• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 28/12/2010 - 10:14h

Areia Branca começa a discutir sucessão confusa para 2012

Sempre efervescente quando o assunto é política, Areia Branca vai chegando ao final de 2010 de olho nas eleições municipais de 2012. E não podia ser diferente.

O cenário parece mais confuso do que nunca, apesar de supostamente claro.

O prefeito reeleito Manoel Cunha Neto, o "Souza" (PP), não poderá mais concorrer a outro mandato à prefeitura. Seu vice e ex-prefeito por duas vezes, médico Bruno Filho (PMDB), é tido como provável candidato situacionista.

A oposição, que estava praticamente dizimada após sucessivas vitórias da dobradinha PMDB-PP, Bruno-Souza, foi ressuscitada com a acachapante vitória eleitoral ao governo estadual, este ano, da senadora Rosalba Ciarlini (DEM). Ela passou por cima do palanque de Souza e Bruno como uma jamanta, trazendo consigo nomes como Ruidemberg Souto (PTB), o "Beguinho"; José Alfredo Rebouças (DEM) e Expedito Leonez (DEM), todos ex-prefeitos.

A expectativa é que em 2012, a governadora – que foi escanteada por "Souza & Cia.", aposte na ex-primeira-dama Iraneide Rebouças (DEM) – mulher de José Alfredo, para enfrentar o governismo municipal. Porém ninguém pode ignorar outras composições e chapa-surpresa à ocasião.

Dentro do próprio PMDB areia-branquense existe foco de resistência a Bruno, mesmo ele mantendo bom capital eleitoral pessoal.

Sob outro ângulo, a mesma análise não pode descartar uma hipótese: a possibilidade do governo Rosalba não chegar a 2012 com robustez para ter maior peso de influência no pleito municipal. As lutas paroquiais, costumeiramente, possuem uma dinâmica própria.  

Instabilidade

De 2004 até este mês, dezembro de 2010, o município teve cinco prefeitos, sendo que dois (e seus respectivos vice-prefeitos) foram cassados por compra de votos e abuso do poder econômico.

O médico Bruno Filho (PMDB), reeleito em 2000, foi cassado em 2004. Assumiu o presidente da Câmara de Vereadores, Dijalma da Silva (então no PPS).

Em seguida, ainda em 2004, o ex-prefeito derrotado por Bruno em 2000, Expedito Leonez (DEM) é empossado por força de decisão judicial e faz um mandato-tampão até dezembro do mesmo ano.

Eleito em 2004, o agrônomo Manoel Cunha Neto, o "Souza" (PP), que fora duas vezes vice de Bruno Filho, foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em 26 de junho de 2007. Retomou o cargo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ano seguinte.

Mas nesse ínterim, o médico Ruidemberg Souto, o "Beguinho" (PTB), assumiu a Prefeitura de Areia Branca em 13 de agosto de 2007, apesar de derrotado nas urnas em 2006 por Souza.

Foto – (Arquivo Blog do Carlos Santos) – Deputado Betinho Rosado (DEM), Rosalba, Souza, vereador e ex-prefeito Dijalma e outro vereador no carnaval deste ano, quando tudo indicava que a senadora teria apoio do governismo municipal.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Comentários

  1. CARLOS ALBERTO BEZERRA JUNIOR diz:

    A titulo de informação: O outro vereador ao lado do ex-prefeito e vereador licenciado Dijalma é o sr. Gilson Sales em seu primeiro mandato como vereador.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.