Paulinho Freire (UB), e 1º vice-presidente nacional do União Brasil, ex-deputado federal e ex-prefeito de Salvador (BA), ACM Neto.

Também estiveram em agenda própria, tratando de interesses de Natal, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra (Republicanos).

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 15/05/2024 - 21:38h
Europa

Consórcio Nordeste assina Termo de Cooperação na Bélgica

Fátima preside Consórcio Nordeste e está à frente de delegação (Foto: Daniela Luquini)

Fátima preside Consórcio Nordeste e está à frente de delegação (Foto: Daniela Luquini)

No terceiro dia de Missão Internacional na Bélgica, nesta quarta-feira (15), a primeira agenda do Consórcio Nordeste contou com a presença da Princesa Astrid da Bélgica e outros ministros e empresários do país, no Palácio d’Egmont, em Bruxelas. Na ocasião, os representantes belgas anunciaram a realização de uma missão no Brasil em novembro, com cerca de 300 empresários, com o objetivo de conhecer projetos brasileiros e fomentar relações comerciais entre os países. O encontro promoveu aproximação dos chefes do Executivo dos estados do Nordeste e o governo belga.

Em reunião com o Comissariado da União Europeia para Parcerias Internacionais, a governadora Fátima Bezerra (PT), presidente do Consórcio Nordeste, defendeu o estreitamento das relações diretas da União Europeia com os estados do Nordeste na construção de uma agenda comum em torno da transição energética justa, inclusiva e sustentável, e o apoio efetivo dos países membros do bloco econômico europeu ao Fundo da Caatinga.

A governadora Fátima Bezerra também exortou a União Europeia a contribuir com o Fundo da Caatinga, criado para viabilizar projetos de preservação e recuperação da Caatinga e dos Manguezais nordestinos, “fundamental na nossa atuação para encarar os três grandes desafios ambientais: a descarbonização para enfrentar as mudanças climáticas, o enfrentamento da desertificação e a proteção da biodiversidade”.

A comissária europeia responsável pelas parcerias internacionais, Jutta Urpilainen, que assumiu o cargo em outubro de 2019, renovando o compromisso de centrar as políticas de desenvolvimento da União Europeia na erradicação da pobreza e na luta contra as desigualdades, reforçou as palavras da governadora Fátima Bezerra: “É extremamente importante que a transição energética seja justa e sustentável, que esteja em total consonância com a segurança, o desenvolvimento e o bem-estar de todos os cidadãos, e de acordo com os anseios dos países que integram a União Europeia”, destacou a executiva.

Por fim, houve a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Consórcio Nordeste e a ApexBrasil, visando promover as exportações e atrair investimentos estrangeiros, fortalecer a imagem e compartilhar dados para fomentar o comércio, promover relações diplomáticas entre o Nordeste e os países parceiros, além de trabalhar políticas públicas para a atração de investimentos estrangeiros e na promoção das exportações.

Também participaram da reunião os governadores Elmano Freitas (CE), Fábio Mitidieri (SE), Jerônimo Rodrigues (BA), Paulo Dantas (AL), Rafael Fonteles (PI), além do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão; o presidente da Apex, Jorge Viana; o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; além do vice-presidente executivo e responsável pelo Pacto Verde Europeu, Maroš Šefčovič; e o coordenador de assuntos estratégicos da UE para o continente americano e ex-embaixador da Irlanda no Brasil, Brian Glynn.

Consórcio Nordeste e meio ambiente

Em setembro de 2023, as governadoras e governadores nordestinos assinaram parceria com o Banco Mundial para avanço na cadeia produtiva do Hidrogênio Verde (H2V) com o objetivo de criar cadeias de valor e um polo de hidrogênio, consolidando o Nordeste como centro de economia sustentável.

Em novembro, o Consórcio apresentou à ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, proposta para criação do Fundo Caatinga, que destinaria recursos para a preservação do bioma. Na ocasião, ficou acertado que possíveis formatos para o fundo serão avaliados com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outras organizações.

Em fevereiro deste ano, o Consórcio assinou documento denominado “Carta de Natal”, reafirmando o compromisso do grupo em atuar de maneira eficiente para mitigar os efeitos provocados pela mudança do clima.

Após a apresentação do ano passado, o Consórcio e o Ministério de Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA) formalizaram, em abril deste ano, a criação do Fundo Caatinga, com aval para o avanço em suas implementações.

