• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
domingo - 27/09/2009 - 10:51h

Adoção e conhecimento para mudar o Brasil

Caro Jornalista Carlos Santos,

Faz algum tempo que o debate na imprensa escrita e falada tem sido massacrante e enfadonho, pois só se fala sobre qual o destino político do Senador (a) A, B ou C e quais as opções política do deputado (a) estadual ou federal X, Y e Z.

Finalmente um facho de luz surge em seu relevante blog: a discussão sobre a melhoria do ensino público. Tenho acompanhado e lido as excelentes contribuições por partes de pessoas influente da nossa cidade, tais como Dr. Marco Araújo, Dra. Márcia Célia, Dr. Antônio Pedro, Dr. Olavo, Dr. Alcimar Antônio. 

Todos parecem preocupados com o tema mais importante para o destino de um povo: A educação. Outro traço em comum tem sido a origem humilde e a vida pautada pela dignidade e honradez, onde cresceram na vida pelo zelo e amor aos estudos.

São belos exemplos de vida para a sociedade. 

Pensando assim, venho propor um desafio ao Blog e aos excelentes personagens que são forças vivas da cidade com capacidade imensurável de promover transformações sociais e educacionais.

É certo e urgente que a educação pública precisa melhorar, também é certo que pagamos muito impostos, que o governo arrecada mal e gasta pior ainda. Mas só falar não adianta muito, é preciso agir.

Portanto o meu desafio é adotarmos uma escola pública Municipal, se possível a mais carente de todos os recursos materiais e humanos, com fraco desempenho nos exames nacional. E transformarmos em uma escola modelo. Impossível? Não.

Não basta pressionar prefeitura, câmara municipal, Ministério Público, Justiça, empresas etc. Precisamos trazer a comunidade para junto da escola, envolvermos a comunidade num projeto maior. 

O seu Blog funcionaria como um catalisador e também para mostrar as melhorias desse esforço coletivo.

A escola é templo sagrado da comunidade, tanto quanto qualquer Igreja de quaisquer denominações. Precisamos sair do círculo vicioso da ignorância para mergulharmos no circulo virtuoso do amor à educação, à leitura e à cultura.

Cuidar bem da educação dos nossos filhos já não basta, parece um tanto quanto egoísta, é  preciso mais. Sim nos podemos. Com a palavra os homens e mulheres de bem da nossa cidade.  

Saudações,

Hélio Silva – Webleitor

Nota do Blog – O Blog, eu, nós que compomos esse fórum de debates, sentimo-nos recompensado por manifestação tão meritória e cívica.

Aposto e participo de sua ideia.

Basta de complexo de vira-lata, da velha transferência de culpa e da passividade criminosa.

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury

Comentários

  1. ze roberto diz:

    É isso aí,Hélio,o Doutor é você,e o caminho inicial,talvez,seja a escola em tempo integral que o municipio ensaia e não toca,dizem,vai faltar comida para as crianças,é preciso encontrar um jeito,pois,se não vai ter comida na escola,nas ruas tem muita droga e fácil,a mobilização da sociedade se faz necessária é ela quem mal ou bem,coloca quem administra tudo por aí,mal e porcamente.

  2. WILLIAM PEREIRA diz:

    Para mudar a educação no Brasil tem que mudar as pessoas que a comandam. Há anos essas pessoas mediocres tem a educação como pano de fundo para as suas ações funestas. Na China o Governo mudou a educação, mas exigiu disciplina e honestidade de todos e fiscalização rigorosoa dos recursos aplicados, fora isso tudo é marmelada e a educação irá sempre de mal a pior. Tem de haver uma revolução profunda.

  3. Marcos Araújo diz:

    Estimado Hélio,

    Estou me prontificando desde já. Sinto-me intimado! Pode verificar uma escola pública da periferia e vamos arregaçar as mangas. Tenho certeza que outros se somarão!
    Abraços

  4. Genivan Vale diz:

    Caros participantes deste importante debate sobre educação, desde já me prontifico a participar da adoção de uma escola pública. Parabéns a todos por tão elevado nível de debate. É chegado a hora de sairmos desta letargia e discurso fácil.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.