• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 26/05/2015 - 12:06h
O episódio dos camelôs

A derrota da força ostensiva e a orfandade do bom senso

Está tudo errado? Não, não está tudo errado na administração do prefeito mossoroense Francisco José Júnior (PSD). Há muito a ser mostrado. Muito mesmo.

Mas boa parte do que pode estar ou parecer certo, não ganha a projeção devida. Termina se sobressaindo o errado, o caricato, com uso de uma surrada estratégia (copiada da era Fafá Rosado) de bancar com dinheiro do erário um noticiário de aluguel que não informa.

Prefeito aposta numa arriscada estratégia de confronto e é obrigado a recuos caricatos (Foto: Gildo Bento)

Prioridade é deformar fatos e reputações alheias.

As principais missões dessa força-tarefa de “comunicação” é delinquir contra supostos opositores do governo em vez de divulgar os acertos da gestão. Enfim, um marketing de guerrilha.

No episódio do entrevero com camelôs (veja AQUI), temos uma prova patente de que a coisa certa foi feita por um caminho errado. Ao final, se existe um perdedor em termos de capital de imagem e político, é o próprio prefeito. Se um dia inaugurar excelente ambiente para eles, mesmo assim não terá os louros do feito.

É a derrota da força ostensiva e desproporcional e a orfandade do bom senso.

Ego e problema

Nem uma nota oficial divulgada pelo prefeito – ao final da noite passada -, puxando para si o mérito de dar outro prazo de 60 dias para remanejamento dos camelôs, pode ser levada a sério. Procurou passar à opinião pública que a decisão do juiz Pedro Cordeiro Júnior, de ontem (AQUI), teria sido de uma luta sua e do presidente da Câmara Municipal, Jório Nogueira (PSD).

Trata-se de outro ato burlesco de uma história que poderia ter enredo diferente e realmente a seu favor. Colocou fogo no circo e depois apareceu com o extintor de incêndio, sem explicar a origem do sinistro.

Francisco José Júnior, o “Silveira”, teve nas mãos durante vários meses o dom de resolver o impasse com apoio da população, das entidades do empresariado do comércio, de todos os vereadores e da grande maioria dos camelôs. Terminou pegando o atalho da intimidação e demonstração de força cesarista. Inflou o ego e o problema.

À semana passada, sua mídia informou que Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil iriam varrer os camelôs das ruas na segunda-feira (25). Como carta-de-seguro, passou a propagar que existiam sinais de confronto e que esses seriam insuflados por opositores. Colocou-o como vítima, como sempre.

O DESENROLAR dos acontecimentos mostrou resistência pacífica dos camelôs, comportamento equilibrado da força policial e solidariedade da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista (SINDIVAREJO) a esses comerciantes informais. O fogo foi soprado na direção contrária.

Chamado a intervir, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acabou na alça de mira dos jagunços financiados pelo poder público, com uso de suas armas mais comuns: a leviandade, a distorção deliberada dos fatos e a infâmia servil.

O propósito é o de sempre: desconstruir para justificar o soldo.

Na imprensa patrocinada pelo poder, as manchetes e textos afirmavam que a OAB ajudava a oposição a “descumprir decisão judicial”. Ninguém da OAB era ouvido sobre os termos de seu papel proeminente.

Praça de guerra num confronto que não existiu (Foto: Blog CS)

Quando os vereadores Tomaz Neto (PDT) e Genivan Vale (PROS) pediram à semana passada a interveniência dessa instituição de respeitabilidade nacional, os rumos do caso mudaram. Os camelôs passaram a ter um anteparo institucional de peso e visibilidade sob outro ângulo, perante a opinião pública.

No dia de ontem, pronunciamentos públicos de Sindivarejo e CDL encouraçaram de vez os camelôs. O Ministério Público que já tinha lavado as mãos para o episódio, até se recusando a receber representantes da categoria, descobriu que a Justiça tinha visto a situação com mais parcimônia e humanisamo. A questão não chegara ao ponto final.

Estava em jogo o Princípio da Dignidade Humana. Como judicante saído de extração humilde, Pedro Cordeiro Júnior atentou para o detalhe de que amontoar dezenas e dezenas de pais de família numa travessa escaldante, sob condições humilhantes, era muito pior do que mantê-las comprometendo o ir e vir em calçadas.

Como definiu o filósofo alemão Immanuel Kant, “as pessoas devem ser tratadas como um fim em si mesmas, e não como um meio”. Como gente, não como coisa.

Claro que isso não é compreendido pela “imprensa marronzista”, diria o célebre personagem Odorico Paraguaçu, da telenovela “O bem-amado”, do consagrado (e já falecido) Dias Gomes. Seus princípios são outros.

Veja bastidores políticos com postagens mais ágeis em nosso TWITTER, clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. kiria diz:

    A culpa é sempre do executivo?! Se cumpre a impressa ataca se não cumpre tb. É muito conveniente a justiça voltar atrás depois de cumprida a determinação. A justiça sabia que não havia local para transferir e mesmo assim exigiu. É mais fácil culpar ao executante do que a quem ordena e desordena a bel prazer! Como profundo conhecedor da politica local o senhor não fareja nada e faz uma apreciação por demais simplista pq na verdade é mais conveniente. A mídia e o seu circo.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Bom dia, Kíria.

      Se não lhe agrada o comentário, faça o seu com maior profundidade e sua verdade.

      Mas onde mesmo você tem tamanho espaço na mídia local, para concordar, discordar, exprimir suas opiniões, queixas, aprovações ou reprovações?

      Abração, saúde e paz.

  2. Júlio César Soares diz:

    Análise irretocável!!!

  3. Antonio Augusto de Sousa diz:

    Parabéns pela análise! Esclarecedora e elucidativa!

    O problema maior do nosso prefeito é querer ser sempre, o centro das atenções!

    Aí, se junta com uma curriola de babões, dentro e fora da prefeitura, inclusive, na imprensa, e daí, vira um “samba de crioulo doido”!!!

    Prefeito, ainda dá tempo de corrigir o prumo, achar seu norte, caminhar sem sobre saltos!!

    Livre-se de bajuladores, lacaios e serviçais, estes não dizem o que você PRECISA OUVIR! e SIM , o que você QUER OUVIR!!!!

  4. Izaurinha diz:

    carlos mto bem eh assim q se apaga quem mto qr aparecer! continua tendo minha admiracao.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.