Missão oficial

Na quinta-feira (16), a missão oficial na Europa chega a Berlim, capital da Alemanha, para realização de mais atividades sobre transição energética. O Consórcio Nordeste participará do seminário “Brazilian Northeast: Green Industry and Energy Transition Investment Opportunities” (Nordeste Brasileiro: Oportunidades de Investimento na Indústria Verde e na Transição Energética), dentre outras atividades.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Tropical Foods - Nayara Souza -
quarta-feira - 15/05/2024 - 18:38h
Agendado

“Politicando” da 98 FM de Natal vai papear com o Blog Carlos Santos

Felipe Cortez e Tertuliano Pinheiro receberão a gente na 98 FM de Natal (Foto: Divulgação)

Felipe Cortez e Tertuliano Pinheiro receberão a gente na 98 FM de Natal (Foto: Divulgação)

No sábado (25 de maio), ao meio-dia, a gente vai estar no estúdio da 98 FM Natal (ouça AQUI, veja AQUI) para mais uma edição do programa Politicando!

Bate-papo com o publicitário Tertuliano Pinheiro e com o advogado Felipe Cortez, âncoras do horário, para conversamos sobre causos, memórias da política, campanhas eleitorais e imprensa.

De tudo um pouco, tantinho assim que seja, até às 13h30.

Espero, além da prosa descontraída, vitimá-los com exemplares de livros de minha autoria, na condição de escritor nacionalmente ignorado e mundialmente desconhecido. Não adianta se esconder ou cancelar o programa.

Aguardem-me, meus caros.

Convite feito, convite aceito.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Política
quarta-feira - 15/05/2024 - 16:26h
Comunicação

FM 105 de Mossoró marcará seus 36 anos com missa

Missa em Ação de Graças da 105 FM - 18-05-2024O aniversário dos 36 anos da 105 FM de Mossoró, fundada pelo padre Sátiro Cavalcanti Dantas (in memoriam), será marcada por uma Missa em Ação de Graças no próximo domingo (19).

Acontecerá às 17h, no Santuário de Santa Clara, bairro Dom Jaime Câmara.

No dia 18 de maio de 1988, Mossoró ganhava sua primeira emissora de rádio de Frequência Modulada (FM). Chegou como componente da Fundação Sócio Educativa do RN (FUNSERN), entidade filantrópica criada por Sátiro.

A Educativa Santa Clara FM, 105,1 mhz, nasceu como propósito de ser um canal de entretenimento, de utilidade pública e também com a missão evangelizadora.

Convite recebido, convite aceito.

Até lá, se Deus quiser.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 15/05/2024 - 15:44h
Sexta-feira, 17

Missa de 7º Dia de Leonardo Arruda Câmara

Leonardo Arruda Câmara Missa de 7 diaSerá nessa sexta-feira (17), a Missa de 7º Dia em lembrança do ex-deputado estadual Leonardo Arruda Câmara.

Acontecerá em Natal, às 19 horas, na Catedral Metropolitana.

Leonardo Arruda Câmara faleceu em Natal no último sábado (11) – veja AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Política
quarta-feira - 15/05/2024 - 12:20h
Sábado, 18

Liberdade Fest faz sua 9ª edição com várias atrações

Liberdade Fest 33A Loja Macônica Liberdade 33 e a Associação Samaritana Maria Mônica Gurgel anunciam a realização da edição 2024 da Liberdade Fest. O evento chega à 9ª edição com ampla programação de artistas locais e regionais.

Acontecerá no sábado (18), no Requinte Buffet a partir das 20h.

Com caráter beneficente, o evento reforça as atividades de filantropia desenvolvidas pela Loja Maçônica Liberdade 33 e a Associação Samaritana Maria Mônica Gurgel.

Alex do Acordeon, Dr. Ever e Robinzband serão as atrações musicais.

Senhas à venda no @restaurantetrattoria

Patrocínio:

Master Produções e Eventos
Angel Agrícola
Anibaltec
Automais Parabrisas
Climente
Crediário RF Móveis
Lucas Pires – produtos químicos
Pé Direito Engenharia
Parque Elétrico
Sicredi
Solls

Apoio:

Blog Carlos Santos

TCM Canal 10

95 FM

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 15/05/2024 - 10:24h
Vergonha

Desvio não é concluído na BR-304; sexta promessa é anunciada

Obra parece sem fim, apesar da emergência (Foto: Gustavo Brendo/Intertv Cabugi)

Obra parece sem fim, apesar da emergência (Foto: Gustavo Brendo/Intertv Cabugi)

O desvio de cerca de 700 metros para trânsito na BR-304, entre Lajes e Caiçara do Rio do Vento, obra em execução pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) não está concluída. Pela quinta vez consecutiva a promessa de abertura ao tráfego não se confirma.

Agora, o Dnit assegura que na próxima sexta-feira (17), carros de pequeno porte e veículos pesados poderão passar por essa alternativa, até que uma nova ponte sobre a 304 seja construída. No dia 31 de março, grande enxurrada destroçou a ponte existente entre os quilômetros 204 e 206 dessa rodovia.

Resumindo: essa é a sexta promessa de conclusão de desvio, serviço iniciado no dia 3 de abril.

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que os trabalhos estariam feitos em 15 dias, depois em 30, em seguida no início de maio e por último no dia 10 deste mês. Depois, resolveu se calar e sumir.

Um vexame e uma vergonha que ela divide com o Dnit e o governo do presidente Lula.

Nota do BCS – Francamente. É muita incompetência e falta de respeito.

Se estivéssemos diante da construção do Templo da Sagrada Família, de Gaudí, em Barcelona, entenderia perfeitamente. A obra começou em 1882 e não tem data para ser concluída. O desvio, só Deus sabe. Em Fátima e no Dnit não devemos acreditar.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Política
quarta-feira - 15/05/2024 - 05:28h
Lula decide

Jean-Paul Prates está fora da Petrobras

Jean-Paul mostra que reajuste é inferior ao que ocorreria com paridade (Foto: Toni Molina/Fotoarena/O Globo)

Jean-Paul foi alcançado pela realidade que imprensa reportava (Foto: Toni Molina/Fotoarena/O Globo)

Por Malu Gaspar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (PT), que ele está fora da empresa.

Prates se despediu nessa tarde de terça-feira (14) de seus diretores e comunicou à equipe que Magda Chambriard será a nova presidente da Petrobras. Ela foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no governo Dilma Rousseff.

O CEO da Petrobras enfrentou nos últimos meses intensa fritura interna no governo, acumulando disputas com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que almejavam ampliar o poder sobre a estatal.

O desgaste, que se prolongou ao longo de todo o terceiro mandato de Lula, se agravou após Silveira conceder uma entrevista à Folha de S. Paulo admitindo o conflito com Prates e dizendo que não abriria mão de sua autoridade como ministro sobre a companhia.

Como informou o colunista Lauro Jardim à época, a situação se agravou depois de que Prates declarou à colunista da Folha, Monica Bergamo, que havia pedido uma reunião “definitiva” para tratar sobre a sua fritura no cargo. No Planalto, o movimento foi encarado como uma tentativa do CEO da Petrobras de emparedar Lula, o que teria desagradado o petista.

Em abril, o presidente Lula chegou a convidar o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, para assumir o comando da petroleira. Mas pesou a favor da permanência de Prates o apoio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A fritura ocorreu em meio ao impasse sobre a distribuição dos dividendos extraordinários da Petrobras.

Prates defendia a proposta da diretoria de distribuir aos acionistas 50% dos recursos que sobraram no caixa após o pagamento dos dividendos regulares – R$ 43,9 bilhões. Já o grupo de Alexandre Silveira defendia segurar todo esse dinheiro em um fundo de reserva com o objetivo de melhorar as condições da empresa de obter empréstimos para investimentos.

Lula arbitrou a disputa e determinou que os seis conselheiros indicados pela União votassem contra o pagamento. Prates negou publicamente que houvesse uma ordem do presidente da República nesse sentido, mas foi desmentido pelo próprio petista no mesmo dia.

Após duas reuniões encabeçadas por Lula, o presidente encampou a tese de Silveira, o que irritou Jean Paul Prates.

NOTA DO BLOG – Durante meses, em várias ocasiões, Prates ironizou notas sobre desgaste e possibilidade de sua saída. Os fatos mostram que a queimação não era da imprensa. As labaredas só aumentavam no Planalto.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Tropical Foods - Nayara Souza -
quarta-feira - 15/05/2024 - 03:44h

Pensando bem…

“O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma.”

Abraham Maslow

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
terça-feira - 14/05/2024 - 16:48h
De novo...

Justiça nega outra tentativa da Câmara de Mossoró de anular acordo

Foto ilustrativa

Foto ilustrativa

Outra vez, novamente, de novo, mais uma vez. Ufa! A Câmara Municipal de Mossoró sofre derrota judicial na tentativa de inflar sua receita (duodécimo), de modo a aplacar a grave crise de má gestão financeira que vive, com atrasos em obrigações trabalhistas, previdenciárias, com fornecedores, prestadores de serviço e dívidas com a Prefeitura Municipal.

Nesta segunda-feira (13), na 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró, a juíza Adriana Santiago Bezerra rejeitou “pedido de tutela antecipada” para suspender sentença em acordo firmado judicialmente entre Legislativo e Executivo. Não viu amparo em nenhum dos argumentos, repetitivos e inconsistentes, da CMM, no processo sob o número 0810748-97.2024.8.20.5106.

“Como se vê, uma vez celebrada a transação, não se admite arrependimento posterior de uma das partes, constituindo-se ato jurídico perfeito no momento de sua assinatura. Assim, para a anulação do ato jurídico negocial, necessária a prova inconteste dos vícios de consentimento,” asseverou a judicante.

É a quarta ação judicial movida pela Câmara Municipal de Mossoró, onde tenta anular acordo que ela própria assinou com a Prefeitura de Mossoró.

No último dia 8, o BCS fez reportagem especial detalhando cronologicamente esse processo, inclusive com dados financeiros em primeira mão e exclusivos, a partir de documentos oficiais da Justiça. Leia: Por má gestão, Câmara de Mossoró mergulha em crise fora de controle.

Live

À noite passada, o presidente desse poder, Lawrence Amorim (PSDB), tentou explicar que na verdade a municipalidade é quem deve mais de 14,6 milhões de reais a esse poder. Segundo ele, o Legislativo tem gestão equilibrada.

Também aproveitou para falar das relações políticas e rompimento com o prefeito Allyson Bezerra (UB), colocando-se como vítima do governante.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público / Política
  • Art&C 25 anos - Institucional - 19-12-2023
terça-feira - 14/05/2024 - 12:28h
Unicat

Estado garante que até junho terá 80% de medicamentos disponíveis

diretor-geral da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT), Ralfo Cavalcanti Medeiros, hoje na AL (Foto: Eduardo Maia)

diretor-geral da Unicat, Ralfo Cavalcanti Medeiros, esteve hoje na AL (Foto: Eduardo Maia)

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte reuniu-se, nesta terça-feira (14), para votar algumas matérias e receber o diretor-geral da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT), Ralfo Cavalcanti Medeiros.

Antes da exposição do diretor da Unicat, Ralfo Cavalcanti Medeiros, o presidente da comissão, deputado Galeno Torquato (PSDB), apresentou relatório da visita realizada pela comissão à unidade no dia 27 de março. O documento destacou a preocupação com a disponibilidade de medicamentos, apontando que de 42% dos medicamentos que estavam indisponíveis na data da visita, 70% já estão na Unicat.

Em resposta aos questionamentos, enviados através de ofício pela Comissão de Saúde, foram destacadas as ações implementadas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP/RN) desde anos anteriores até a visita, incluindo melhorias nos processos licitatórios e aprimoramentos na gestão. A Unicat informou que está trabalhando para reduzir a indisponibilidade de medicamentos, com a expectativa de que até junho 80% dos itens estejam disponíveis.

Durante a reunião, o deputado estadual Dr. Bernardo (PSDB) ressaltou a importância de unir esforços para resolver os desafios enfrentados pela população do RN. Foram discutidas ações estruturantes e assistenciais realizadas ao longo dos anos, como a expansão da capacidade de atendimento e a melhoria da infraestrutura.

Medidas

Diversas medidas foram destacadas, como a mudança na distribuição de vacinas, a abertura de um serviço de consultório farmacêutico, a ampliação da capacidade de atendimento e a melhoria na gestão de resíduos. Além disso, foram apresentados dados sobre o abastecimento de medicamentos, com investimentos significativos para garantir o acesso da população a esses recursos essenciais.

A falta de pagamentos aos fornecedores, a necessidade de um sistema que evite a formação de filas para recebimento de medicamentos e a implantação de um ponto de distribuição de medicamentos na zona norte de Natal foram outros assuntos abordados na reunião.  “Já está sendo feito um estudo sobre essa possibilidade. Seria na Central do Cidadão, mas o prédio precisa passar por adequação, mas isso está sendo pensado, sim”, sinalizou Ralfo Cavalcanti.

Antes de encerrar o encontro, o deputado Galeno Torquato reforçou a necessidade de mais transparência nos processos da Unicat, especialmente sobre a disponibilidade de medicamentos para um acompanhamento por parte da comissão.

A reunião contou com a participação dos deputados Galeno Torquato (PSDB), Dr. Bernardo (PSDB), Cristiane Dantas (SDD), Terezinha Maia (PL), Francisco do PT, Divaneide Basílio (PT) e Isolda Dantas (PT), além da secretária adjunta de Saúde, Leidiane Fernandes de Queiroz.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
terça-feira - 14/05/2024 - 11:48h
Em Natal...

PT escala Isolda para negociar com Lawrence união contra Allyson

Isolda é ainda pré-candidata, mas já admitiu costura em prol de Lawrence (Fotomontagem do Blog Carol Ribeiro)

Isolda é ainda pré-candidata, mas já admitiu costura em prol de Lawrence (Fotomontagem do Blog Carol Ribeiro)

Do Blog Carol Ribeiro

O secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do RN, Raimundo Alves, recebeu na quinta-feira (10), na Governadoria, o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (PSDB), o deputado estadual Bernardo Amorim (PSDB) e o dirigente do PSDB no RN, Rodrigo Rafael. Raimundo é o braço direito de Fátima Bezerra em questões administrativas e políticas.

“Eu o recebi pra uma visita onde ele estava acompanhado do deputado Bernardo e do dirigente do PSDB estadual, Rodrigo Rafael e evidentemente falamos desse assunto. Falamos das boas chances de unificar partidos de oposição que são base do governo e analisamos as possibilidades”, confirmou ao Blog Carol Ribeiro.

O secretário disse, no entanto, que as tratativas e decisões “pertencem unicamente” a deputada estadual Isolda Dantas, que é presidente do PT Mossoró.

Mas ele vê “possibilidades da unidade das forças que fazem oposição à gestão municipal em Mossoró, com os partidos e lideranças de esquerda e de centro que hoje já fazem parte da base do governo da professora Fatima, em um projeto liderado pelo presidente da Camara Municipal, Lawrence Amorim”.

Nesta segunda-feira (13), Isolda Dantas negou desistência de pré-candidatura, mas afagou o nome de Lawrence Amorim à disputa contra o prefeito Allyson Bezerra (UB).

Bastidores

Leia tambémLawrence volta a ser liderado pelo tio-deputado Dr. Bernardo

Leia tambémIsolda nega ‘anúncio’ sobre desistência, mas vê Lawrence a prefeito

Em conversa com o Blog Carol Ribeiro, Lawrence afirmou que recebeu convite de muitos partidos e grupos e que deve conversar com todos.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Tropical Foods - Nayara Souza -
terça-feira - 14/05/2024 - 09:26h
Aprendizado

Ouvir é uma arte em tempos de intensidade política

Ilustração em Arquivo

Ilustração em Arquivo

Ouvir é uma arte. Mas, a gente só encontra escola para nos ensinar a falar.

Estranho, não!?

Em tempos de intensidade política, de extremos e extremismos, quase ninguém ouve.

Escutar, então…

Fala que eu o ouço.

Estou aberto a escutá-lo.

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica / Política
terça-feira - 14/05/2024 - 07:46h
Manhã TCM

Palestrante português fala sobre potencial turístico de cavernas

Nuno Jorge é estudioso de grutas turísticas (Foto: Divulgação)

Nuno Jorge é estudioso de grutas turísticas (Foto: Divulgação)

O vice-presidente da Associação Internacional de Grutas Turísticas, Nuno Jorge, será entrevistado nesta terça-feira (14), às 10h30, no programa Manhã TCM, Canal 10, do Grupo TCM Telecom. O português é diretor técnico das Grutas de Mira de Aire em Portugal, além de ser bacharelado em Turismo no ramo de Marketing pela Universidade do Algarve (Portugal).

Acompanhe AO VIVO AQUI.

Nuno Jorge é um dos palestrantes do Workshop “É Preciso Ousar Para Crescer”, que estará acontecendo nesta quarta-feira (15), na cidade de Felipe Guerra, região Oeste Potiguar do estado do Rio Grande do Norte. Ele abordará na entrevista o tema da sua palestra: “Grutas de Mira de Aire (Portugal), a evolução de uma vila, do têxtil ao turismo.”

Mira de Aire é uma pequena Vila no Concelho de Porto de Mós, Distrito de Leiria em Portugal. Tem atualmente uma população de 3775 habitantes, mas devido à ousadia das suas gentes cresceu nos últimos 50 anos com a abertura das suas grutas. Descobertas em 1947 e abertas ao público em 1974, receberam até hoje mais de 8 milhões de visitantes, tornando-se de vital importância para o desenvolvimento econômico da região portuguesa.

O Rio Grande do Norte tem imenso potencial para as práticas de ecoturismo, turismo de aventura, de serras e de montanhas. O que pouca gente sabe, no entanto, é que o RN é o quarto estado do Brasil em quantidade de cavernas, possuindo também imenso potencial espeleoturístico.  O município de Felipe Guerra, com menos de 6 mil habitantes, localizado na região Oeste Potiguar e próximo da segunda maior cidade do estado, Mossoró, concentra a maior quantidade de cavernas em terras potiguares.

COM 454 CAVERNAS, denominada anteriormente como “Pedra de Abelhas”, Felipe Guerra terá o privilégio de reunir em um dia grandes nomes para debater quatro principais temas que estão ligados diretamente ao progresso para a geração de empregos, renda e o desenvolvimento sustentável de uma maneira mais ampla. Como aproveitar tamanho potencial turístico, também preservando natureza e formando gerações que zelem esse patrimônio? Eis algumas das questões em pauta.

Com início às 09h30 de amanhã, quarta-feira (15), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Felipe Guerra/RN, o Workshop “É Preciso Ousar Para Crescer” contará com a presença das maiores autoridades em suas respectivas áreas e repassará aprendizados e os seus maiores cases de sucesso. Serão emitidos certificados aos Participantes e aos Palestrantes, com descrição das temáticas abordadas e carga horária.

Objetivando apresentar soluções e caminhos para uma nova era, o evento apresentará ao público participante as temáticas do Turismo, Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Sustentabilidade.

A realização do Workshop É Preciso Ousar Para Crescer é do Projeto Lajedo do Rosário contando com o patrocínio das empresas do Grupo Ster Bom, Grupo TCM Telecom, tendo o apoio da Fecomércio/RN, Senac/RN, Governo Municipal de Felipe Guerra, ICMbio/Cecav, Aguas Club (Felipe Guerra/RN), Top Impress (Apodi/RN), Sebrae/RN e Pousada Recanto Alto da Serra (Portalegre/RN).

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Pastel Premium Mossoró - Pastel de Tangará - Aclecivam Soares
terça-feira - 14/05/2024 - 07:08h
Duvide não

Sucessão poderá ter dois nomes surpreendentes na disputa

Cabo de guerra, oposição, disputa, força política, oposiçãoA política em Areia Branca, município da denominada Costa Branca, poderá ter capítulos surpreendentes nas próximas semanas e meses, até as eleições de outubro. Não duvido de nada.

Desde a decisão judicial de inelegibilidade (veja AQUI) do pré-candidato favorito à vitória majoritária, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Manoel Cunha Neto (UB), o “Souza,” tudo pode acontecer.

Ele tenta reverter decisão de segundo grau (veja AQUI), mas paralelamente pensa num substituto.

Do lado governista, nem tudo está sereno, líquido e certo.

Cá para nós e o povo da rua da frente: com base em mais de 30 anos acompanhando e com trabalhos na boa terra, assinalo sem titubear: vem mais ‘surpresas’ por aí.

Inclusive, possibilidade de dois candidatos a prefeito completamente fora do que foi propagado e apresentado até o momento.

Duvida?

Duvide não.

Eu já vi de tudo, mas ainda não vi tudo na política da salinésia.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
terça-feira - 14/05/2024 - 06:22h
Enquanto der, dará

A transpiração no ofício que ainda é paixão

Diálogo do editor do BCS com jornalista que estuda política do RN

Diálogo do editor do BCS com jornalista que estuda política do RN

A postagem União dos “Abéis” – Lawrence volta a ser liderado pelo tio-deputado Dr. Bernardo, veiculada dia passado, gerou diversas manifestações destacando o trabalho. Que bom.

A transpiração é ainda a maior parte da missão diária deste meu ofício, há quase 40 anos – 17 somente neste endereço do BCS.

Sou iludido – graças a Deus – até hoje com meu apostolado: o jornalismo.

Seguimos.

Enquanto der, dará.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.